Outros problemas de saúde

Florais de Bach para animais

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 27 junho 2023
Florais de Bach para animais

A saúde dos nossos pets é de extrema importância para nós e, além disso, cada vez adquirimos maior consciência sobre a necessidade de utilizar recursos terapêuticos que permitam melhorar o bem-estar do animal de uma forma respeitosa com o seu organismo, sem ter que sofrer depois com os efeitos colaterais que muitas vezes derivam em tratamentos farmacológicos.

Existem inúmeras terapias alternativas que podemos utilizar com sucesso em animais, como é o caso da homeopatia e por isso não é de estranhar que nos dias de hoje possamos encontrar vários veterinários que se tenham especializada na aplicação de alguma destas terapias.

Para conhecer as melhores opções com as quais pode tratar o seu pet, neste artigo do PeritoAnimal falamos-lhe sobre os florais de Bach para animais.

Também lhe pode interessar: Florais de Bach para a insônia em cães

Índice

  1. O que são os florais de Bach para animais?
  2. Como os florais de Bach atuam nos animais?
  3. Florais de Bach para tratar transtornos físicos e do comportamento
  4. Como administrar florais de Bach aos animais?

O que são os florais de Bach para animais?

Os florais de Bach são extratos obtidos através de 38 flores silvestres provenientes da zona de Gales, Grã Bretanha.

Este método terapêutico começou a desenvolver-se na década de 1920 pelo médico e investigador Dr. Edward Bach, que classificou os 38 extratos de flores em 7 grupos, dependendo das emoções sobre as quais podem atuar um tipo de extratos florais ou outros.

Esta classificação continua vigente nos dias de hoje e corresponde às seguintes 7 emoções:

  • Incerteza
  • Falta de interesse
  • Medo
  • Hipersensibilidade
  • Solidão
  • Sensibilidade aos outros
  • Desespero
Florais de Bach para animais - O que são os florais de Bach para animais?

Como os florais de Bach atuam nos animais?

Os florais de Bach têm semelhanças com outras terapias alternativas como a homeopatia ou a acupuntura, uma das mais importantes é o conceito de força vital, a força que irriga o nosso organismo e que sempre que se encontra equilibrada permite-nos desfrutar de uma saúde ótima e de qualidade de vida.

Edward Bach considerou que a origem das doenças é emocional e que para as tratar adequadamente deve-se atuar sobre as emoções e, é aí que os florais de Bach atuam precisamente, interagindo com a psique do animal, daí serem ideais como tratamento para a ansiedade e outros desequilíbrios como a insônia.

Ao se tratarem de extratos florais, este método terapêutico pode se confundir com a fitoterapia (terapia com plantas medicinais), mas não é a mesma coisa. Na fitoterapia utilizam-se as plantas, seja em infusão ou como extrato seco ou fluído, aproveitando todos os seus componentes ativos, que não deixam de se comportar como princípios ativos e sofrem uma metabolização idêntica aos fármacos, interagindo com a fisiologia do organismo.

Em contrapartida, quando falamos de florais de Bach referimo-nos a extratos que foram diluídos e que não apresentam atividade farmacológica nem interagem com a fisiologia, mas atuam a nível vibracional e energético.

Florais de Bach para tratar transtornos físicos e do comportamento

Os florais de Bach possuem múltiplas propriedades, tanto para tratar condições físicas como mentais, vamos ver como atuam em ambos os casos:

  • Perante condições físicas, apesar dos extratos florais não irem resolver a situação patológica por si sós, ajudarão a melhorar os sintomas. Isto porque equilibram as emoções do animal e em consonância, o seu organismo responderá melhor, facilitando também uma adequada resposta do sistema imunológico (que fica prejudicado em casos de estresse e ansiedade).
  • Perante condições psíquicas ou de comportamento, os florais de Bach podem resolver por si só o problema uma vez que atuam de forma eficaz sobre as emoções, embora neste caso seja importante saber identificar que emoções principais estão causando no animal esse determinado comportamento.
Florais de Bach para animais - Florais de Bach para tratar transtornos físicos e do comportamento

Como administrar florais de Bach aos animais?

Os florais de Bach consomem-se principalmente em forma líquida e podem ser administrados facilmente utilizando uma seringa de plástico ou adicionando-os à água do animal.

No entanto, algumas das preparações que podemos encontrar em ervanárias e farmácias, estão elaboradas com pequenas doses de etanol, neste caso, deverá consultar o veterinário ou pedir uma fórmula em que não se utilize nenhum tipo de álcool.

Trata-se de uma terapia completamente natural e inofensiva, que não vai interagir com nenhum fármaco, por isso, pode-se administrar sem problema, no entanto, para obter os melhores resultados recomenda-se consultar um veterinário especializado em terapia floral.

Para tratar situações urgentes ou genéricas (como por exemplo o pânico de fogo de artifício) podemos utilizar o Rescue Remedy, que se encontra facilmente à venda e está preparado com 5 extratos florais e tem o principal objetivo de acalmar e equilibrar as emoções.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Florais de Bach para animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Florais de Bach para animais