Comparações

Raças de cachorros marrons

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 22 dezembro 2022
Raças de cachorros marrons
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora existam mais de 360 raças diferentes de cães, muitas pessoas preferem adotar um cachorro pensando mais em sua cor que em sua raça ou outra característica. A verdade é que devemos considerar vários outros aspectos ao adotar um amigo peludo, como, por exemplo, sua personalidade, mas às vezes isso não é possível. Ainda que devido à modificação genética qualquer cachorro possa ter uma pelagem marrom, existem algumas raças cujo padrão é marrom.

Marrom é sua cor favorita ou você tem apenas curiosidade em conhecer as raças de cachorros marrons? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Raças de cachorro preto e branco

Índice

  1. Vira-lata caramelo
  2. Pastor alemão
  3. Chow chow
  4. Poodle
  5. Boxer
  6. Basset alemão da Vestfália
  7. Braco alemão de pelo curto
  8. Dachshund ou teckel
  9. Shiba inu
  10. Terra-nova
  11. Labrador retriever
  12. Outros cachorros marrons
Ver mais >>

As raças de cachorros marrons são bastante comuns, podendo ser cães de pequeno, médio ou grande porte. Entre elas, podemos destacar:

  • Pastor alemão
  • Chow chow
  • Poodle
  • Boxer
  • Basset alemão da Vestfália
  • Braco alemão de pelo curto
  • Dachshund ou Teckel
  • Shiba inu
  • Terra-nova
  • Labrador retriever

A seguir, conheceremos algumas características e curiosidades com fotos desses cachorros marrons.

Vira-lata caramelo

Mesmo sendo uma lista de raças de cachorros marrons, é claro que não poderíamos deixar de fora um dos cães mais populares do Brasil: o famoso vira-lata caramelo. Na verdade, se trata de um cachorro sem raça definida (SRD) que tem sua origem a partir de cachorros de diferentes raças. De acordo com o último levantamento sobre as raças mais comuns no país, 32% do total eram justamente os vira-latas, seguidos pelo shih tzu (12%), o yorkshire terrier (6%), poodle (5%) e bulldogue francês (3%).

Em todo o mundo há uma grande variedade de vira-latas mais comuns e tudo depende do clima, dos diferentes grupos locais de cães e de outros fatores. No Brasil, os vira-latas caramelo descendem dos cachorros europeus que foram trazidos para o país durante a época da colonização por Portugal.

Raças de cachorros marrons - Vira-lata caramelo

Pastor alemão

Cão por excelência para muitos, o pastor alemão é uma das raças de cachorros marrons e cafés que combina diferentes tonalidades. Embora atualmente seja muito associado aos cães de polícia, em sua origem o pastor alemão era utilizado para conduzir e controlar rebanhos.

O padrão do pastor alemão permite cores diferentes, como preto sólido, amarelado, preto, castanha, cinza claro ou somente cinza. Esses tons são combinados com o tom marrom que o caracteriza.

Talvez você se interesse em dar uma olhada no nosso post sobre nomes para cachorros marrons.

Raças de cachorros marrons - Pastor alemão

Chow chow

Outra raça de cães marrons e cafés é o chow chow. Com origem na Mongólia (China), atualmente é uma das raças mais populares por ser parecido com um pequeno e peludo urso. Além disso, não podemos nos esquecer de mencionar sua língua azul, motivo durante séculos de diferentes mitos e lendas, embora realmente seja uma modificação genética.

Essa raça de cachorro marrom tem pelagem longa e lisa e, ainda que essa cor deva ser a única dentro do padrão, existem outras tonalidades possíveis, como creme, branco ou preto.

Se você quiser saber mais sobre o chow chow, não deixe de consultar sua ficha de raça.

Raças de cachorros marrons - Chow chow

Poodle

Os poodles ou caniches se destacam por sua inteligência e personalidade equilibrada, características que permitiram que se tornasse uma das raças de cachorros de cor marrom mais populares. Eles possuem uma pelagem longa, fina e encaracolada que lhes confere uma aparência divertida e alegre.

Por outro lado, ainda que estejamos falando de cães marrons, é certo que o poodle pode ser encontrado em outras cores, como branco ou preto. Além disso, cabe destacar que a estrutura deste cão é curiosa, pois, ainda que à primeira vista pareça proporcional, é, na verdade, mais comprida do que alta.

Não deixe de conferir o artigo sobre nomes engraçados para cachorros no PeritoAnimal.

Raças de cachorros marrons - Poodle

Boxer

Continuamos o artigo sobre raças de cachorros marrons ou de cor café com o boxer. Algumas pessoas se assustam com seu tamanho, musculatura e mandíbula poderosa, mas a verdade é que os boxers são uma das raças mais fiéis e sociáveis ​​que podem existir.

Nós do PeritoAnimal gostaríamos de te lembrar que antigamente se cortavam as orelhas e a cauda dos boxers. Atualmente essa prática está proibida na maioria dos países, porém há exceções. Por isso, queremos enfatizar que se trata de um ato que desaprovamos completamente e o qual somos contra, já que causa dor aos cães.

Veja algumas ideias de nomes para cachorros boxer.

Raças de cachorros marrons - Boxer

Basset alemão da Vestfália

Com uma aparência engraçada e curiosa, o basset alemão é outra das raças de cachorros marrons. É a versão de patas curtas do braco alemão. Assim como seu parente, o basset tem sua origem na Alemanha, mais especificamente na cidade de Vestfália.

Uma das características que se destacam nesses cães marrons é a posição do rabo, ​​que está sempre ereto. Além disso, eles também têm orelhas de tamanho médio e caídas.

Raças de cachorros marrons - Basset alemão da Vestfália

Braco alemão de pelo curto

Seguindo a linha do cachorro marrom anterior, a seguir falamos do braco alemão de pelo curto. Trata-se de uma raça de cães marrons que conta com diferentes tipos, mas todos têm força e grande porte.

Essa raça se destaca por sua grande agilidade e rapidez que, se somados ao seu olfato aguçado, forma um excelente cão de caça. Pode ser de cor marrom sólida ou marrom com manchas pequenas, além de outros subtons de preto.

Raças de cachorros marrons - Braco alemão de pelo curto

Dachshund ou teckel

Provavelmente uma das raças de cachorros marrons mais divertidas que vamos encontrar. Seu pequeno porte e estatura conferem uma aparência muito cômica. O dachshund tem uma personalidade carinhosa e é bastante sociável, por isso não nos trará problemas na hora de conviver com outras pessoas. O dachshund tem uma pelagem curta e dura, e todas suas cores possíveis são variações de marrom escuro.

Visite a ficha completa do dachshund ou teckel para saber mais sobre essa raça de cães marrons.

Raças de cachorros marrons - Dachshund ou teckel

Shiba inu

O shiba inu é um cachorro marrom, com origem no Japão (Ásia). Trata-se de uma raça de cachorro muito inteligente, mas muito tímida, o que pode causar alguns problemas. Costuma ser recomendado para tutores que já tiveram experiência com outros cachorros.

Embora nesse artigo estejamos falando de raças de cachorros marrons, não podemos ignorar o peculiar rabo enrolado do shiba inu. Além disso, apesar de normalmente o vermos na cor marrom, independentemente da tonalidade da cor, é verdade que também podemos encontrar exemplares brancos ou creme, por exemplo.

Não deixe de conferir as diferenças entre o akita inu e o shiba inu a seguir.

Raças de cachorros marrons - Shiba inu

Terra-nova

O cachorro terra-nova é conhecido popularmente como o "gigante gentil", devido ao seu grande porte e docilidade. Como mencionamos, seu porte é significativamente maior do que o de outros cães. De fato, pode chegar a medir setenta centímetros e pesar entre 45 e 100 quilos.

Essa raça de cachorros marrons são ideais para crianças e casas, já que tem um enorme senso de vigilância e estão sempre alertas. Por outro lado, é um cão dócil e carinhoso, de convivência fácil.

Raças de cachorros marrons - Terra-nova

Labrador retriever

Não seria possível terminar este artigo sobre raças de cachorros marrons sem falar do famoso labrador retriever. Também conhecidos apenas como como labradores, esses cachorros marrom-café podem apresentar variações no grau de tonalidade da cor, assim, há mais claros e mais escuros. Há também outras cores possíveis, como preto ou amarelo.

A seguir, dê uma olhada no artigo sobre cores do labrador retriever.

Raças de cachorros marrons - Labrador retriever

Outros cachorros marrons

Agora que você conheceu as características de algumas raças de cães marrons, a seguir vamos ver outras raças que também podem chamar sua atenção:

Agora que você conheceu diferentes raças de cachorros marrons, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre as características do fofo dachshund:

Texto feito com a colaboração de: Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros marrons, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Raças de cachorros marrons