Partilhar

Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 20 abril 2016
Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações

Ver fichas de  Cachorros

A adotação de cachorros é uma das práticas mais responsáveis e sustentáveis para promover o direito animal, uma vez que permite a dignidade de um animal abandonado e deixa de participar no mercado de compra e venda de animais. Deste modo, no PeritoAnimal rejeitamos a criação de cachorros em casas particulares e oferecemos apoio a todos aqueles voluntários que dedicam tempo e esforço para que a qualidade de vida destes cães seja a melhor possível.

A adoção por si só é um ato bonito daquelas pessoas que adoram os animais, mas deve ter em conta que os cachorros mais velhos ou de idade adulta também precisam de amor e de um casa, não são apenas os filhotes. Além disso, um cão adulto oferece muitos atributos que muitas pessoas desconhecem, por isso para ficar sabendo como adotar um cachorro adulto, neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe alguns conselhos e recomendações.

Também lhe pode interessar: Conselhos para adotar um coelho

A adoção como primeira opção

Apesar das várias campanhas de identificação e esterilização que se levam a cabo nos dias de hoje, ainda são muitos os cachorros que são abandonados ou que adotaram a condição de cães de rua desde o início das suas vidas. Este fato tão desagradável intensifica-se em algumas zonas geográficas.

Atualmente em cada refúgio ou centro de animais chegam em média 5 cachorros e 3 gatos por dia. Valores assustadores que nos fazem querer, mais que nunca, adotar um cachorro adulto.

Se tivermos presente este panorama devemos entender que a compra de um animal deveria ser a última opção, uma vez que não estará contribuindo para acabar com o abano de cachorros e fomenta a criação em casas, uma prática totalmente desaconselhável.

E se há um grupo de animais que precisa especialmente de uma adoção responsável é o caso dos cachorros idosos, no início pode ser que a ideia possa ser logo descartada, mas a verdade é que tem muitas vantagens.

Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações - A adoção como primeira opção

Vantagens de adotar um cachorro adulto

Considera-se um cachorro adulto quando tem mais de um ano e meio de vida. Os cachorros adultos são abandonados em todos os lugares do muito e muitos, por culpa de donos inexperientes ou de pessoas que desconhecem o que é preciso para ter um cachorro.

A verdade é que muitas pessoas recorrem a centros de adoção esperando encontrar um cachorro adorável ao qual possam ensinar tudo o que precisa saber, mas por sua vez, existem muitos mais cachorros de 3, 5 e 7 anos esperando essa mesma oportunidade.

Por que devemos adotar um cachorro adulto? Quais as vantagens?

  • Os cachorros adultos sabem se relacionar com outros animais.
  • Têm uma personalidade definida, você pode avaliar se é a que é melhor para você.
  • Pode fazer exercício e atividades com eles.
  • Pode levá-los à rua sem esperar pela vacinação.
  • Sabem fazer as suas necessidades na rua.
  • Não vão morder objetos e móveis em casa como prática de aprendizagem.
  • Conhece ordens e o comportamento básico.
  • Ficará junto a si e irá sempre segui-lo, pois irá converter-se no seu salvador.

Além de todas estas vantagens, adotar um cachorro adulto é uma salvação para eles, uma vez que muitos acabarão sacrificados ou esperando toda a sua vida por serem acolhidos. Existem casos de cachorros que passam mais de 7 anos na mesma gaiola. Quer ser você a dar-lhes um futuro melhor?

Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações - Vantagens de adotar um cachorro adulto

Se lhe tiver interessado adotar um cachorro idoso

Quais são as vantagens de um cachorro idoso?

  • Acumula uma vida inteira de experiência no tratamento de outros animais.
  • Também é experiente no tratamento com os humanos.
  • É um cachorro tranquilo e calmo.
  • Compreende ordens básicas.
  • Faz as suas necessidades na rua, como deve fazer.
  • Precisa de menos atividade física, isso é ideal para pessoas com pouco tempo ou de idade avançada.
  • Não irá morder objetos ou móveis.
  • Já está adestrado.
  • Pode-lhe oferecer um final digno.
  • Irá sentir-se uma pessoa melhor e realizada.

Estas são algumas das infinitas vantagens que um cachorro idoso oferece. Um cachorro com o qual também pode realizar atividades de todo o tipo. Também é importante destacar que um cachorro idoso tem uma vida estressante dentro de um centro de acolhimento, por isso adotá-lo é um ato de muito generosidade.

Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações - Se lhe tiver interessado adotar um cachorro idoso

Conselhos para adotar um cachorro do abrigo

Se não formos voluntários do abrigo no qual pretendemos adotar o cachorro, vai ser complicado saber qual o seu caráter em particular, mas podemos fazer uma tentativa para descobrir quem se encontra por detrás da cerca esperando a sua nova casa:

  • Deve explicar para os voluntários e responsáveis do centro o comportamento que desejamos encontrar no nosso futuro companheiro: ativo, tranquilo, alegre, reservado...

Para encontrar o cachorro perfeito para si, deve fazer uma pequena lista com as opções que as pessoas que passam tempo com os cachorros lhe recomendam. Uma vez elaborada a lista siga os seguintes conselhos:

  • Passear com um cachorro e um voluntário é a melhor forma de descobrir o seu caráter, comportamento e forma de passear.
  • Oferecer guloseimar ao cachorro (específicas para cachorros) é uma ótima forma de captar a sua atenção e conseguir estabelecer uma amizade.

Atenção, lembre-se de:

  • Os cachorros fechados sofrem muito mais estresse, por este motivo ladram, esta é a sua forma de comunicar e expressar a vontade que têm de sair dali.
  • Outros cachorros mantêm-se tranquilos e calmos, mas não se engane, a apatia é outra forma de expressão do cachorro perante uma situação grave e de descontentamento.
  • Não tenha medo dos cães, a maioria dos cachorros de um abrigo nunca morderam ninguém. O estresse pode provocar estereotipias (movimentos repetitivos) e atividade descontrolada, mas isso não significa que sejam cachorros com problemas mentais.
  • Os cães potencialmente perigosos não são realmente perigosos, estão rotulados desta forma porque os seus dentes são mais fortes que os dos outros cães. No geral, os cachorros potencialmente perigosos demoram muito mais a serem adotados, por isso pense em acolher um deles.
  • Se decidir ir com os seus filhos adotar um cachorro, este é um excelente exemplo que lhes pode ensinar a ajudar os mais fracos. As pessoas adotam sempre os filhotes, por este motivo uma boa opção é adotar um cachorro já adulto, um cachorro doente ou um cachorro com problemas. Também pode adotar dois cachorros: um idoso e um jovem.
Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações - Conselhos para adotar um cachorro do abrigo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Stefanie Regina Forler
Adotei um cachorro adulto, fazem 2 semanas agora. E não me arrependo! Já tive filhote e a adaptação é infinitamente mais fácil com um adulto.

Mas ao contrário do que é dito no artigo, se o bichinho vier de abrigo ele não vai vim adestrado, não vai vim sabendo onde fazer xixi, muito menos conhecem ordens. Não acho válido esperar esse comportamento, e sim que é fácil de ensinar.
Flaviane
Adotei uma Shitzu que acabou de perder sua dona, uma senhora de 75 anos, e a cadelinha já tem 10 anos e é cega , pois contraiu um glaucoma, não me arrependo pois ela é muito fofa, estou lhe dando amor e carinho, que é o que necessita.

Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações
1 de 7
Adotar um cachorro adulto - Conselhos e recomendações

Voltar ao topo da página