Partilhar
Partilhar em:

Como saber se minha tartaruga de terra está grávida

Como saber se minha tartaruga de terra está grávida

Se tem como pet uma tartaruga fêmea já sabe que, nas condições adequadas esta pode ficar grávida e é de grande importância que consiga detetar esta situação o quanto antes para adaptar assim o ambiente do seu pet às suas necessidades específicas e poder recorrer ao veterinário perante qualquer sinal que indique problemas durante esta fase.

Pode parecer que ao se tratar de uma tartaruga se torne mais difícil perceber determinadas situações especiais, como uma gravidez, mas com o conhecimento adequado e paciência pode saber exatamente o que está acontecendo com o seu pet.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer alguns aspetos da reprodução da tartaruga e explicar como saber se uma tartaruga de terra está grávida.

A reprodução da tartaruga

A tartaruga é um réptil vertebrado de natureza ovípara, ou seja, que se reproduz com ovos. Existe uma grande variedade de raças diferentes e inclusive algumas espécies vivem protegidas uma vez que se encontram em perigo de extinção. Para evitar que a sua tartaruga sofra qualquer dano, deve ter sempre cuidado com os outros pets que tiver em casa.

Para saber mais sobre a reprodução e a gravidez da tartaruga, deve saber que em condições saudáveis, esta alcança a maturidade sexual aproximadamente aos 7-10 anos de idade, e a partir deste momento, se acopular com uma tartaruga macho inicia-se o processo de reprodução da tartaruga, que podemos resumir da seguinte forma:

  • As cópulas ocorrem entre os meses de abril e junho.
  • A tartaruga fêmea tem a capacidade de guardar o esperma no seu interior para fertilizar os ovos que vai pondo, este esperma pode se conservar e ser funcional durante 3 anos.
  • Em cada gravidez a fêmea põe entre 2 e 12 ovos, apesar deste valor variar dependendo da espécie em concreto.
  • A eclosão dos ovos ocorre entre agosto e outubro.

Também deve ter em conta que a incubação é mais curta a uma temperatura mais elevada, o que pode influenciar no momento da eclosão.

Como referimos anteriormente, existem muitos tipos de tartarugas e este ciclo reprodutivo faz referência especificamente à tartaruga de terra.

Sinais de gravidez na tartaruga

Para saber se a sua tartaruga está grávida, vai precisar de recorrer a uma técnica de palpação para verificar assim se no seu interior há ovos.

Para isso tem de apalpar o abdômen seguindo estes passos:

  • Quando o fizer é normal que a tartaruga resista e não queira que você mexa.
  • Deve aproveitar o seu movimento para bloquear uma das suas patas traseiras, apoie um dos seus dedos no interior da pata e impeça o seu movimento assim.
  • Bloquear uma das suas patas dar-lhe-à acesso à lateral do seu abdômen, zona na qual deve prestar especial atenção.
  • Pressione suavemente um ou dois dedos na lateral do abdômen para proceder à palpação, se a zona estiver mole é porque está apalpando vísceras, mas se pelo contrário notar uma forma esférica e dura, é porque a sua tartaruga está grávida.

Apesar da palpação abdominal ser o método mais viável para confirmar a gravidez de uma tartaruga, também podemos observar indícios de gravidez no seu comportamento, uma vez que quando uma tartaruga põe ovos começa a escavar vários buracos no solo e neste momento é muito importante que conte com terra mole para o fazer, caso contrário pode reter os ovos, o que representa um grave risco para o seu animal de estimação.

Sinais de alerta

Durante a gravidez da tartaruga deve prestar especial atenção a determinados sinais que, apesar de não indicarem um problema durante o período de reprodução, podem indicar uma doença:

  • Olhos vermelhos e inchados
  • Secreção nasal
  • Falta de apetite
  • Problemas na carapaça
  • Manchas na pele
  • Perda de peso
  • Dificuldade respiratória
  • Edemas
  • Cabeça inchada

Na presença de qualquer um destes sinais é importante consultar o veterinário o quanto antes, já que como referimos estes podem indicar alguma doença, que ganhará ainda mais relevância se a nossa tartaruga se encontrar em estado de gestação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se minha tartaruga de terra está grávida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como saber se minha tartaruga de terra está grávida

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se minha tartaruga de terra está grávida
1 de 4
Como saber se minha tartaruga de terra está grávida