Gestação

Sintomas de porquinha da índia grávida

Sintomas de porquinha da índia grávida
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Devido à precocidade e a facilidade com que as cobaias se reproduzem, não é estranho que os seus tutores tenham dúvidas sobre se a sua cobaia está ou não grávida. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos te explicar como saber e quais os sintomas de porquinha da índia grávida. Para isso, vamos descrever as mudanças fundamentais pelas quais vai passar a sua porquinha caso se encontre grávida, assim como as características mais importantes deste período. Se você quer saber se a sua porquinha da índia está grávida, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Cuidados com porquinha-da-índia grávida

Índice

  1. Sintomas de gravidez no porquinho da índia - comportamento
  2. Como saber se a porquinha da Índia está grávida?
  3. Quanto tempo a porquinha da Índia fica grávida
  4. Devo separar o porquinho da macho da fêmea grávida?

Sintomas de gravidez no porquinho da índia - comportamento

Se você adotar uma porquinha da índia sem conhecer o passado dela e sem saber se teve contacto com machos, com certeza você vai se questionar sobre a possibilidade de ela estar grávida. Se você observar com atenção pode ver algumas alterações comportamentais como estar mais arisca e hostil. Para além disso, pode evitar que você a manipule, gosta menos que você pegue nela e pode até estar menos ativa do que o habitual. Em termos comportamentais, é pouco provável que você observe outra alterações. Por outro lado, as mudanças físicas são mais evidentes, as quais te vamos explicar de seguida.

Como saber se a porquinha da Índia está grávida?

Como em qualquer gestação, o corpo da progenitora experimenta mudanças consideráveis com a finalidade de permitir o desenvolvimento, o nascimento e a posterior cria dos recém-nascidos. Se você quer saber se a sua porquinha da índia está grávida, você deve reparar nos seguintes sintomas:

  • Aumento da sede. Desde o início da gestação, você vai se dar conta que a sua porquinha está bebendo mais água do que o habitual. Por isso, você deve sempre proporcionar água em abundância, sempre limpa e fresca.
  • Aumento do apetite. É muito importante aumentar o aporte de vitamina c e ajustar a dieta às novas necessidades da porquinha. Peça conselhos ao seu médico veterinário de animais exóticos.
  • À medida que a gestação progride, você vai reparar que a barriga da porquinha da índia aumenta de tamanho. Num primeiro momento pode ser difícil reparar nisso, principalmente se for uma porquinha gordinha.
  • Se você pesar a sua porquinha com regularidade, notará que ela engorda constantemente, podendo chegar ao dobro do peso dela no final da gestação.
  • Nas semanas antes do parto, se você colocar as suas mãos suavemente sobre a barriga dela, pode sentir os pequenos movimentos que são das crias dentro do ventre dela.
  • Eventualmente a sua cobaia terá a forma de uma pera, devido ao aumento do tamanho da barriga dela.
  • As mamas dela também aumentam consideravelmente de tamanho.
  • Pouco tempo antes do parto, é possível sentir na zona genital um ou dois ossos. Caso você possa sentir os dois ossos, significa que o parto está próximo.
  • A melhor forma de ter a confirmação é consultando um médico veterinário que faça uma ecografia.
Sintomas de porquinha da índia grávida - Como saber se a porquinha da Índia está grávida?
Imagem: http://pokukaj.si/

Quanto tempo a porquinha da Índia fica grávida

Agora que você já sabe como identificar se uma porquinha da índia está grávida, é importante saber quanto tempo dura a gestação de uma cobaia. Este período pode oscilar entre os 56 e os 74 dias e no parto podem nascer de 1 a 6 crias. Assim que nascem, os porquinhos da índia já podem se alimentar sozinhos mas durante pelo menos o primeiro mês de vida precisam do leite materno. Leia o nosso artigo completo sobre a alimentação dos porquinhos da índia.

Por outro lado, é importante referir que a partir, aproximadamente dos 10 meses de idade, os ossos da pélvis das porquinhas da índia se consolidam, mantendo uma estrutura rígida que vai impedir os partos vaginais. Por esse motivo, você jamais deve deixar que uma fêmea acasale se tem mais de um ano de idade e você não sabe se ela já teve filhotes alguma vez na vida. Nesses casos, é recomendada a esterilização.

Devo separar o porquinho da macho da fêmea grávida?

Se você tem um casal de porquinhos da índia, é importante separar o macho da fêmea grávida antes do parto e, acima de tudo, depois, para que ele não incomode a mãe e as filhas e porque uma fêmea assim que dá à luz os seus filhotes, ela pode voltar a acasalar e engravidar. Isto porque, assim que nascem os filhotes, a porquinha volve a estar fértil, pelo que o macho pode tentar acasalar com ela nesse exato momento. A porquinha tem um desgaste energético muito grande durante a gravidez e continua assim durante todo o período de amamentação. Por esse motivo, não é recomendável uma nova gravidez imediatamente antes que se recupere. Exatamente por esse motivo, é importante separar os filhotes da mãe após terminar o período de lactância. Os machos devem ser separados da mãe e das irmãs, já que apodem atingir a maturidade sexual muito cedo, entre os 2 e 4 meses. A partir desse momento têm cios contínuos cada 16-18 dias.

Sintomas de porquinha da índia grávida - Devo separar o porquinho da macho da fêmea grávida?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de porquinha da índia grávida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Luana C. Nunes
Minha porquinha da india peruana está prenha, já no final da gestação e há 02 dias não está se alimentando, hj coloquei soro ao invés de água, mas estou preocupada.
Corre o risco de os filhotes estarem mortos??
É a 2ª gestação dela.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Luana. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Matheus
Saiu uma massa branca meia mole da vagina da minha porquinha da índia ,podem me ajudar? Eu não sei oque é!
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lucas dantas
a minha porquinha está sangrando, eu não sei se porquinho da Índia menstrua, o que pode ser ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
MAXWELL SILVA DE SOUZA
e eu nao sei exatamente se minha porquinha esta gravida ela esta apresentando os sintomas vamos ver ne ?
A sua avaliação:
Patrick
A Minha porquinha não se dilatou o suficiente para ter seus filhotes, qual poderia ser a causa ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alicia
Vc esta dando vitamina c ? Se n estiver começe a dar senoura para sua porquinha isso sera uma grande ajuda
A sua avaliação:
Ester
Ela chegou dia 16/12/2019
Ela está prenha
A sua avaliação:
Esther
Muito bom,eu li do começo ao fim, digamos que eu acho que vou ganha um casal de porquinho da índia
A sua avaliação:
Camilly Alves
Eu tenho um casal de porquinho da índia e eu andei pesquisando no Google e acho que minha porquinha esta grávida e vai ter bebês mais eu queria saber se esta perto pq to muito aciosa me ajuden pfv
Luísa Savala
Oi Camilly! A sua porquinha-da-índia apresenta os sintomas mencionados acima?
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para confirmar o diagnóstico e passar os cuidados necessários.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Érica Marques
A minha porquinha da Índia está prenha, mas eu tenho uma outra que não está. Na hora do parto e assim devo separa las?
A sua avaliação:
Cíntia
A porquinha da minha amiga está grávida mais minha amiga tem um casal de porquinhos e ela só tem uma casinha oque ela faz compra uma nova casinha ou castra o macho
Juliana kauana Aparecida emiliano
Olá meu namorado tem um pouquinho da Índia femia ,e ela na areia de vagina tá saindo eu secreção meia amarelado aparentemente parece pus e achamos que ela ta grávida porque antes disso a vagina dela tava sangrando , e pegamos ela no colo ela reclama não deixa ? E ela ta perdendo eu líquido transparente
A sua avaliação:
Joao
O meu porquinho ele está andando só com as patas da frente
Isabella
João, acho que ele está patrocinando por conta de falta de vitamina C.
Carlos Cardoso
bom dia.
Ganhei faz uma semana duas fêmeas de preás (Cavia aperea) e, pelo que disseram estão ambas no período de gestação. Estão gordinhas e muito ariscas. Ficam muito tempo dormindo e quase não estão comendo (mescla de ração + legumes e verduras). Está tudo bem? Não tenho como saber quanto tempo estão de gestação. Estarão à beira do parto?
Luísa Savala
Oi Carlos! Sem ver as suas porquinhas da índia não conseguimos passar nenhum diagnóstico.
O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A sua avaliação:
Judite
Penso que a minha porquinha esteja grávida! Hoje mesmo vou marcar consulta no veterinário
Angélica
Oii
Então, eu adotei duas porquinhas da india há mais ou menos 1 mês e meio
Pelo que me parecia, uma veio grávida, mas infelizmente ela perdeu os bebês
Passou umas 3 semanas desse episódio e eu tenho notado que a outra porquinha da india está engordando muito, comendo mais que o normal e as mamas dela estão inchadas
Ela pode estar grávida?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Angélica! É possível sim, de qualquer forma a única forma de confirmar será através de uma ecografia.
Imagem: http://pokukaj.si/
1 de 3
Sintomas de porquinha da índia grávida