Vacinação

Quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 1 junho 2023
Quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A vacinação de cães possui grande importância quando se considera a prevenção contra doenças transmissíveis tanto de animal para animal quanto de animal para pessoas, sendo um método eficiente e muito econômico. Quando falamos em economia, podemos pensar em gastar menos dinheiro com tratamentos de nossos amigos peludos, mas não só isso está envolvido. A vacinação poupa o animal do sofrimento de passar por um processo infeccioso, muitas vezes fatal.

O investimento em uma vacina para o cachorro pode gerar uma enorme economia quando se consideram os custos de uma internação hospitalar em decorrência de uma virose, por exemplo. Além disso, a proteção do animal contra doenças zoonóticas acaba por proteger toda a família que convive com ele. Doenças como a raiva podem ser evitadas apenas com a aplicação anual da vacina disponibilizada gratuitamente pelo governo de vários países.

A área de vacinação na medicina veterinária é bastante dinâmica, com novas vacinas sendo lançadas frequentemente. Diante de tantas opções, é comum que o tutor se sinta confuso em relação à melhor escolha dos diversos calendários vacinais de cães. Diante disso, vamos esclarecer neste artigo algumas dúvidas mais comuns sobre vacinação e sugerir um calendário vacinal básico para os cães, desde filhotes a idosos. Além disso, falaremos quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida! Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Calendário de vacinas para cachorros

Índice

  1. Para que servem as vacinas?
  2. Quais vacinas o cachorro deve tomar ao longo da vida?
  3. Quantas vacinas o cachorro tem que tomar por ano?
  4. Quantas vacinas um cachorro adulto deve tomar?
  5. Meu cachorro nunca tomou nenhuma vacina. Tem problema?
  6. Calendário anual de vacinas de cachorros
  7. Onde vacinar o cachorro gratuitamente?

Para que servem as vacinas?

As vacinas são produtos biológicos utilizados para conferir e aumentar a imunidade de um cachorro contra diversas doenças, geralmente utilizando um antígeno derivado de um ou vários agentes infecciosos.

Quando falamos em doenças em pets, é sempre melhor prevenir do que tratar uma infecção, considerando que as vacinas para cães e gatos são muito seguras, salvando muito mais vidas que prejudicando-as. Algumas vacinas produzem um efeito tão benéfico que chegam a reduzir ou eliminar doenças de moderada a alta morbidade e mortalidade.

Quando falamos sobre doenças infecciosas transmissíveis, verificamos que uma vacinação adequada faz com que o organismo do animal desenvolva anticorpos capazes de destruir o agente que entrou em contato, promovendo imunidade, o que resulta em controle e redução de doenças. Além da função de proteção, a vacinação também possui a capacidade de auxiliar no controle de enfermidades em animais, pois em média 75% das doenças humanas reemergentes ou emergentes do último século são zoonoses.

Vários tipos de vacinas se encontram disponíveis atualmente para cães e gatos. Podemos classificá-las, de uma forma simples em:

  • Vacinas atenuadas: são as vacinas com patógenos vivos, com virulência reduzida por processamento laboratorial;
  • Vacinas recombinantes: utilizam um vírus ativo como vetor;
  • Vacinas inativadas: são aquelas em que o agente é previamente inativado ou feita com subunidade do patógeno.

Todas as vacinas simulam uma infecção pelo agente patogênico, sem causar a doença, fazendo com que o corpo desenvolva defesas contra um possível ataque futuro.

Quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida? - Para que servem as vacinas?

Quais vacinas o cachorro deve tomar ao longo da vida?

Em 2007, o Grupo de Diretrizes de Vacinação (VGG) da WSAVA (World Small Animal Veterinary Association – em português Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) se reuniu para desenvolver diretrizes para a vacinação de cães e gatos que tivessem aplicação global. Em 2010 foi publicada uma versão atualizada dessas diretrizes, reconhecendo que os cuidados com os cães e gatos estão sujeitos a uma variação significativa na prática e nos aspectos econômicos associados em todo o mundo, e que as recomendações de vacinação aplicáveis a um país desenvolvido podem não ser apropriadas para um país em desenvolvimento.

Para a realidade brasileira, foi realizado um estudo pela Federacion Iberoamericana de Asociaciones Veterinarias de Animales de Compañia (FIAVAC), com o apoio da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Animais de Companhia (ANCLIVEPA), onde as doenças foram divididas em duas classes:

1. Doenças contra as quais todos os cães devem ser vacinados

2. Doenças contra as quais apenas alguns cães devem ser vacinados

Nestas doenças, o médico veterinário deverá fazer uma avaliação da necessidade do uso da vacina ou não para cada animal:

  • Adenovirose respiratória
  • Parainfluenza
  • Bordetelose
  • Coronavirose
  • Giardíase
  • Leishmaniose visceral

Então, quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida? Simplificando, todos os cachorros devem tomar a vacina múltipla (V8 ou V10), que imuniza contra cinomose, leptospirose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose e parainfluenza e a vacina antirrábica.

A depender da análise da necessidade pelo médico veterinário, os cães podem tomar: vacina para a prevenção da giardíase e da gripe canina (tosse dos canis).

Quantas vacinas o cachorro tem que tomar por ano?

Os cachorros devem tomar reforços anuais das vacinas múltipla, antirrábica, contra giardíase e gripe canina, caso o médico veterinário tenha indicado as duas últimas.

Quantas vacinas um cachorro adulto deve tomar?

Um cachorro adulto que esteja com o esquema de vacinação em dia, deverá tomar apenas os reforços anuais.

Meu cachorro nunca tomou nenhuma vacina. Tem problema?

Sim! O cachorro que não tomou nenhuma vacina está vulnerável às doenças infecciosas citadas no item acima “Quais vacinas o cachorro deve tomar ao longo da vida?”.

Como é mais fácil imunizar um cão adulto, quando comparado com um filhote, serão necessárias apenas duas doses da vacina múltipla caso o cachorro nunca tenha tomado essa vacina. A antirrábica continua com uma dose anual apenas. As vacinas contra giardíase e gripe canina também devem ser aplicadas em duas doses, com reforços anuais.

Calendário anual de vacinas de cachorros

O calendário anual de vacinas para os cães varia de acordo com a idade do animal. Considera-se um cão como filhote até os 6 meses de idade, necessitando de mais doses de vacina para que a imunização seja completada.

Quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida? - Calendário anual de vacinas de cachorros

Onde vacinar o cachorro gratuitamente?

Infelizmente, o Brasil não adota a vacinação gratuita de cães com a vacina múltipla. Apenas a vacina antirrábica é gratuita no país. Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação contra a raiva em cães e gatos, de modo a manter, no curto prazo, parcela significativa dessas populações imune ao vírus[1]. Os Centros de Controle de Zoonoses do Distrito Federal e dos Municípios aplicam gratuitamente a vacina antirrábica em cães e gatos.

Agora que você já sabe quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida e viu quais são obrigatórias, recomendamos também a leitura deste outro artigo com um guia completo sobre a vacina antirrábica canina.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Vacinação.

Referências
  1. Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Raiva. Atualizado em 26/08/2022. Disponível em https://www.saude.df.gov.br/raiva. Acesso em 21/10/2022.
Bibliografia
  • Vasconcelos, A.V. Imunização em cães e gatos: tendências atuais. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Veterinária, 2011. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C5J4G/1/monografia_completa_em_pdf.pdf. Acesso em 21/10/2022.
  • Borges, G.S.A. Abordagem individualizada a respeito dos protocolos vacinais de cães e gato. Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, 2021. Disponível em https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/15589/3/21603182.pdf. Acesso em 21/10/2022.
  • Ford, R.B. Vacinas e Vacinação. Pergunte ao especialista, Boehringer Ingelheim. Disponível em https://vetsmart-parsefiles.s3.amazonaws.com/803e1d52e7446e7a8fff138530114742_vetsmart_admin_pdf_file.pdf. Acesso em 21/10/2022.
  • Labarthe, N. Guia para vacinação de cães no Brasil. Zoetis Brasil, 2020. Disponível em https://www.zoetis.com.br/prevencaocaesegatos/posts/c%C3%A3es/guia-para-vacina%C3%A7%C3%A3o-de-c%C3%A3es-no-brasil.aspx#. Acesso em 21/10/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida?