Partilhar

Boiadero Australiano

Atualizado: 10 outubro 2018
Boiadero Australiano

O Boiadeiro Australiano, também conhecido como heeler azul ou heeler vermelho dependendo do tipo de pelagem que desenvolve. Este cão tem incríveis aptidões para treinamento, pastoreio e exercício físico, sendo um cão excepcional em diferentes esportes caninos.

O boiadeiro australiano é um excelente cão, mas não é para qualquer dono. Suas grandes necessidades físicas, estimulação mental e educação o tornam praticamente exclusivo para pessoas com experiência.

Nesta ficha do PeritoAnimal, nós lhe diremos tudo o que você precisa saber se você está pensando em adotar um boiadeiro australiano: seu comportamento, o caráter, o cuidado que precisam e como sua educação deve ser. Não se esqueça de comentar e compartilhar suas opiniões, continue lendo.

Origem
  • Oceania
  • Austrália
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do boiadeiro australiano

O boiadeiro australiano originou-se na Austrália. Os colonos europeus que haviam emigrado para a Austrália no final do século XVIII e no início do século XIX precisavam de cães "pastores" capazes de lidar com o gado selvagem nas mais severas condições ambientais. Infelizmente para eles, os cães que trouxeram não resistiram ao calor e às condições extremas de trabalho.

É por isso que, em 1840, um homem chamado Hall decidiu cruzar alguns collies blue-blackbird com dingos. O resultado foi o precursor do atual boiadeiro australiano. Cruzamentos posteriores incluíram o dálmata, o bull terrier e o kelpie australiano. No final, um cachorro incansável, inteligente e corajoso foi obtido, capaz de lidar com o gado mais indisciplinado nas condições mais extremas. O boiadeiro australiano não é o cachorro mais popular hoje em dia, mas desfruta de um bom número de fãs que compartilham suas vidas com ele, esportes caninos e trabalho com gado. É um cão incrível mas não adequado para qualquer dono.

Boiadeiro australiano: características

O corpo do cachorro boiadeiro australiano é forte, musculoso e ágil e tem grande resistência. É ligeiramente mais longo que alto e tem a linha superior nivelada (não inclinada). O peito é profundo e musculoso. A cabeça é robusta, mas bem proporcionada ao resto do corpo, e suas características revelam que esta raça tem sangue do cachorro dingo. O nariz é preto. Os olhos são ovais, médios e castanhos escuros. Eles têm uma aparência alegre e inteligente, que é suspeita quando estranhos se aproximam. As orelhas são médias, largas na base, musculosas, eretas e um tanto pontudas.

A cauda é de inserção moderadamente baixa e quase atinge o jarrete. Quando o cão está em repouso, a cauda trava com uma ligeira curvatura. Quando o cão esta em ação, levante a cauda, ​​mas não além da vertical.

A pelagem do boiadeiro australiano é macia e de dupla camada. A camada externa possui pelos muito próximos, duros, lisos e bem fixados ao corpo. A camada interna é curta e densa. O manto pode ser azul (azul, machas azuis, pretas ou fogo) ou vermelho mosqueado (pequenas manchas vermelhas distribuídas por todo o corpo, mesmo na camada interna, e pode ter pontos vermelhos mais escuros na cabeça). Aqui está a diferenciação entre heeler vermelho e heeler azul, os dois nomes que aceitam as diferentes camadas do cão boiadeiro australiano.

Estes cães são médios e a altura na cernelha para machos varia entre 46 e 51 centímetros. A altura no cruzamento das fêmeas varia entre 43 e 48 centímetros. O peso é geralmente entre 25 e 50 quilos, dependendo do tamanho.

Boiadeiro australiano: personalidade

Estes cães são caracterizados por serem muito leais, enérgicos, incansáveis, corajosos, resistente e super inteligentes. Eles são muito ligados a apenas uma pessoa, por isso, eles são considerados "cães de apenas um amor". Eles são excelentes guardiões e podem ser muito ferozes quando têm que defender o que é deles. Seu temperamento é muito mais adequado ao trabalho de um cão pastor de vacas do que a qualquer outra atividade.

As qualidades deste cão não passaram despercebidas pelo grande número de pessoas que gostaram da sua companhia. Suas grandes habilidades físicas e mentais são um verdadeiro desafio para qualquer dono. Como dissemos antes, o boiadeiro australiano não é um cachorro para qualquer pessoa. Sua inquietude, inteligência e força física precisarão de um dono proativo, enérgico e com vontade de estimular seu cão (em obediência e através de jogos). Eles também precisam de muito exercício físico e não são bons animais de estimação para famílias sedentárias ou para pessoas inexperientes no manejo de cães.

Se considerar ter um boiadeiro australiano, é preciso ter certeza de poder satisfazer suas necessidades físicas, que devem envolver várias caminhadas diárias, exercícios, excursões, obediência e estimulação.

Boiadeiro australiano: cuidados

Esta é uma das raças de cães em que o cuidado do cabelo é muito simples. A escovação é suficiente uma vez por semana para manter o pelo do boiadeiro australiano em forma. Não é necessário dar banho com muita freqüência, você só precisa fazer quando for realmente necessário. O espaço mínimo entre os banhos deve ser de um mês, caso contrário, pode estar eliminando sua camada de proteção natural da pele.

Os boiadeiros australianos precisam de muito exercício e muita atenção. Devemos lembrar que eles não são cães para serem deixados sozinhos no jardim. Eles se sentirão confortáveis ​​em um ambiente rural, onde poderão se exercitar em um grande jardim, especialmente se tiverem um companheiro de matilha para correr e desfrutar da natureza.

Se viver em um ambiente urbano, o cachorro boiadeiro australiano vai precisar de pelo menos 3 passeios diários para que ele possa eliminar o estresse e ansiedade. Ele também deve desfrutar de pelo menos 10 minutos em que possa correr livremente sem coleira.

Os esportes caninos podem ajudar a canalizar as grandes quantidades de energia dos australianos. No entanto, também podemos nos exercitar com o nosso cão, é uma ideia maravilhosa, pois é uma raça que odeia a solidão e a vida individualizada. Descubra alguns exercícios que você pode praticar com seu boiadeiro australiano. Naturalmente, o esporte por excelência dos boiadeiros australianos é pastorear (pastoreio).

Boiadeiro australiano: educação

Os boiadeiros australianos são muito próximos de suas famílias, mas muitas vezes são desconfiados e reservados com estranhos. Eles também podem ser desajeitados com as crianças. Portanto, é muito importante socializar a partir de cachorros com todos os tipos de pessoas, animais de estimação e com os diferentes ambientes que existem (campo, cidade, cidade, praia ...). A variedade na socialização do filhote de boiadeiro australiano será a chave para alcançar um cão adulto sociável, feliz, estável e destemido.

Por outro lado, os boiadeiros australianos podem alcançar resultados excepcionais em algumas especialidades de treinamento canino, mas também podem ser difíceis de treinar para mais tarefas domésticas. Eles são cães muito inteligentes, mas seus fortes instintos e grande energia dificultam o treinamento para manter o autocontrole em situações cotidianas. Especialmente quando o treinador é inexperiente. O treino tradicional não dá bons resultados com esses cães, afinal, punições, brigas e abusos são uma maneira muito negativa de desenvolver nosso relacionamento com um cachorro tão incrível. Devemos evitar totalmente este tipo de situações usando reforço positivo, paciência e o próprio desenvolvimento e iniciativa do cão. O uso do clicker, por exemplo, é altamente recomendado.

Por causa de suas características como cães de trabalho, os boiadeiros australianos podem desenvolver problemas de comportamento quando são violentamente punidos, não recebem o exercício de que precisam ou não têm qualquer tipo de estimulação mental. É quando eles se tornam nervosos, destrutivos e estressados. A maioria dos boiadeiros australianos abandonados tem sido por causa de proprietários que não entenderam as necessidades deste cão.

Boiadeiro australiano: saúde

Infelizmente, mesmo sendo um cão extremamente trabalhador, o boiadeiro australiano é propenso a várias doenças hereditárias. Entre os mais frequentes estão: displasia da anca, surdez, atrofia progressiva da retina e perturbações obsessivo-compulsivas. Ocasionalmente, catarata, luxação de lente intra-ocular e doença de von Willebrand também foram diagnosticadas.

Fotos de Boiadero Australiano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Boiadero Australiano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Boiadero Australiano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
Loziane
Eu tenho uma cachorra dessa raça e ultimamente ela esta tão triste e nao sei o que fazer.To com medo dela morrer,ela nem esta comendo direito,quando eu chamo ela so olha e nao vem correndo.
Estou muito preocupada.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Loziane! Essas características não condizem com a personalidade do Boiadero Australiano. Neste artigo do PeritoAnimal você pode encontrar algumas dicas que como fazer seu cachorro mais feliz:
https://www.peritoanimal.com.br/46-maneiras-de-fazer-o-seu-cachorro-feliz-22761.html
No entanto, o mais aconselhável, sempre, é buscar ajuda de um médico veterinário para saber com precisão o que está acontecendo com seu cão.

Boiadero Australiano
1 de 13
Boiadero Australiano

Voltar ao topo da página