Gestação

Como saber se a hamster está grávida?

Como saber se a hamster está grávida?
Hamsters

Ver fichas de  Hamsters

É muito importante reconhecer precocemente a gravidez do hamster. Desse modo, poderá oferecer os cuidados necessários e preparar a casa para o nascimento dos filhotes que estão a caminho.

Se você optou por ter um lindo casal de hamsters em casa, você deve saber que existe uma grande possibilidade que a fêmea engravide se não for separada do macho durante o período fértil.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre a gestação desses pequenos roedores que se tornaram animais de estimação muito populares nas últimas décadas, e mostraremos como saber se a hamster está grávida.

Uma das vantagens de ter um hamster como pet é a fácil adaptação destes animais a ambientes pequenos como os apartamentos. Outra vantagem é o simples cuidado diário, necessário para manter a boa saúde desses animais tão amados por crianças e adultos. Basta manter uma dieta equilibrada e um ambiente enriquecido que estimule física e mentalmente.

Também lhe pode interessar: Como saber se sua cadela está grávida

Índice

  1. Quanto tempo dura a gestação do hamster?
  2. Quais os sintomas de gravidez de um hamster
  3. Quantos filhotes pode ter um hamster?
  4. O que fazer quando um hamster tem filhotes?

Quanto tempo dura a gestação do hamster?

A gestação do hamster pode variar ligeiramente de acordo com o organismo de cada fêmea. Normalmente, a gravidez dura entre 15 e 16 dias. Contudo, dependendo do tipo de hamster, este período pode ser alargado.
Um hamster dourado geralmente dá à luz após 16 dias de prenhe, enquanto um hamster anão leva 21 dias para parir. As fêmeas da raça chinesa ou de Roborovsky costumam ter uma gestação mínima de 23 dias.

Uma concordância entre as gestações das diferentes raças de hamsters é que o abdômen da fêmea se dilata somente nos últimos 4 ou 5 dias. Isto significa que, para reconhecer a gravidez a tempo, não se deve confiar apenas na dilatação abdominal. Portanto, a seguir mostraremos outros sintomas que irão ajudar você a saber se a hamster está prenha.

Quais os sintomas de gravidez de um hamster

Se você quer saber como saber se a sua hamster está grávida, abaixo mostraremos os sintomas mais notáveis, e ainda, indicaremos como cuidar do hamster durante a gestação:

  1. Verifique o peso e o apetite do seu hamster: o aumento repentino do peso e do apetite são alguns dos sintomas comuns da gravidez em hamsters. Você deve estar atento se a sua fêmea começar a consumir mais água e comida do que o normal. Se por um lado essas alterações podem indicar uma gravidez, também é possível que elas indiquem uma doença ou desequilíbrio no seu corpo. Portanto, é muito importante ir ao veterinário se notar que a sua hamster se comporta de uma maneira incomum ou está ganhando peso rapidamente. É importante lembrar que hamsters grávidas devem ter água e comida disponível durante todo o dia. A fêmea consome a quantidade de comida que o seu corpo precisa para nutrir os seus filhotes, além de reservar alimentos para o momento do parto. Para saber como alimentar uma hamster prenha, é necessário enfatizar que a sua dieta deve ser altamente energética, com um aumento na ingestão diária de proteínas e gorduras saudáveis.
  2. Verifique o abdômen da fêmea: embora a dilatação abdominal seja tardia nos hamsters, a sua barriga pode apresentar outras indicações de que está esperando filhotes. Por exemplo, se os mamilos aumentaram de tamanho ou estão salientes, isso significa que o corpo está se preparando para a amamentação. Além disso, se você suspeitar de uma gravidez, pode perceber se a barriga da fêmea mostra qualquer alteração com o passar dos dias. É importante esclarecer que os hamsters defendem o território durante a gravidez, tanto por se sentirem mais vulneráveis quanto por estabelecer proteção ao meio-ambiente onde os seus filhotes nascerão. Portanto, não é recomendável incomodar a fêmea durante a gravidez para evitar que ela passe por situações de alto estresse, muito prejudiciais durante esse período.
    Embora seja essencial lhe dar amor e se certificar de prover os devidos cuidados durante esse estágio, também é vital respeitar o ambiente dela.
Como saber se a hamster está grávida? - Quais os sintomas de gravidez de um hamster

Quantos filhotes pode ter um hamster?

Depende do tipo de hamster. Um hamster russo, por exemplo, oscila o número de recém-nascidos entre 4 a 8 filhotes, enquanto um hamster dourado pode chegar a ter 20! Como você pode ver, a quantidade de bebês na mesma ninhada diverge de um tipo para outro, por isso é sempre recomendável ir ao veterinário para realizar um exame e se orientar bem.

O que fazer quando um hamster tem filhotes?

Depois que o hamster deu à luz, é muito importante evitar aproximar-se da gaiola. Além disso, lembre-se de não tocar os recém-nascidos!Os hamsters precisam de intimidade durante o período gestacional e a lactação, para se adaptarem à sua nova realidade materna. Expor às situações de estresse é altamente prejudicial para a saúde da mãe e dos seus filhos. Além disso, se tocamos os recém-nascidos, a fêmea pode comê-los por considerá-los vulneráveis e destreinados para a sobrevivência.

Se você observou ou suspeitou que o hamster está comendo os seus filhotes, deve saber que é um fenômeno natural e habitual entre esses roedores.No entanto, existem medidas preventivas para evitar que o hamster coma os seus filhotes.Forneça uma excelente dieta, separe-os dos outros hamsters e proporcione aos pais um ambiente calmo e positivo durante todo o período de gravidez e lactação.

Após 15 a 20 dias do nascimento, já poderá limpar a gaiola novamente. A partir desse momento pode retomar o contato habitual com ele e também permitir a interação dos filhotes e a mãe com os outros hamsters.
Chegou a hora de desfrutar com os seus novos companheiros!Claro, tenha em mente que os hamsters são animais que amadurecem sexualmente com muita rapidez.Dependendo do tipo de hamster, a partir de um mês ou dois de vida, eles podem começar a se reproduzir entre si. Por esta razão, avalie todas as opções e consequências antes de criar roedores.

É necessário separar o hamster macho dos seus filhotes?

Como saber se a hamster está grávida? - O que fazer quando um hamster tem filhotes?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se a hamster está grávida?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
keli
Minha hamster anão russo teve filhotes logo em seguida separei-a do macho e não os uni mais. Após 23 dias em que os filhotes já estavam crescidos fui limpar a gaiola e me deparei com filhotes que acabaram de nascer. fiquei sem entender nada. Pode a gestação da hamster se dividir em duas etapas? Pesquisei em todos lugares em não obtive resposta.
A sua avaliação:
Anna
Olá, eu queria saber se é melhor ter um coelho ou um hamster, é por que hamsters vivem menos e coelhos vivem mais. Porem hamsters ocupam pouco espaço e coelhos mini lop ocupam um pouco mais.
Fiquei em dúvida então vocês poderiam me dar as vantagens e as desvantagens de cada um?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Anna. Tudo bem? Nós do PeritoAnimal não acreditamos que seja melhor adotar um ou outro animal mas, sim, que é importante que você adote um animal de estimação que possa se adaptar à sua rotina e, você, à dele. Separamos dois artigos que podem te ajudar nessa decisão. O primeiro é este sobre cuidados com coelho: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-com-coelho-3170.html. Neste outro, você conhecerá os cuidados e alimentação do hamster: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-e-alimentacao-do-hamster-7885.html.
Esperamos que você faça a melhor escolha para poder oferecer a ele o amor que ele merece!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Angelo
Eu tenho um casal de hamster sírio já tão com 7 meses e eles acasalar muito mas a fêmea não engravida...vcs podem me ajudar, porque q ela não tá engravidando ???
A sua avaliação:
flavia
A ramster do meu filho cruzou e agente !! so q ja passou uns 18 dias ce ainda n nasceu a especie e russo sera q ela n esta gravida???
A sua avaliação:
Ana clara
Pegei minha hamster 01 / 08 / 2020, eu acho que ela já tinha 2 meses por que ela está tendo os sintomas de gravidez , bebendo muita água, está meio agressiva, não mexe mais com os machos e as tetilhas estão aparecendo, por favor me ajudem a descubre e me responda,
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gabriel
Meu casal de hamster ja acasalaram duas vezes. Mas minha hamster não engravida. Deve ser algum problema?
A sua avaliação:
Gabriela
Tenho 3 hamster .um macho e 2 fêmeas. Estao os 3 juntos .sendo que umas das fêmeas se da super bem com o macho ,vivem juntos .ja a outra fêmea eles rejeitam .vcs acham que devo separar ela deles ?

Outra pergunta . Essa que vive com o hamster macho esta demorando para ficar prenha ,nao vejo eles cruzando .é normal ?
Mauricio
Deve tirar 1 das femeas, pois femea e femea nn se dão bem, nem macho com macho
Mirian
Eu tenho um casal de hamsters eu botei pra cruzar só duas vezes. Ela tem possibilidade de estar grávida? Ele fez com elas várias vezes.
A sua avaliação:
Maria Luiza
Oi pessoal, preciso da ajuda de vcs pra descobrir oq minha hamster tem. Então, ela está grávida, e já faz dois dias q ela está sangrando muito e não sei oq fazer, já tentei entrar em contato com veterinários, tentei levar ela e não consegui, e eu quero saber: oq posso fazer pra esse sangramento parar e oq pode estar acontecendo. Agradeço a quem poder me ajudar
KERLY ROSY CORREIA PEREIRA
talvez ela esteja perdendo os filhotes
Luci
Minha hamster anão Russo tem 7 meses. Coloquei com um hamster já vai fazer dois meses e ela não ficou prenha até o momento. Será que demorei demais e ela ficou infértil?
Luara
Não, apenas ela pode não estar deixando ou ele não se enteresou por ela mais os hamsters não ficam inférteis (pelo q eu saiba não ficam)
Bel
Hamsters não devem viver juntos, eles podem acabar se matando. Na natureza a fêmea é que escolhe o macho para procriar e se separam logo em seguida, se já colocou e ela não aceitou, melhor separar o quanto antes.
A sua avaliação:
Francini
Comprei uma hamster faz uma semana, ao pegar ela no pet shop já percebi ela bem gordinha e pesada quando cheguei em casa as tetinhas dela tá vermelha. Ela bebe bastante água e come também já tive duas hamster prénha eu acho que ela está de cria! Será que estou certa?
A sua avaliação:
Fernanda
Eu queria saber se tem como uma hamister engravidar sozinha??
Bel
Não tem como.
Mirian
Tem um casal hasmert eles se dão mt bem ,faz mais de 10 dias q eles estão junto já vih cruzando uma vez ele fez varas vezes com ela em um dia só será q ela tá gravida
1 de 3
Como saber se a hamster está grávida?