Partilhar

Chow Chow

Atualizado: 2 outubro 2018
Chow Chow

O cachorro chow chow é originário da China e provavelmente é uma das raças de cães mais populares do mundo. Deve-se notar que a característica mais marcante do Chow Chow é a cor de sua língua, que é roxa. Mas por que o chow chow tem uma língua roxa? Esta peculiaridade é devido, principalmente, à genética do cão, embora existam alguns mitos e lendas dos porquês... Se você quiser saber mais sobre, não deixe de visitar o artigo para descobrir isso!

Nesta ficha, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a raça chow-chow, recordando sua história e origem, características físicas mais notáveis, possíveis problemas de saúde, detalhes sobre sua educação e também como é o temperamento do chow chow. Se você está pensando em adotar um chow chow ou se já tiver um, continue lendo este arquivo completo com a ficha do chow chow e assim, você vai tirar todas as suas dúvidas e encontrar informações úteis preparadas por especialistas do setor.

Origem
  • Ásia
  • China
  • Mongólia
Classificação FCI
  • Grupo V
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Chow Chow

A história do chow chow tem início no norte da China e estima-se que ele começou a procriar aproximadamente 2.000 ou 3.000 anos atrás. Embora não existem estudos que realmente demonstram essa longevidade, podemos afirmar que é uma das mais antigas raças de cães, de acordo com um estudo recente. O nome chow chow significa "leão macio e fofo", provavelmente devido às suas características físicas. Uma antiga lenda chinesa até se refere a um poderoso animal de guerra, descrito como um leão com uma língua preta, detalhes da sua morfologia que nos fazem pensar no ancestral até o chow chow atual.

A evolução da raça é desconhecida, embora se suspeite que, após a origem dos cães chow chow na região ártica da Ásia, com o tempo ele teria migrado para a Sibéria, a Mongólia e finalmente a China. Seus atributos físicos de fato lembram uma raça de cachorro do tipo nórdico, talvez do cruzamento com algum tipo de cão mastim.

A história do cachorro chow chow representa-o como um excelente cão de guarda dos templos sagrados e de algumas casas, mas outros trabalhos também são atribuídos a ele, como caça e pastoreio. Também foram usadas como alimento e suas peles foram usadas como abrigo. Além disso, um escrito de Marco Polo revela que eles também trabalharam rebocando trenós. Sem dúvida, esta é uma raça muito versátil. A origem do cachorro chow chow é um pouco incerta, especialmente considerando que no passado a China mantinha políticas rígidas de "portas fechadas".

Durante os primeiros anos do século XIX, o chow chow começou a aparecer em outros países, como na Inglaterra, onde não se destacou muito, inclusive, foi exibido no Zoológico de Londres na década de 1820 como "cão selvagem chinês". Enquanto a espécie ainda estava viajando ao redor do mundo, a rainha Victoria decidiu adquirir um e foi quando a raça se tornou muito popular no Reino Unido.

A raça foi oficialmente exibida no ano de 1890 e foi admitida no AKC (American Kennel Club) em 1903. Atualmente, a ração é uma das mais conhecidas do mundo embora não se destaque por já ser comum.

Características do chow chow

O chow chow é considerado um cão de tamanho médio e apresenta um corpo compacto e bem proporcionado. Obviamente, as características físicas do cachorro chow-chow nos lembram um pequeno leão, especialmente por causa de sua pele, que forma uma espécie de juba ao redor do rosto. Sua cabeça é larga e com o crânio achatado. A depressão nasofrontal (stop) não é pronunciada. O nariz é preto em quase todos os cães, mas pode ser mais claro em cães de cor clara, ou na cor de pelo em cães azuis ou grifos. A língua negra azulada é característica da raça. Os olhos são escuros, ovais e médios. As orelhas são pequenas, grossas, eretas e com extremidades levemente arredondadas.

O corpo é compacto, as costas e lombar são curtas. O peito é largo e profundo. A cauda é de alta inserção e fica dobrada sobre as costas. A angulação reta das patas traseiras faz com que chow chow tenha um pequeno passo, quase sem levantar as patas traseira. Seu pelo pode ser longo ou curto, em cães de pelo comprido, a camada externa é abundante, densa, áspera, reta e não excessivamente longa, enquanto a penugem interna é macia. Em cães de pelo curto a pelagem é curta, densa, reta e macia. A cor do cão deve ser única, embora possa haver tons diferentes: chow chow preto, chow chow branco, vermelho, azul, dourado, creme.

As características da raça indicam uma altura para o cruzamento em machos entre 48 e 56 cm, enquanto as fêmeas estão entre 46 e 51 centímetros. O peso aproximado nos machos é em torno de 25 e 32 quilos e o das fêmeas nos 20 e 25 quilos.

Para conhecer as características de uma ração de raça pura, não se esqueça de comparar o padrão oficial de alguma associação canina com o seu cão ou ir diretamente a um clube de cachorros chow chow para que um juiz ou proprietário experiente possa orientá-lo.

Como é o temperamento do chow chow

Geralmente, o caráter da raça chow chow é calmo, reservado, independente e tranquilo. Não se destaca por ser amante do exercício, pelo contrário, prefere fazer pequenas caminhadas de vigilância dentro de seu território e descansar enquanto assegura que nenhum humano ou cão estranho se aproxima. Essas características provavelmente fizeram dele, antigamente, um excelente cão de guarda.

Além de ser quieto, o caráter do cachorro chow chow se destaca por ser especialmente leal e fiel ao seu tutor, com quem ele fará um vínculo único e diferente e por isso, ele tende a ser reservado com estranhos. Nesse sentido, é importante ressaltar que o chow chow pode acabar mostrando uma atitude super protetora, por isso é aconselhável nunca reforçar comportamentos protetores ou possessivos, pois pode desencadear o surgimento de comportamentos mais agressivos. Dada sua natureza reservada, seu instinto de caça e sua tendência à superproteção, devemos prestar atenção especial à socialização do cão, um tópico que discutiremos com mais detalhes na seção sobre educação.

Para finalizar, ressaltamos que o caráter do chow chow com as crianças costuma ser muito positivo, principalmente se ambos moram juntos desde a infância, pois o cão terá tendência a proteger, monitorar e cuidar dele, além de ser paciente durante suas interações. Isso não significa que o cão "deva aceitar" comportamento inadequado por parte das crianças, lembre-se que é importante ter alguns cuidados entre crianças e um animal de estimação já que muitas vezes, pelo comportamentos negativos das crianças alguns cachorros reagem de forma menos positiva. Por isso aconselhamos que você supervisione sempre a interação entre ambos e educá-los corretamente de forma que eles se relacionem positivamente.

Cuidados com o chow chow

Quando falamos sobre os cuidados com o chow chow, um dos aspectos que é mais importante é o cuidado com o pelo, principalmente naqueles cães com pelos longos. Como devemos preocupar com o pelo de um chow chow? Para começar, daremos especial atenção ao fato de que o pelo não é excessivamente longo, pois pode causar o aparecimento de nós e emaranhados. É aconselhável ir a um petshop regularmente para cortar as pontas do pelo e dar banho, mas se não quiser cortá-lo, é aconselhável escovar o pelo do chow chow em torno de quatro vezes por semana. No entanto, durante o período de mudança de pelagem, que é na primavera e no verão, deve-se aumentar as vezes em que se escova o pelo do cachorro para cinco ou seis dias por semana. Isso também ajudará a evitar o aparecimento de parasitas e outros problemas de pele, comuns no cachorro chow chow.

Também é aconselhável dar banho regularmente para evitar o acumulo de sujidade. A frequência do banho do chow chow pode ser entre o mês e os três meses. Lembre-se que o banho excessivo danifica sua derme e pelagem, além de causar uma diminuição nas defesas, por isso, é mais aconselhável gastar mais tempo escovando e menos para o banheiro. Não se esqueça de aplicar um shampoo específico para cães, nunca um para uso humano.

Outro aspecto importante que devemos levar em conta ao aprender como cuidar de um cachorro chow chow é aprender sobre exercícios físicos e caminhadas. Embora seja um cão quieto com pouca predisposição ao exercício, será essencial dedicar algum tempo ao exercício, ainda que moderadamente, para prevenir o sobrepeso e a obesidade, bem como o possível aparecimento de problemas comportamentais. Como passear um chow chow? Idealmente, seria recomendado 3 a 4 caminhadas por dia, com duração aproximada de 20 minutos. Durante as caminhadas, é necessário permitir que ele cheire, socialize com outros cães e realize uma atividade relaxada e exclusiva dele.

Por outro lado e como já dissemos, o exercício da chow chow deve ser moderado, por isso boas sugestões é levá-lo para tomar banho na praia ou ensiná-lo a procurar e trazer a bola, por exemplo. Naturalmente, não force o seu cão a realizar exercícios excessivos durante os meses quentes, porque pode predispor a sofrer uma insolação devido ao seu revestimento espesso e denso. Estes cães podem viver ao ar livre em climas frios e temperados, mas não toleram bem os climas quentes. Em todos os casos, é melhor que eles possam morar dentro de casa e também se adaptarem facilmente à vida no apartamento se receberem suficiente caminhada e exercício físico.

A alimentação de cães chow chow deve ser nutricionalmente completa e equilibrada. Você pode optar por comprar ração de alta qualidade, combinando-os regularmente com alimentos úmidos para enriquecer sua dieta ou iniciá-los em dietas caseiras, sejam dietas semi-cozidas ou crus (conhecidas como BARF). Em qualquer caso, a ração do Chow chow deve basear-se em produtos de alta qualidade.

Educação do cachorro Chow Chow

A melhor idade para adoção do chow chow é entre 8 e 12 semanas de idade, já que ficar com sua mãe e irmãos lhe ajudará a conhecer a linguagem canina, limites de jogos, controlar a força da mordida, etc. A partir de então e depois de receber as primeiras vacinas, o cão deve começar a socializar com todo tipo de pessoas, animais e ambientes, certificando-se sempre de que ele tenha contato social positivo com eles. A socialização do cão é especialmente importante, pois dependerá dele no futuro para ser um cão equilibrado e mostrar comportamentos relacionados ao medo ou agressão. Quando ele ainda for um chow chow filhote, teremos que educar o cachorro em diferentes aspectos, mas, além da socialização, o mais importante será ensiná-lo a urinar no lugar certo, uma rotina indispensável de todo cão.

Mais tarde, podemos começar a praticar o treinamento do chow chow, que sempre deve ser feito através de educação positiva. O treinamento do Clicker pode dar bons resultados com a corrida, mas qualquer outra variante de treinamento positivo funciona. É importante treinar este cão desde filhote, para superar até certo ponto sua independência natural. Descubra quais são os comandos básicos e como começar a praticá-las.

Esses cães não latem muito e geralmente não causam muito dano (quando superam a adolescência, é claro). No entanto, o principal problema do comportamento é a agressão se eles não foram devidamente socializados ou treinados. Não é um cão fácil de educar porque às vezes pode ser muito teimoso e porque tem uma personalidade bastante independente, no entanto, com paciência e determinação, é possível fazer com que o chow chow reaja perfeitamente às ordens de obediência e conviva super bem.

Saúde de chow chow

Tal como acontece com muitas outras raças de cães, existem alguns problemas de saúde do chow chow bastante frequentes e com uma alta incidência na raça. É essencial que qualquer dono tenha noção, pelo menos, daquelas que são mais comuns, por isso, abaixo apresentamos uma lista das doenças mais comuns do chow chow, falamos naturalmente de doenças congênitas:

É importante notar que o cachorro chow chow tem uma tendência a sofrer de doenças auto-imunes, assim como câncer de pele. Por todas estas razões, não se esqueça de visitar o veterinário a cada 6 ou 12 meses, seguir o calendário de vacinação e a desparasitação periódica. Com bons cuidados e medicação preventiva, a expectativa de vida do chow chow é entre 9 e 15 anos.

Fotos de Chow Chow

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Chow Chow

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Chow Chow

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
Vinycius Carlos Leite
Meu chow chow é filhote e tem 48 dias e eu tenho feito a papinha para ele, mas ele não consegue comer beem! O que eu devo fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vinycius! Temos um artigo que pode te ajudar com algumas receitas para filhotes de cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/receitas-para-filhote-de-cachorro-22567.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.

Chow Chow
1 de 8
Chow Chow

Voltar ao topo da página