menu
Partilhar

Chesapeake bay retriever

Atualizado: 3 janeiro 2022
Chesapeake bay retriever

O chesapeake bay retriever, ou retriever da baía de Chesapeake, é o mais resistente dos cachorros retriever. Sua grande resistência física deu origem a muitos mitos em torno desta raça fantástica, como o mito de que eles podem passar longas horas em água geladas sem sofrer de hipotermia. Embora o chesapeake bay retriever seja um cachorro extremamente resistente a frio por causa de sua pelagem dupla, ele não pode passar longas horas em água gelada ou recuperar presas de caçadores em nenhuma circunstância.

Mesmo assim, o chesapeake bay retriever é um excelente recuperador, tanto em terra como na água. É também um cachorro muito versátil que pode realizar uma ampla gama de tarefas muito bem, além das atividades relacionadas à caça. Se você está pensando em adotar um desses cachorros, dê uma olhada nessa ficha de raça do PeritoAnimal para saber todo o necessário sobre o chesapeake bay retriever.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FCI
  • Grupo VIII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Tipo de pelo

Origem do chesapeake bay retriever

Em 1807, um barco inglês naufragou ao largo da costa de Maryland, Estados Unidos. Ele transportava dois filhotes da raça Newfoundland, que foram resgatados junto com a tripulação e a carga, por um navio local chamado "Cantón".

Estes dois cachorros foram dados aos aristocratas locais, que os utilizavam para a caça. Como eles se revelaram muito bons recuperadores, os tutores decidiram cruzá-los com cachorros locais que eram usados para o mesmo propósito, procurando melhorar ainda mais a capacidade de recuperação nas gerações seguintes. Assim, estes newfoundlands foram cruzados com cães retriever locais, e nas gerações seguintes foi introduzido o sangue de outras raças de cachorros, como o cão de caça inglês otterhound, o retriever curly coated e o retriever flat coated.

Em 1884 já havia sido estabelecido o definitivo chesapeake bay retriever, com características similares às de hoje, e era utilizado principalmente como um recuperador de aves aquáticas.

Hoje esses cachorros são usados para caça de pequenos animais de caça de terra e aves aquáticas, como cães de guarda e defesa, como animais de estimação, para provas de campo (competições de cachorros de caça), e para esportes caninos como Schutzhund, agility e obediência competitiva.

Características físicas do chesapeake bay retriever

Trata-se de um cachorro de porte médio, cujo corpo é ligeiramente mais comprido do que alto. Os machos têm entre 58 e 66 centímetros ao garrote e pesam entre 29,5 e 36,5 quilos. As fêmeas medem de 53 a 61 centímetros ao garrote e pesam entre 25 e 32 quilos.

Este cachorro tem uma cabeça poderosa definida por um crânio largo e arredondado, e o stop é bem definido. O focinho é pontiagudo. A mordida em formato de tesoura é preferida para o chesapeake bay retriever, mas uma mordida de pinça é aceitável. Os olhos deste cachorro são de tamanho médio, afastados e de cor amarelada ou âmbar, sendo característicos da raça e têm uma expressão inteligente. As orelhas são pequenas, altas e ficam penduradas nas laterais da cabeça. O pescoço tem comprimento médio e é forte e musculoso.

O rabo do chesapeake bay retriever é de espessura média na base e de comprimento médio. O cachorro o carrega reto ou ligeiramente curvado, mas não o encaracola pelas costas ou o carrega enrolado para o lado. Tanto os membros anteriores quanto os posteriores são fortes, retos e de comprimento médio. Eles são musculosos e de ossos fortes. Quando existem garras de orvalho, elas devem ser removidas cirurgicamente para reduzir o risco de ferimentos ao cachorro durante a caça. As longas patas estreitas, conhecidas como "pés de lebre", têm membranas interdigitais bem desenvolvidas e dedos dos pés arredondados bem próximos uns dos outros.

A dupla pelagem do chesapeake bay retriever, característica da raça, é grossa e curta. A pelagem externa é curta e reta, mas ondulada nos ombros, pescoço, costas e lombos. Em contraste, a subcamanda de pelo é lanosa, densa e fina. O pelo deste cachorro é oleoso, o que o torna impermeável à água. De acordo com o padrão da raça, a pelagem do chesapeake bay retriever deve ser tão impermeável quanto as penas dos patos.

As cores aceitáveis para esta raça de cachorro são "junco", " capim morto " ou qualquer tom de marrom. Embora cachorros de cor sólida sejam preferidos, pequenas manchas brancas no peito, barriga, dedos dos pés e dorso dos pés são aceitáveis para ser considerado um cachorro de raça pura.

Personalidade do chesapeake bay retriever

De modo geral, o chesapeake bay retriever é um cachorro amigável, alerta, alegre, dinâmico e inteligente. Embora afetuoso, é também um cachorro protetor e pode ser reservado com estranhos, mostrando um grau de agressão maior do que outras raças de retriever. Esta vantagem ou desvantagem, dependendo de como você olha para ela, levou alguns retrievers de chesapeake a serem treinados em Schutzhund, como pode ser visto nas fotografias do livro "Schutzhund theory and training methods" de Susan Barwig e Stewart Hilliard.

Devido à sua natureza de caça e ao contrário de outros cachorros, o chesapeake bay retriever tende a ser um cachorro territorial e independente, de modo que sua socialização desde de filhote é muito importante para evitar que ele brigue com outros cachorros ou desenvolva comportamento agressivo. No entanto, apesar de terem uma personalidade forte, os cães chesapeake bay retriever podem ser excelentes animais de estimação e ter uma relação maravilhosa com sua família humana e outros cachorros se eles forem bem socializados.

Cuidados com o chesapeake bay retriever

Esses cachorros precisam de muito exercício e nadar ocasionalmente, portanto não são adequados para viver em um pequeno apartamento. Se eles ficarem entediados ou não eliminarem o excesso de energia, podem se tornar cachorros destrutivos.

Além disso, os cheasepeake bay retrievers são cachorros que toleram bem os climas frios e, por isso, podem viver no exterior de uma casa. Entretanto, não esqueça que os animais têm sentimentos e, assim como nós não gostamos de ficarmos sozinhos e separados, eles também precisam de companhia frequente. É melhor que eles possam viver dentro de casa, mas tenham um grande jardim para brincar ao ar livre.

A pelagem do chesapeake bay retriever não requer nenhum cuidado especial. Ele deve ser escovado regularmente, mas não se deve dar banhos neste cachorro com muita frequência para não estragar seu pelo oleoso protetor. Naturalmente, isto é muito mais importante no caso de cachorros de caça do que quando se trata de cachorros de estimação que vivem dentro de casa.

Educação do chesapeake bay retriever

Esses cachorros são muito ativos e podem ser difíceis de controlar para pessoas inexperientes no manejo e treinamento de cachorros. Além de precisarem de muito exercício, estes cachorros demoram um pouco mais para amadurecer, tornando-os inadequados para pessoas sedentárias que não fazem muita atividade física. Portanto, é necessário que a pessoa que adote um cachorro desta raça seja alguém que tenha experiência prévia no treinamento de cachorros.

Os chesapeake bay retriever são fáceis de treinar para a caça, mas tendem a apresentar mais dificuldades do que outros retrievers quando se trata de treinamento de obediência canina. Para isto, métodos positivos como o adestramento com clicker funcionam melhor do que os métodos tradicionais. Eles também são considerados uma raça de cachorro muito versátil, resistente e capaz de muitas atividades ao ar livre e podem ser treinados para alguns esportes para cachorros adultos, como o agility.

Saúde do chesapeake bay retriever

Os cachorros da raça chesapeake bay retrievers são geralmente saudáveis, com uma expectativa de vida de 10 a 12 anos. Entretanto, a raça é predisposta a algumas doenças genéticas:

É aconselhável visitar o veterinário a cada 6 meses e seguir o cronograma de vacinação corretamente para prevenir e detectar rapidamente quaisquer problemas de saúde que o animal possa ter.

Fotos de Chesapeake bay retriever

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Chesapeake bay retriever

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Chesapeake bay retriever
1 de 8
Chesapeake bay retriever

Voltar ao topo da página