Partilhar

Evitar enjoos do gato no carro

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 novembro 2017
Evitar enjoos do gato no carro

Ver fichas de  Gatos

A ideia de que o gato é tão arisco como independente está muito difundida, no entanto se você compartilha a sua vida com um gato de certeza que terá descoberto que este animal precisa de tantos cuidados e atenções como qualquer outro pet.

Além disso, a ligação emocional que se forma com um gato pode chegar a ser muito forte, por isso é normal que não queira deixar para trás o seu felino doméstico quando tem de se deslocar ou viajar, embora isto possa ser uma aventura.

Para o seu pet desfrutar mais da viagem, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como evitar os enjoos do gato no carro.

Também lhe pode interessar: Doenças do gato siamês

Assegurar o bem-estar do gato

Se realizarmos uma viagem com o nosso gato, a sua saúde deve ser um aspeto com que nos devemos preocupar, e muito, por isso é fundamental adaptar a viagem às necessidades do seu gato, escolhendo uma caixa de transporte grande que deverá colocar na parte de trás do carro, dando-lhe um tempo para se habituar ao interior do veículo e facilitando-lhe um ambiente tranquilo.

Outro aspeto muito importante para ficar bem e evitar assim os enjoos é realizar paragens a cada 2 horas, sempre que a viagem ultrapassar este tempo. Nestas paragens não é conveniente tirar o gato fora do carro, mas elas são necessárias para que o pet possa beber água, refrescar-se e usar a caixa de areia. Por isso, deve escolher uma caixa de areia de fácil transporte e com tampa.

Evitar enjoos do gato no carro - Assegurar o bem-estar do gato

Tranquilizar o gato

Por vezes o enjoo que um gato pode ter ao viajar de carro ocorre devido ao estresse que isto lhe gera. Para diminuir este nível de estresse é importante colocar a caixa de transporte na parte baixa do carro, de maneira a que o gato não fique tão estimulado ao ver o exterior.

Para o gato reduzir o estresse da viagem, outra boa opção é pulverizar o carro com feromônios sintéticos, que fazem com que o gato interprete que se encontra no seu território e está seguro. Claro que podemos utilizar vários tranquilizantes naturais para gatos que serão de grande ajuda.

Evitar enjoos do gato no carro - Tranquilizar o gato

Alimente o seu gato com antecedência suficiente

Um enjoo causado pelo movimento pode ser agravado se o estômago do nosso pet estiver cheio, pois neste caso o enjoo poderia levar a sintomas digestivos que acabariam em vômito.

No dia da viagem, deve alimentar o gato como habitualmente (uma mudança na dieta pode ser contraproducente), mas é importante dar-lhe a comida 3 horas antes da viagem.

Evitar enjoos do gato no carro - Alimente o seu gato com antecedência suficiente

Outros conselhos para viajar com o seu gato de forma saudável

Além dos conselhos que já mencionamos, conseguirá ajudar o seu gato a não se enjoar e a ter uma viagem feliz se tiver em consideração o seguinte:

  • Sob qualquer circunstância pode deixar o seu gato sozinho no carro.
  • Não deixe a caixa de transporte do seu gato perto dos condutos do ar condicionado/aquecimento do carro.
  • Quando o gato começar a miar, acalme-o falando com ele em um tom suave e tranquilo.
  • Mantenha a música em um volume baixo, isto irá ajudar o gato a permanecer mais calmo.
Evitar enjoos do gato no carro - Outros conselhos para viajar com o seu gato de forma saudável

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Evitar enjoos do gato no carro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Evitar enjoos do gato no carro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Evitar enjoos do gato no carro
1 de 5
Evitar enjoos do gato no carro

Voltar ao topo da página