Doenças degenerativas

Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 1 maio 2023
Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A luxação da patela em cães pode ocorrer por uma variedade de razões. Pode ser congênita ou causada por um traumatismo. As raças de pequeno porte na idade adulta são mais propensas a sofrer com este problema. Em raças de grande porte e gigantes, geralmente afeta os peludos ainda enquanto filhotes. Lembre-se, cães com luxação congênita não devem procriar porque podem passar este problema de saúde para seus filhotes.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre a luxação patelar em cachorros, seus sintomas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Cauda equina em cães - Sintomas e tratamento

Índice

  1. Luxação de patela em cães: o que é e tipos
  2. Graus de luxação de patela em cães
  3. Sintomas da luxação de patela em cães
  4. O que causa luxação de patela em cães
  5. Como saber se o cachorro tem luxação de patela? - Diagnóstico
  6. Tratamentos para a luxação de patela em cães

Luxação de patela em cães: o que é e tipos

A patela é um pequeno osso localizado na parte frontal do joelho. Quando este osso se desloca por causas genéticas ou devido a algum traumatismo, como quedas ou atropelamentos, o cachorro sente dor e apresentará problemas de locomoção, o que em casos graves pode até inutilizar o membro afetado. Os casos de luxação de patela por traumatismo normalmente vêm acompahados de uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho.

Existem dois tipos de luxação de patela em cães, que são:

  • Luxação patelar medial: é a mais comum, ocorrendo em 80% dos casos.
  • Luxação patelar lateral: frequentemente se torna bilateral. Cadelas, cães de pequeno porte e cães das raças toy são mais propensos.

Uma vez detectada a luxação no cachorro, ela pode ser classificada em 4 graus diferentes, que veremos a seguir.

Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento - Luxação de patela em cães: o que é e tipos

Graus de luxação de patela em cães

Há diferentes graus de luxação de patela em cães. Os detalharemos agora:

  • Grau I: As características da luxação do Grau I são baseadas na luxação ou deslocamento intermitente, causando manqueira quando a rótula fica fora do lugar. Os cães afetados flexionam a pata a cada três ou quatro passos ou dão um pequeno salto.
  • Grau II: A luxação de patela em cães do Grau II é caracterizada como uma luxação muito mais frequente do que a anterior. Neste caso, a patela sai do lugar com frequência. Muitos cães sofrem desta condição durante anos antes que ela provocar uma artrite progressiva. Os sintomas são uma leve rotação externa da perna ao andar, o que causa manqueira e pode ser muito incapacitante para o cão.
  • Grau III: A luxação do Grau III é caracterizada pelo deslocamento permanente da patela sem períodos de melhora. Ela causa uma considerável rotação externa da perna afetada. Aqui podemos ver o cachorro mancando de maneira moderada.
  • Grau IV: Este grau de luxação de patela em cães é aquele no qual a patela permanece deslocada de forma crônica. A manqueira causada pela considerável rotação da perna é muito dolorosa e impede que o cachorro faça certas coisas, como subir escadas, entrar no carro ou subir no sofá. Quando o deslocamento é bilateral, o cachorro se apoia em suas patas dianteiras ao caminhar. Nos casos mais graves, este grau pode ser confundido com problemas nos quadris.

Sintomas da luxação de patela em cães

A luxação patelar em cães é considerado um problema comum, já que pode ser herdado dos pais para os filhotes, mas também devido à raça. Por exemplo, os cães de pequeno porte são mais propensos à luxação de patela.

Raças de cachorro mais propensas a sofrer com a luxação patelar

Sintomas mais comuns da luxação de patela em cães

Deve-se notar que estes sintomas de luxação patelar em cães muitas vezes passam despercebidos, pois não dão sinais de gravidade.

Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas da luxação de patela em cães

O que causa luxação de patela em cães

Como mencionado na seção anterior, as causas da luxação de patela em cães podem ser de origem genética, sendo portanto, algo hereditário ou devido à raça do cachorro. Entretanto, existem também outras causas deste problema que ocasiona luxação no joelho dos cachorros:

Poderíamos dizer que uma das consequências da luxação patelar em cães é que, na área afetada, a tensão dos tecidos moles aumenta, especialmente nos ligamentos. Isto pode complicar a situação.

Como saber se o cachorro tem luxação de patela? - Diagnóstico

Para um diagnóstico preciso, devemos ir ao veterinário que, por sua vez, realizará uma manipulação física do cão e depois um raio-x. A partir disso o profissional poderá recomendar o tratamento ideal de acordo com o tipo de luxação e seu nível de gravidade.

Ao mesmo tempo, o veterinário também vai observar se existe alguma ferida que pode ter causado a luxação, que indicará a existência de um traumatismo.

Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento - Como saber se o cachorro tem luxação de patela? - Diagnóstico

Tratamentos para a luxação de patela em cães

Muitos tutores se perguntam se há remédios ou se existe cura para a luxação de patela em cães, e saiba que há diferentes tipos de tratamento para este problema, desde um tratamento médico conservador a alternativas mais ortopédicas.

Uma das opções é a cirurgia, que pode ser diferente de acordo com o tipo e gravidade da luxação. Nos casos em que a cirurgia não é bem sucedida, ou não é indicada, os ortopedistas oferecem próteses adequadas para manter a patela fixada no lugar. Estas próteses são feitas sob medida para o cachorro.

Vale a pena mencionar que deve-se ter cuidado com exercícios para luxação patelar em cães, pois um movimento errado pode atrasar o tratamento do peludo. A fisioterapia é mais que recomendada, desde que indicada por profissionais. Além disso, o tempo de recuperação após uma cirurgia de luxação de patela em cães é de aproximadamente 8 a 10 semanas.

Agora que você já sabe as causas, sintomas e o tratamento para a luxação de patela em cachorros, não perca o artigo no qual falamos sobre as doenças mais comuns nos cães da raça pinscher.

Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento - Tratamentos para a luxação de patela em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças degenerativas.

Bibliografia
  • VCA Animal Hospitals. Luxating Patella in Dogs. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/luxating-patella-in-dogs>. Acesso em 16 de fevereiro de 2023.
  • Animal Trust. Patella luxation. Disponível em: <https://www.animaltrust.org.uk/conditions/patella-luxation/>. Acesso em 16 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Luxação de patela em cães - Sintomas e tratamento