Partilhar

Como saber se a hamster está grávida?

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 7 maio 2018
Como saber se a hamster está grávida?

Ver fichas de  Hamsters

É muito importante reconhecer precocemente a gravidez do hamster. Desse modo, poderá oferecer os cuidados necessários e preparar a casa para o nascimento dos filhotes que estão a caminho.

Se você optou por ter um lindo casal de hamsters em casa, você deve saber que existe uma grande possibilidade que a fêmea engravide se não for separada do macho durante o período fértil.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre a gestação desses pequenos roedores que se tornaram animais de estimação muito populares nas últimas décadas, e mostraremos como saber se a hamster está grávida.

Uma das vantagens de ter um hamster como pet é a fácil adaptação destes animais a ambientes pequenos como os apartamentos. Outra vantagem é o simples cuidado diário, necessário para manter a boa saúde desses animais tão amados por crianças e adultos. Basta manter uma dieta equilibrada e um ambiente enriquecido que estimule física e mentalmente.

Também lhe pode interessar: Nomes para hamster

Quanto tempo dura a gestação do hamster?

A gestação do hamster pode variar ligeiramente de acordo com o organismo de cada fêmea. Normalmente, a gravidez dura entre 15 e 16 dias. Contudo, dependendo do tipo de hamster, este período pode ser alargado.
Um hamster dourado geralmente dá à luz após 16 dias de prenhe, enquanto um hamster anão leva 21 dias para parir. As fêmeas da raça chinesa ou de Roborovsky costumam ter uma gestação mínima de 23 dias.

Uma concordância entre as gestações das diferentes raças de hamsters é que o abdômen da fêmea se dilata somente nos últimos 4 ou 5 dias. Isto significa que, para reconhecer a gravidez a tempo, não se deve confiar apenas na dilatação abdominal. Portanto, a seguir mostraremos outros sintomas que irão ajudar você a saber se a hamster está prenha.

Quais os sintomas de gravidez de um hamster

Se você quer saber como saber se a sua hamster está grávida, abaixo mostraremos os sintomas mais notáveis, e ainda, indicaremos como cuidar do hamster durante a gestação:

  1. Verifique o peso e o apetite do seu hamster: o aumento repentino do peso e do apetite são alguns dos sintomas comuns da gravidez em hamsters. Você deve estar atento se a sua fêmea começar a consumir mais água e comida do que o normal. Se por um lado essas alterações podem indicar uma gravidez, também é possível que elas indiquem uma doença ou desequilíbrio no seu corpo. Portanto, é muito importante ir ao veterinário se notar que a sua hamster se comporta de uma maneira incomum ou está ganhando peso rapidamente. É importante lembrar que hamsters grávidas devem ter água e comida disponível durante todo o dia. A fêmea consome a quantidade de comida que o seu corpo precisa para nutrir os seus filhotes, além de reservar alimentos para o momento do parto. Para saber como alimentar uma hamster prenha, é necessário enfatizar que a sua dieta deve ser altamente energética, com um aumento na ingestão diária de proteínas e gorduras saudáveis.
  2. Verifique o abdômen da fêmea: embora a dilatação abdominal seja tardia nos hamsters, a sua barriga pode apresentar outras indicações de que está esperando filhotes. Por exemplo, se os mamilos aumentaram de tamanho ou estão salientes, isso significa que o corpo está se preparando para a amamentação. Além disso, se você suspeitar de uma gravidez, pode perceber se a barriga da fêmea mostra qualquer alteração com o passar dos dias. É importante esclarecer que os hamsters defendem o território durante a gravidez, tanto por se sentirem mais vulneráveis quanto por estabelecer proteção ao meio-ambiente onde os seus filhotes nascerão. Portanto, não é recomendável incomodar a fêmea durante a gravidez para evitar que ela passe por situações de alto estresse, muito prejudiciais durante esse período.
    Embora seja essencial lhe dar amor e se certificar de prover os devidos cuidados durante esse estágio, também é vital respeitar o ambiente dela.
Como saber se a hamster está grávida? - Quais os sintomas de gravidez de um hamster

Quantos filhotes pode ter um hamster?

Depende do tipo de hamster. Um hamster russo, por exemplo, oscila o número de recém-nascidos entre 4 a 8 filhotes, enquanto um hamster dourado pode chegar a ter 20! Como você pode ver, a quantidade de bebês na mesma ninhada diverge de um tipo para outro, por isso é sempre recomendável ir ao veterinário para realizar um exame e se orientar bem.

O que fazer quando um hamster tem filhotes?

Depois que o hamster deu à luz, é muito importante evitar aproximar-se da gaiola. Além disso, lembre-se de não tocar os recém-nascidos!Os hamsters precisam de intimidade durante o período gestacional e a lactação, para se adaptarem à sua nova realidade materna. Expor às situações de estresse é altamente prejudicial para a saúde da mãe e dos seus filhos. Além disso, se tocamos os recém-nascidos, a fêmea pode comê-los por considerá-los vulneráveis e destreinados para a sobrevivência.

Se você observou ou suspeitou que o hamster está comendo os seus filhotes, deve saber que é um fenômeno natural e habitual entre esses roedores.No entanto, existem medidas preventivas para evitar que o hamster coma os seus filhotes.Forneça uma excelente dieta, separe-os dos outros hamsters e proporcione aos pais um ambiente calmo e positivo durante todo o período de gravidez e lactação.

Após 15 a 20 dias do nascimento, já poderá limpar a gaiola novamente. A partir desse momento pode retomar o contato habitual com ele e também permitir a interação dos filhotes e a mãe com os outros hamsters.
Chegou a hora de desfrutar com os seus novos companheiros!Claro, tenha em mente que os hamsters são animais que amadurecem sexualmente com muita rapidez.Dependendo do tipo de hamster, a partir de um mês ou dois de vida, eles podem começar a se reproduzir entre si. Por esta razão, avalie todas as opções e consequências antes de criar roedores.

É necessário separar o hamster macho dos seus filhotes?

Como saber se a hamster está grávida? - O que fazer quando um hamster tem filhotes?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se a hamster está grávida?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre Como saber se a hamster está grávida?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se a hamster está grávida?
1 de 3
Como saber se a hamster está grávida?

Voltar ao topo da página