Partilhar

Sintomas de porquinha da índia grávida

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 12 março 2018
Sintomas de porquinha da índia grávida

Devido à precocidade e a facilidade com que as cobaias se reproduzem, não é estranho que os seus tutores tenham dúvidas sobre se a sua cobaia está ou não grávida. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos te explicar como saber e quais os sintomas de porquinha da índia grávida. Para isso, vamos descrever as mudanças fundamentais pelas quais vai passar a sua porquinha caso se encontre grávida, assim como as características mais importantes deste período. Se você quer saber se a sua porquinha da índia está grávida, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

Sintomas de gravidez no porquinho da índia - comportamento

Se você adotar uma porquinha da índia sem conhecer o passado dela e sem saber se teve contacto com machos, com certeza você vai se questionar sobre a possibilidade de ela estar grávida. Se você observar com atenção pode ver algumas alterações comportamentais como estar mais arisca e hostil. Para além disso, pode evitar que você a manipule, gosta menos que você pegue nela e pode até estar menos ativa do que o habitual. Em termos comportamentais, é pouco provável que você observe outra alterações. Por outro lado, as mudanças físicas são mais evidentes, as quais te vamos explicar de seguida.

Como saber se a porquinha da Índia está grávida?

Como em qualquer gestação, o corpo da progenitora experimenta mudanças consideráveis com a finalidade de permitir o desenvolvimento, o nascimento e a posterior cria dos recém-nascidos. Se você quer saber se a sua porquinha da índia está grávida, você deve reparar nos seguintes sintomas:

  • Aumento da sede. Desde o início da gestação, você vai se dar conta que a sua porquinha está bebendo mais água do que o habitual. Por isso, você deve sempre proporcionar água em abundância, sempre limpa e fresca.
  • Aumento do apetite. É muito importante aumentar o aporte de vitamina c e ajustar a dieta às novas necessidades da porquinha. Peça conselhos ao seu médico veterinário de animais exóticos.
  • À medida que a gestação progride, você vai reparar que a barriga da porquinha da índia aumenta de tamanho. Num primeiro momento pode ser difícil reparar nisso, principalmente se for uma porquinha gordinha.
  • Se você pesar a sua porquinha com regularidade, notará que ela engorda constantemente, podendo chegar ao dobro do peso dela no final da gestação.
  • Nas semanas antes do parto, se você colocar as suas mãos suavemente sobre a barriga dela, pode sentir os pequenos movimentos que são das crias dentro do ventre dela.
  • Eventualmente a sua cobaia terá a forma de uma pera, devido ao aumento do tamanho da barriga dela.
  • As mamas dela também aumentam consideravelmente de tamanho.
  • Pouco tempo antes do parto, é possível sentir na zona genital um ou dois ossos. Caso você possa sentir os dois ossos, significa que o parto está próximo.
  • A melhor forma de ter a confirmação é consultando um médico veterinário que faça uma ecografia.
Sintomas de porquinha da índia grávida - Como saber se a porquinha da Índia está grávida?
Fonte: http://pokukaj.si/

Quanto tempo a porquinha da Índia fica grávida

Agora que você já sabe como identificar se uma porquinha da índia está grávida, é importante saber quanto tempo dura a gestação de uma cobaia. Este período pode oscilar entre os 56 e os 74 dias e no parto podem nascer de 1 a 6 crias. Assim que nascem, os porquinhos da índia já podem se alimentar sozinhos mas durante pelo menos o primeiro mês de vida precisam do leite materno. Leia o nosso artigo completo sobre a alimentação dos porquinhos da índia.

Por outro lado, é importante referir que a partir, aproximadamente dos 10 meses de idade, os ossos da pélvis das porquinhas da índia se consolidam, mantendo uma estrutura rígida que vai impedir os partos vaginais. Por esse motivo, você jamais deve deixar que uma fêmea acasale se tem mais de um ano de idade e você não sabe se ela já teve filhotes alguma vez na vida. Nesses casos, é recomendada a esterilização.

Devo separar o porquinho da macho da fêmea grávida?

Se você tem um casal de porquinhos da índia, é importante separar o macho da fêmea grávida antes do parto e, acima de tudo, depois, para que ele não incomode a mãe e as filhas e porque uma fêmea assim que dá à luz os seus filhotes, ela pode voltar a acasalar e engravidar. Isto porque, assim que nascem os filhotes, a porquinha volve a estar fértil, pelo que o macho pode tentar acasalar com ela nesse exato momento. A porquinha tem um desgaste energético muito grande durante a gravidez e continua assim durante todo o período de amamentação. Por esse motivo, não é recomendável uma nova gravidez imediatamente antes que se recupere. Exatamente por esse motivo, é importante separar os filhotes da mãe após terminar o período de lactância. Os machos devem ser separados da mãe e das irmãs, já que apodem atingir a maturidade sexual muito cedo, entre os 2 e 4 meses. A partir desse momento têm cios contínuos cada 16-18 dias.

Sintomas de porquinha da índia grávida - Devo separar o porquinho da macho da fêmea grávida?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de porquinha da índia grávida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre Sintomas de porquinha da índia grávida

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Judite
Penso que a minha porquinha esteja grávida! Hoje mesmo vou marcar consulta no veterinário
Angélica
Oii
Então, eu adotei duas porquinhas da india há mais ou menos 1 mês e meio
Pelo que me parecia, uma veio grávida, mas infelizmente ela perdeu os bebês
Passou umas 3 semanas desse episódio e eu tenho notado que a outra porquinha da india está engordando muito, comendo mais que o normal e as mamas dela estão inchadas
Ela pode estar grávida?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Angélica! É possível sim, de qualquer forma a única forma de confirmar será através de uma ecografia.

Sintomas de porquinha da índia grávida
Fonte: http://pokukaj.si/
1 de 3
Sintomas de porquinha da índia grávida

Voltar ao topo da página