Partilhar

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 maio 2016
Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros japoneses têm, sem dúvida, algo de especial no seu olhar e na sua forma de ser. Talvez seja por isso que encontramos tantos cachorros da raça Akita Inu ou Shiba Inu, pois são adoráveis e bastante fiéis.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar 7 raças de cachorros japoneses que tem de conhecer se está pensando em adotar um cão. Algumas já são conhecidas, outras nem tanto, embora o que deva ter em conta é escolher um cachorro que precise de ser adotado, por isso deve recorrer a abrigos de animais da sua região para encontrar cachorros para adoção.

Continue lendo e descubra algumas raças de cachorros japoneses, para além disso pode deixar um comentário contando se tem um melhor amigo japonês ou pretende tê-lo.

Também lhe pode interessar: 15 raças de cachorros pouco conhecidas

Akita Inu

O Akita Inu é uma raça canina japonesa pura, já milenária, que está junto do homem há mais de 3.000 anos. Este incrível e bonito cachorro foi utilizado ao longo dos anos para tarefas muito diferentes como a caça de ossos, brigas de cachorros ou como cães de guarda. Atualmente o Akita Inu é um ótimo cachorro de companhia muito popular.

Os cachorros desta raça japonesa no geral têm uma personalidade muito forte e são um pouco dominantes, pelo que terá de o socializar desde que é um filhote muito bem. Os Akita Inu não ladram por qualquer coisa, se ouvir um deles ladrando, preste atenção.

Deve ter em conta que são cachorros de apenas um dono, isto não quer dizer que ele não dê carinho às restantes pessoas dentro do âmbito familiar, significa apenas que se não o considerar dono, se lhe tentar dar ordens não vai conseguir obter bons resultados.

Os Akita Inu são cachorros muito carinhosos com todas as pessoas dentro da família. São uma excelente escolha para estar com crianças, uma vez que não se queixarão se os mais pequenos lhe puxarem as orelhas ou a cauda. São cachorros muito fiéis e dedicados ao grupo ao qual pertencem.

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer - Akita Inu

Shiba Inu

A raça de cachorro japonês Shiba Inu é uma das 6 raças de cachorro peculiares do Japão e uma das poucas com tantos anos de antiguidade. A sua aparência é bastante idêntica ao Akita Inu embora seja bastante mais pequeno. Os machos não costumam passar dos 40 centímetros e são muito fiéis ao seu dono. É uma das raças mais próximas ao lobo cinzento, na mesma escala que os Shar Pei.

É um cachorro ideal para ter dentro do núcleo familiar, são amigáveis com os membros da família e com os restantes pets. Mas, também são muito ativos pelo que devemos de levá-los a passear e a fazer exercício ativo para o seu crescimento físico e mental saudável.

Têm o pelo curto e as cores que mostram vão desde o marrom avermelhado a branco. Também existem Shiba Inu completamente brancos, mas não é o mais comum de ser encontrado. Os Shiba Inu são cachorros muito inteligentes, mas às vezes tanto, que para ordens simples como se sentar ou que nos deem a pata custa-lhes um pouco.

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer - Shiba Inu

Shikoku inu

O Shikoku inu, originário de Kochi no Japão, era utilizado antigamente na caça de animais grandes, como javalis ou veados. Conhecem-se três variedades desta raça: Awa, Hongawa e Hata.

No aspeto, é idêntico ao Shiba inu, embora seja notavelmente maior. Está incluído dentro das raças de cachorros médios. Pode medir entre 43-55 cm de altura e pesar uns 20-23 quilos. O seu focinho é curto, suas orelhas pequenas e de forma triangulas, e a sua pelagem pode ser de três cores: branco e perto, predominantemente preto, e preto com detalhes vermelhos.

É um cachorro ágil e energético, ao mesmo tempo que fiel. Não costuma sofrer de nenhum problema ou doença. Mantêm-se normalmente saudáveis, à exceção de leves problemas na vista.

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer - Shikoku inu

Hokkaido inu

O Hokkaido inu, de tamanho médio ou inclusive grande, é um cão forte, de extremidades robustas e retas. Pensa-se que a sua raça possa ter chegado da China, embora as suas origens remontam 3000 anos atrás.

É um cachorro que historicamente foi usado tanto para a caça maior, por exemplo de ossos, como para a caça de javalis ou filhotes. A sua raça inclui-se dentro dos Spitz. Por norma, apresentam uma predisposição genética de boa saúde, sem problemas congênitos.

São muito ativos, pelo que precisam de vários passeios diários e de atividade física, caso contrário, pode apresentar grandes aumentos de peso, algo que deve ter em conta antes de adotar um cachorro desta raça. O seu ideal estaria entre os 20 e, inclusive os 30 quilos.

A cor mais comum do pelo destes cães é a cor bege, embora a gama cromática que estes cachorros podem apresentar seja muito ampla.

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer - Hokkaido inu

Kishu inu

O Kishu ino manteve-se como cão local da ilha que tem o mesmo durante centenas de anos. É um cão pouco conhecido pelo oeste. Antigamente, o seu pelo tinha cores chamativas, mas com o passar do tempo, as variedades mais comuns se converterem no branco, bege e preto.

A fisionomia é robusta, com duas camadas de pelo grossas. A causa costuma ser de forma curva para cima, e as orelhas curtas e muito peludas.

O seu caráter é calmo e dócil. Embora, dependendo do grau de exercício que realizem, pode variar. Se não queimarem toda a energia podem tornar-se cachorros muito nervosos. Nestes estados, os seus latidos são contínuos e fortes.

O seu ambiente ideal seria um grande terreno ou uma fazendo na qual pudessem brincar e exercer as funções de cão de guarda.

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer - Kishu inu

Tosa inu

A história do Tosa inu é relativamente curta. É fruto dos cruzamentos que conseguirão obter um cachorro de tamanho grande e, por isso foi cruzado com o Bulldog, o Dogo Argentino e o São Bernardo.

Sem dúvida que, é excepcionalmente corajoso e forte, de fato, atualmente é utilizado no Japão para combate, embora não sejam violentes nem acabem em morte. Ainda assim, o PeritoAnimal não está completamente de acordo em usar este cachorro para levar a cabo este tipo de práticas que podem trazer consequências fatais em donos inexperientes.

Atualmente o Tosa inu é um ótimo cão de companhia que tem um caráter estável e pode conviver sem nenhum problemas com outros animais. Também se dá bem com os mais pequenos da casa.

O seu focinho é de um tamanho médio, ligeiramente largo e o seu nariz é preto. As orelhas são pequenas em reação ao tamanho da cabeça e, os seus olhos, também são pequenos e de cor marrom terra com tons granada. É um cachorro muito bonito e impressionante.

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer - Tosa inu

Spitz japonês

O Spitz Japonês é descendente da variedade dos cachorros Spitz que chegaram por volta do ano de 1920 ao Japão. É um cão de tamanho médio que não costuma passar dos 35 cm de altura.

Tem o pelo comprido e embora não seja um dos cachorro que mais pelos soltam, solta bastante e por isso terá de o escovar com frequência. São de cor branca e de caráter calmo embora ao mínimo barulho irá avisá-lo.

Esta raça de cachorro japonês é ideal para estar com todos os membros da família, mas deve estar atento com os desconhecido pois são muito desconfiados. O Spitz japonês é muito menos conhecido que os seus primos diretos como o Samoieda e o Esquimó Americano.

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer - Spitz japonês

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário sobre Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Junior Podoslki @spitzjapones
Boa tarde, só uma correção no texto sobre Spitz Japonês: As fêmeas soltam pelos a cada 6 meses e o macho a cada 12 meses. Fora desses períodos, eles não soltam. Pode ter alguns cães da raça que soltam o ano todo, mas isso é decorrente do cruzamento descontrolado e co-sanguíneo. Parabéns por contribuir com a divulgação da raça, eles são geniais. Esses dois da foto são meus, a Giovanna e o Bruno :) Grande abraço
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Junior! Muito obrigada por contribuir com essa dica, valeu! Não recebemos nenhuma foto dos seus cachorros, tente enviar de novo para vermos :) Muito obrigada mais uma vez ;)
Junior Podolski
Oi Perito animal, quis dizer que esses dois spitz Japoneses da foto do site são os meus rsrs Giovanna e Bruno :)
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Não tinha entendido bem! Valeu Junior é uma raça muito bonita ;)
Joka
Olha só que gracinha, não conhecia estas raças..muito bom saber ;)
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Joka! É normal, muitas delas não são muito conhecidas :)

Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer
1 de 8
Raças de cachorros japoneses que tem de conhecer

Voltar ao topo da página