Partilhar
Partilhar em:

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O aparecimento de tártaro nos dentes do cachorro indicam negligência com o seu cuidado dental. Assim como as pessoas, os nossos pets necessitam de uma higiene quase diária da sua boca.

Limpar os dentes de um cachorro não só fará com que eles fiquem mais limpos e saudáveis, como previne que caiam ou que o seu pet ganhe gengivite, entre outros problemas.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer as diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro.

Também lhe pode interessar: Limpar as orelhas do cachorro

Alimentos que limpam os dentes do seu cachorro

Os alimentos estão diretamente relacionados com a limpeza bucal do seu cachorro. A ração seca de alta qualidade faz com que a mastigação desse tipo de alimento seja uma forma natural de eliminar o tártaro, uma vez que é bastante dura.

Contrariamente, a comida mole ou alimento úmido fazem com que o cachorro acumule mais tártaro, mau hálito e diarreia, especialmente se for oferecido em abundância. Este tipo de comida apenas deve ser oferecida ocasionalmente para prevenir futuros problemas na sua dentadura.

Os diferentes tipos de comida para cachorro possuem vantagens e desvantagens. É essencial nunca oferecer sobras de comida humana ao cachorro, especialmente se são alimentos doces. Eles prejudicam a sua digestão e os seus dentes.

Limpar os dentes com pasta ou escova dentária

Encontrará, no mercado, uma variedade de pastas dentárias para cachorro. São produtos comestíveis, o que significa que não implicam qualquer risco caso o cachorro os ingira. Para acostumar o seu cachorro a limpar a boca com pasta dentária, é essencial começar quando ele ainda é apenas um filhote. No entanto, caso o seu cachorro seja adulto esta opção não deve ser descartada.

No início, utilize os seus dedos como escolha e passa a pasta pelos dentes e gengivas, sempre com muito cuidado. Quando o cachorro ficar mais acostumado ao processo, pode passar a usar uma escova para aumentar a higiene dessa rotina que deve ser feita três vezes por semana.

Limpar os dentes com brinquedos

Também existem no mercado brinquedos, ossos e guloseimas que permitem a limpeza dental do seu pet de forma mais fácil e divertida. Informe-se e aposte nos produtos que o seu cachorro mais gosta, sempre como um extra na sua rotina de limpeza bucal.

Além disso, se o seu cachorro ainda é filhote, existem brinquedos específicos para essa etapa no mercado. Esses produtos ajudam a aliviar o desconforto quando o animal troca os dentes de leite.

Consultar um especialista

Como o cuidado dos dentes do seu cachorro é fundamental, pode optar por recorrer a um especialista que recomendará uma limpeza bucal.

O veterinário usa um aparelho de ultrassons parecido com o dos dentistas humanos para eliminar a placa, o tártaro e as bactérias residentes. A limpeza é sempre feita com anestesia geral, o que não é recomendado para cachorros idosos.

Limpar os dentes com produtos naturais

O bicarbonato de sódio é uma ferramenta que funciona como pasta dentária para cachorros. Basta misturar água com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio até obter uma massa um pouco espessa. Depois de ter a pasta feita, apenas necessita de limpar os dentes com a escova.

Se o seu cachorro tem gengivas inflamadas pode usar ervas curativas que encontra em qualquer ervanária, como por exemplo: uva de Oregon, calêndula ou aloé vera.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro

O que lhe pareceu o artigo?

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro
1 de 6
Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro