menu
Partilhar

Norsk lundehund

Atualizado: 26 janeiro 2024
Norsk lundehund

O norsk lundehund é uma antiga raça de cães de pequeno porte originária das áreas costeiras do norte da Noruega. Seu desenvolvimento nesta região está estritamente relacionado à caça de uma espécie de ave popularmente conhecida como fradinho (Fratercula arctica). De fato, seu nome é derivado da combinação de dois termos noruegueses: "lunde", que se refere à mencionada ave, e "hund", que significa "cão".

Como representante típico dos cães do tipo spitz, o norsk lundehund possui uma aparência rústica e um temperamento extremamente alerta, sendo capaz de ser um grande protetor de seus familiares e um fiel companheiro para aqueles que desfrutam de um estilo de vida ativo.

Se você está pensando em adotar um novo melhor amigo, ou se simplesmente tem interesse em aprofundar-se no vasto universo das raças caninas, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual discutimos mais sobre a origem do norsk lundehund, comportamento e cuidados básicos. Vamos lá?

Origem
  • Europa
  • Noruega
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Tipo de pelo
Nível de adestramento

Origem do norsk lundehund

Como mencionamos anteriormente, esta raça de cães se desenvolveu na costa norte da Noruega, principalmente no arquipélago de Lofoten, localizado em frente à cidade de Bodø, ao norte do Círculo Polar Ártico. Lá, foram amplamente empregados na caça de aves marinhas, especialmente dos fradinhos. Embora seja difícil determinar com precisão quando os primeiros exemplares se originaram, há evidências de sua presença lá há pelo menos 400 anos.

O aspecto mais interessante é que a anatomia do norsk lundehund o tornou o cão ideal para a caça de fradinhos, com o objetivo de recuperar as aves vivas. Por essa razão, o norsk lundehund foi um cão extremamente popular e valorizado em sua terra natal, mas gradualmente começou a ser "substituído" por métodos de caça mais modernos. Isso se somou a um fenômeno de intensa migração que levou à despovoação de várias cidades costeiras do norte da Noruega, resultando na significativa redução da população do norsk lundehund.

Durante o século XX, principalmente no período entre as duas Guerras Mundiais, a raça esteve à beira da extinção devido à cinomose e aos efeitos prejudiciais do contexto de guerra. Após o término da Segunda Guerra Mundial, era praticamente impossível encontrar um exemplar de norsk lundehund no norte da Noruega, e na década de 1960, sua população chegou a ser inferior a dez indivíduos.

Felizmente, alguns exemplares foram enviados ao casal Christie, que morava no sul do país e que, junto com cidadãos de Vaeroy e alguns novos criadores, iniciaram o ambicioso projeto de salvar essa típica raça de cães noruegueses da extinção.

Atualmente, a população do norsk lundehund aumentou em seu país de origem, mas ainda é uma das raças de cachorros mais raros globalmente. Além disso, é importante destacar que os fradinhos são atualmente uma espécie protegida na Noruega, e sua caça foi proibida. No entanto, o norsk lundehund continua sendo valorizado e cuidado como parte do patrimônio cultural do país.

Além disso, a raça é reconhecida pela maioria das federações caninas internacionais, inclusive pela FCI, que a inclui na seção 2 do grupo 5, onde encontramos os cães nórdicos de caça com prova de trabalho somente nos países nórdicos.

Características do norsk lundehund

Estamos falando de um cão do tipo spitz de porte pequeno, com constituição retangular e aparência rústica. A musculatura está bem desenvolvida, embora o peso corporal não deva ultrapassar os 7 quilos em ambos os sexos. O comprimento do corpo é ligeiramente superior à altura na cernelha, que varia de 35 cm a 38 cm nos machos e de 32 cm a 35 cm nas fêmeas. O dimorfismo sexual está bem definido.

As características mais notáveis do norsk lundehund incluem:

  • O dorso é forte, e a garupa está levemente inclinada, enquanto o abdômen está ligeiramente recolhido;
  • No pescoço do norsk lundehund encontramos uma das características anatômicas mais curiosas, pois esses cães possuem articulações na nuca, que não estão presentes na grande maioria das raças caninas, permitindo que eles curvem o pescoço até tocar suas próprias costas;
  • O crânio é ligeiramente arredondado, com arcos superciliares proeminentes;
  • A cabeça tem forma de cunha, e o stop é pronunciado, mas não muito;
  • Na região da face, os cães norsk lundehund destacam-se por seus olhos ligeiramente oblíquos e não salientes, cuja íris exibe uma cor marrom-amarelada, enquanto a pupila é cercada por um anel de cor escura;
  • As orelhas são triangulares, de tamanho médio, e o cão geralmente as mantém eretas, movendo-as bastante. Aqui também encontramos outra característica muito peculiar desta raça, isto é, a cartilagem da orelha tem a capacidade de se contrair, e a parte externa pode dobrar-se ou torcer-se para trás ou para cima em ângulo reto, fechando o canal auditivo;
  • A cauda do norsk lundehund é de comprimento médio, com inserção ligeiramente alta e bem coberta por uma densa camada de pelos. O cão costuma carregá-la em forma anelada (não muito pronunciado) sobre o dorso, embora também possa mantê-la pendente.

Como é o filhote de norsk lundehund

Um fato interessante é que os filhotes de norsk lundehund geralmente não têm os característicos pelos com pontas pretas. Na verdade, estes vão "aparecendo" à medida que o cão cresce e seu pelo se desenvolve até adotar a aparência "definitiva" da idade adulta. Mesmo nos indivíduos jovens, é possível observar uma menor quantidade de pelos com pontas negras do que nos indivíduos adultos.

Cores do do norsk lundehund

Assim como a maioria dos cães nórdicos, o norsk lundehund possui uma pelagem altamente adaptada a climas frios, composta por uma penugem interna suave e uma camada externa de pelos muito mais densos e ásperos. Sua pelagem é notavelmente mais abundante ao redor do pescoço, na parte posterior das coxas e na cauda. Os pelos mais curtos estão localizados sobre a cabeça e na parte anterior das extremidades.

De acordo com o padrão da FCI, as cores consideradas "aceitáveis" para o norsk lundehund variam de tons avermelhados a padrões leonados, sempre combinados com a cor branca e destacando uma quantidade variável de pelos com pontas negras. Também podem ser encontrados exemplares com a pelagem predominantemente branca e marcas escuras.

No entanto, lembremos que a presença de outras cores ou padrões na pelagem de um cão não determina sua beleza, muito menos sua personalidade e comportamento. Portanto, se você adotou um norsk lundehund que não atende a todas as "especificações" para ser considerado "puro", ainda assim poderá ter um companheiro com qualidades notáveis.

Personalidade do norsk lundehund

É uma raça canina cheia de energia e geralmente alerta a tudo o que acontece ao seu redor. Não podemos esquecer que seu temperamento é, em grande parte, influenciado pelas décadas de treinamento e otimização de habilidades físicas, cognitivas e sensoriais diretamente voltadas para o exercício da caça.

Desse modo, o norsk lundehund pode se tornar um ótimo companheiro doméstico, mas precisará de uma boa rotina de exercícios físicos para manter um comportamento estável, assim como de uma adequada socialização para permitir uma convivência pacífica com outros animais, pessoas e estímulos em geral. Para saber mais, confira o artigo do PeritoAnimal sobre como socializar um filhote de cachorro corretamente.

Quando vivem em um ambiente positivo e recebem uma boa educação, os cães norsk lundehund desenvolvem um vínculo de extrema lealdade com seus tutores, a quem não hesitarão em seguir e proteger. Na verdade, podem se mostrar um pouco desconfiados na presença de estranhos, embora não sejam tímidos nem medrosos, algo que tende a estabilizar-se quando o cão é bem socializado.

Comportamentos associados ao medo excessivo, estresse ou agressividade não devem ser naturalizados como parte da personalidade do cão, pois consistem em problemas de comportamento que afetam a qualidade de vida do animal e o vínculo com sua família, exigindo orientação de um veterinário para tratamento adequado.

Cuidados com o norsk lundehund

Para garantir uma vida ativa, saudável e feliz, os cães norsk lundehund precisam receber os seguintes cuidados básicos:

  • Alimentação: independentemente do tipo de dieta que escolher oferecer ao seu cão, é indispensável que ela atenda completamente aos requerimentos nutricionais de cada estágio de sua vida;
  • Exercício: o norsk lundehund é um cão muito animado que gosta de se mover livremente, estar em contato com a natureza e levar uma vida ativa. Eles precisam gastar energia diariamente, portanto, é recomendável levá-los para passear pelo menos três vezes ao dia. Além disso, é altamente recomendável envolvê-los em algum esporte canino, como agility, flyball ou canicross, se você gostaria de se exercitar com seu melhor amigo. Um cão que vive em um ambiente empobrecido tem altas chances de apresentar sintomas de estresse e problemas comportamentais em algum momento de sua vida. Nesse sentido, a melhor prevenção consiste em enriquecer o ambiente do seu cão, oferecendo brinquedos, estímulos visuais e olfativos, bem como outros recursos que o mantenham ativo e entretido mesmo quando estiver sozinho em casa. Também é muito importante ter um tempo de qualidade com seu cão e realizar desafios mentais regularmente;
  • Higiene: a pelagem do norsk lundehund é muito fácil de cuidar e requer apenas alguns escovações por semana para se manter saudável e livre de sujeira. Os banhos podem ser dados ocasionalmente, quando o cão estiver realmente sujo, e sempre com produtos adequados para uso em sua pele e pelagem. Secá-lo após o banho também é fundamental para evitar o acúmulo de umidade que gera mau odor e favorece a proliferação de agentes patogênicos. A acumulação de restos de comida entre os dentes e as gengivas é o ponto de partida para os problemas dentais mais comuns em cães, que geralmente começam com tártaro e podem levar a doenças dolorosas como gengivite e periodontite. Para preveni-los, é essencial limpar os dentes do seu cão regularmente, usando sempre produtos que não contenham ingredientes prejudiciais à saúde canina. Além disso, você pode considerar oferecer uma dieta BARF ou crua ao seu norsk lundehund, pois facilita a higiene bucal, prevenindo a formação de placa bacteriana.

Por fim, mas não menos importante, sempre aposte na medicina preventiva para preservar a boa saúde do seu companheiro, prestando especial atenção ao calendário de vacinas para cães, desparasitações periódicas contra parasitas internos e externos, e visitas anuais ao veterinário para verificar o estado de saúde do seu melhor amigo.

Educação do norsk lundehund

Complementando os cuidados básicos com o norsk lundehund, é fundamental levar a sério a educação do seu cão desde a chegada ao lar, preferencialmente a partir dos primeiros meses de vida (mesmo que a mesma "regra" seja válida ao adotar um cão adulto). Para ajudar nesse processo, no PeritoAnimal damos várias dicas, como, por exemplo, no artigo "Como ensinar um cachorro filhote a usar o tapete higiênico?".

Neste mesmo período, e de preferência antes que seu filhote complete quatro meses, é fundamental iniciar o processo de socialização para facilitar a assimilação de "espécies amigas" e uma maior variedade de recursos para lidar com suas próprias emoções em diversas situações e contextos.

Por questões de segurança, não é recomendável levar filhotes para a rua sem que tenham sido vacinados, mas você pode começar a socializar seu pequeno norsk lundehund apresentando-o a outros cães e animais que estejam saudáveis, vacinados e desparasitados, seja em sua casa ou em um ambiente seguro, assim como a pessoas que não fazem parte do núcleo familiar. Quando seu pequeno companheiro completar o primeiro ciclo de vacinas, você poderá começar a levá-lo para passear em ruas, parques, praças e outros locais ao ar livre, proporcionando a oportunidade de interagir com uma variedade maior de indivíduos, ambientes e estímulos.

Esse será o momento ideal para ensinar seu filhote a fazer suas necessidades na rua e começar a apresentar alguns comandos básicos de obediência para estimular sua inteligência e promover um comportamento mais estável dentro e fora de casa. Se você deseja adestrar seu cão em casa (o que nós recomendamos). Lembre-se de começar com comandos mais simples e trabalhá-los um de cada vez até que seu pet consiga reproduzi-los de maneira fluída, em sessões de adestramento curtas, de 10 a 15 minutos.

Embora não seja uma raça particularmente fácil de adestrar, o norsk lundehund responde bem ao reforço positivo. Tudo o que você precisa é ter paciência e recompensá-lo sempre que ele reproduzir corretamente o que você está tentando ensinar.

Saúde do norsk lundehund

En termos gerais, é uma raça canina bastante robusta e com baixa predisposição para a maioria das doenças hereditárias comuns em cães. No entanto, quase 50% dos indivíduos são afetados pelo chamado "Síndrome Lundehund", que engloba uma série de doenças autoimunes que afetam a pele e o intestino, resultando em uma elevada perda de proteínas através do trato intestinal.

Embora com menos frequência, os norsk lundehund também podem sofrer de luxação de patela e certos problemas oculares, como glaucoma e catarata, especialmente quando atingem uma idade mais avançada.

A expectativa de vida do norsk lundehund é estimada entre 12 e 14 anos, podendo alcançar os 16 anos em condições ótimas.

Onde adotar um norsk lundehund?

No PeritoAnimal, não apoiamos a criação de animais com fins comerciais, pois somos conscientes de que o abandono é uma triste realidade que traz sérias complicações para a saúde pública e condena milhares de animais a sobreviver em condições de extrema vulnerabilidade.

Por isso, se você gostaria de ter um companheiro com características físicas e comportamentais semelhantes às de um norsk lundehund, recomendamos que entre em contato com uma ONG ou abrigo de proteção aos animais próximo à sua residência para agendar uma visita e conhecer os cães disponíveis para adoção. Lá, você terá grandes chances de encontrar um melhor amigo compatível com sua personalidade e estilo de vida, que também será o companheiro mais grato que já conheceu.

E se tiver dúvidas sobre o processo de adoção, recomendamos a leitura de nosso artigo "Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações". Se você já tem um filhote, pode se interessar em comprar uma placa personalizável com o nome dele, na qual também pode gravar um número de telefone de emergência e o endereço onde mora, caso ele se perca.

Fotos de Norsk lundehund

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Norsk lundehund

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Norsk lundehund
1 de 6
Norsk lundehund

Voltar ao topo da página