Partilhar

Braco alemão de pelo curto

Atualizado: 15 outubro 2018
Braco alemão de pelo curto

Embora seja classificado entre os cachorros ponteiros, o braco alemão de pelo curto é um cão de caça multifuncional, sendo capaz de realizar outras tarefas, como coleta e rastreamento. É por isso que é muito popular entre os caçadores.

Sua origem não é bem conhecida, mas o que se sabe é que eles são cães muito inteligentes e leais, que precisam de uma grande dose diária de atividade física e que não são adequados para morar em pequenos espaços, como apartamentos ou pequenas casas. Eles também são muito divertidos e sociáveis, tanto com crianças quanto com outros animais de estimação, por isso são recomendados para famílias com crianças pequenas ou grandes. Se você quiser adotar um cachorro braco alemão de pelo curto, não perca esta ficha do PeritoAnimal para saber tudo sobre esses cães.



Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo VII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Braco Alemão de pelo curto: origem

A história desta raça de cães de caça é pouco conhecida e muito confusa. Acredita-se que ele carrega o sangue de pointer espanhol e pointer inglês, bem como outras raças de cães de caça, porém sua genealogia não é conhecida com certeza. A única coisa que é clara desta raça é o que consta no livro das origens do braco de pelos curtos alemão ou "Zuchtbuch Deutsch-Kurzhaar", um documento onde o Príncipe Albrecht de Solms-Braunfels estabeleceu as características da raça, as regras do julgamento de morfologia e, finalmente, as regras básicas de testes de trabalho para cães de caça.

A raça era muito popular e ainda está entre os caçadores de seu país de origem, a Alemanha. Em outros lugares do mundo não é tão comum encontrar bracos alemães de pelo curto, mas eles são muito conhecidos entre os fãs de caça.

Braco alemão de pelo curto: características

De acordo com o padrão da FCI, a altura na cernelha varia de 62 a 66 centímetros para os machos e de 58 a 66 centímetros para as fêmeas. O peso ideal não é indicado nesse padrão de raça, mas os bracos alemães de pelo curto geralmente pesam em torno de 25 a 30 quilos. Este é um cão alto, musculoso e forte, mas não é pesado. Pelo contrário, é um animal bonito e bem proporcionado. As costas são fortes e bem musculosas, enquanto a lombar é curta, musculosas e pode ser reta ou ligeiramente arqueada. A garupa, larga e musculosa, inclina-se apenas ligeiramente para a cauda. O peito é profundo e a linha de baixo sobe ligeiramente até a altura da barriga.

A cabeça é longa e nobre. Os olhos são castanhos e escuros. O crânio é largo e ligeiramente curvo enquanto o stop (depressão naso-frontal) é moderadamente desenvolvido. O focinho é longo, largo e profundo. As orelhas são de inserção média e alta e lisas. Eles ficam pendurados nas laterais das bochechas e têm pontas arredondadas.

A cauda deste cão é de alta inserção e deve chegar até o jarrete quando ele trava, é horizontal ou ligeiramente na forma de um sabre durante a ação. Infelizmente, tanto o padrão da raça aceito pela Federação Internacional Cynológica (FCI) quanto os padrões de raça de outras organizações indicam que a cauda deve ser amputada aproximadamente pela metade nos países onde tal atividade é permitida.

A pelagem cobre todo o corpo do cão e é curta, apertada, áspera e dura ao toque. Pode ser de cor marrom sólido, marrom com pequenas manchas brancas, branco com cabeça marrom ou preto.

Braco alemão de pelo curto: personalidade

A natureza de caça desse cachorro define seu temperamento. Este é um cão ativo, alegre, curioso e inteligente que gosta de atividades ao ar livre na companhia de sua família. Se você tem um lugar adequado e tempo suficiente para manter esses cães, eles podem se tornar excelentes animais de estimação para pessoas dinâmicas e famílias que gostam de atividades ao ar livre. O cão braco alemão de pelo curto geralmente não são bons animais de estimação para pessoas ou famílias sedentárias ou que moram em apartamentos ou casas pequenas.

Quando é socializado desde cedo, o braco alemão de pelo curto é um cão amigável com estranhos, com cães e outros animais. Nestas condições, geralmente é muito amigável e brincalhão com as crianças. Por outro lado, se vai viver com animais de pequeno porte, é importante dar muita ênfase à sua socialização desde o filhote, pois seus instintos de caça podem surgir apenas quando for um adulto.

Seu grande dinamismo e fortes instintos de caça frequentemente causam problemas de comportamento quando esses cães são forçados a viver em apartamentos ou áreas densamente povoadas, onde não podem liberar suas energias. Nesses casos, os cães tendem a ser destrutivos e conflitantes. Além disso, os bracos alemães de pelo curto são animais barulhentos, latindo com bastante frequência.

Braco alemão de pelo curto: cuidados

Embora o braco alemão de pelo curto perca pelo regularmente, o cuidado com o cabelo é simples e não requer grande esforço ou tempo. A escovação regular é suficiente a cada dois ou três dias para manter o cabelo em bom estado. Se o cão estiver caçando, pode ser necessário escová-lo com mais frequência para remover a sujeira que se prende. Além disso, você só precisa dar banho no cachorro quando estiver sujo e não é necessário fazê-lo com muita frequência.

Esses cães precisam estar acompanhados a maior parte do dia e precisam de muito exercício físico e mental. Pela mesma razão, eles não se adaptam muito bem à vida em apartamento ou em cidades densamente povoadas. O ideal para o cachorro braco alemão de pelo curto é viver em uma casa com um grande jardim ou em uma área rural, onde eles podem correr com maior liberdade. Ainda assim, eles precisam de passeios diários para se socializar e se exercitar.

Braco alemão de pelo curto: treinamento

É fácil treinar esses cães para caçar, já que seus instintos os direcionam para essa atividade. No entanto, o treinamento do cão necessário para um cão de estimação pode encontrar algumas dificuldades devido ao fato de que os bracos alemães de pelo curto são facilmente distraídos. Mesmo assim, eles podem aprender muitas coisas e se tornarem excelentes animais de estimação se forem educados por meio de treinamento positivo. O treinamento tradicional não funciona tão bem com esta raça.

Braco alemão de pelo curto: saúde

Esta é uma das raças de cães mais saudáveis, mas ainda é propensa a doenças comuns a outras raças grandes. Entre essas doenças estão: displasia da anca, entrópio, torção gástrica e atrofia progressiva da retina. Também é suscetível a obstrução linfática e infecções de ouvido.

Fotos de Braco alemão de pelo curto

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Braco alemão de pelo curto

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Braco alemão de pelo curto

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Braco alemão de pelo curto
1 de 11
Braco alemão de pelo curto

Voltar ao topo da página