menu
Partilhar

8 raças de cachorros que parecem ovelhas

 
Por Eva López, Jornalista. 31 janeiro 2022
8 raças de cachorros que parecem ovelhas

Ver fichas de  Cachorros

Você sabia que nem todas as ovelhas têm a pelagem branca? Algumas, como a ovelha romanov, têm o pelo em tonalidades pretas e cinzas. Outras, como a awassi, têm tons brancos mesclados com marrom, e outras são completamente pretas. Por conta de toda essa variedade, na lista de raças de cachorros que parecem ovelhas você encontrará uma característica comum, a lã encaracolada e esponjosa, mas de cores muito variadas, de acordo com as diferentes raças de ovelhas que existem.

Os cães que parecem ovelhas possuem uma pelagem muito característica, com o pelo encaracolado, abundante e frondoso. Geralmente, os cães que possuem essa característica perdem muito pouco ou quase nenhum pelo, motivo pelo qual é importante levar seu peludinho ao pet shop para fazer a tosa de forma adequada.

Se está pensando em adotar um desses cães por sua aparência doce e aconchegante e pelo fato de não soltarem pelo, siga lendo e descubra, no PeritoAnimal, as raças de cães mais parecidas com ovelhas.

Também lhe pode interessar: Raças de gatos que parecem leões

Poodle

Sem dúvida, uma das primeiras raças que vêm à mente ao pensar em um "cachorro ovelha" é o caniche, popularmente conhecido como poodle. Não importa o tamanho, todos parecem adoráveis ovelhinhas! Especialmente quando sua pelagem é branca ou creme, o poodle anão e toy parece um cordeirinho, enquanto o médio e o gigante se assemelham mais a uma ovelha adulta.

O pelo do poodle tem textura fina e lanosa, muito parecido com o da ovelha. Também fazem parte dos cachorros que parecem ovelhas os mestiços nascidos do cruzamento com esta raça canina. Estes cães praticamente não soltam pelo, e por isso é preciso escová-los duas ou três vezes por semana para evitar a formação de nós. É também um dos cães mais inteligentes e precisa receber estimulação física e mental para ser feliz.

Conheça aos diferentes tipos de poodle neste outro artigo.

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Poodle

Bichón frisé

De coloração branca com o pelo esponjoso, suave e sedoso, ao olhar o bichón frisé automaticamente pensamos em um cordeiro ou ovelha por conta do estilo de penteado que tem. Este cão não perde pelo, fazendo parte da lista de cães hipoalergênicos. Assim como no caso anterior, para garantir um cuidado adequado da pelagem, é imprescindível escovar o animal semanalmente e visitar ao pet shop de vez em quando.

Apesar de ser um cão de porte pequeno, é muito dinâmico, ativo e brincalhão e precisa de exercício diário, jogos e atenção. É também muito sociável, sobretudo com crianças, podendo ser os companheiros ideais em praticamente qualquer casa.

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Bichón frisé

Bedlington terrier

Outro cachorro bastante parecido com ovelhas é o bedlington terrier, principalmente com a ovelha herdwick quando seu pelo é cinza. Este cão não apenas tem a pelagem parecida, como também o focinho, comprido e estreito, bem parecido com o da ovelha.

A pelagem deste animal é encaracolada, longa e densa, de um peculiar tom azul-acinzentado, fígado ou areia, com ou sem manchas acobreadas. Trata-se de um cão muito carinhoso, mas também tenaz. Se não receber uma socialização adequada, pode não tolerar bem outros animais.

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Bedlington terrier

Soft coated wheaten terrier irlandês

O soft coated wheaten terrier irlandês tem porte médio e possui pelagem encaracolada, macia e sedosa, de cor trigo. Por sua cor tão singular, é um cão muito parecido com as ovelhas, especialmente as merinas. Algo curioso nessa raça é que os filhotes podem nascer com coloração mais escura e clareiam conforme alcançam a pelagem adulta, o que acontece por volta dos 18 meses.

Ao contrário do que costuma acontecer com outros tipos de terrier, o irlandês é muito sociável, embora, ainda assim, seja necessário desenvolver um processo de sociabilização adequado. É um animal muito energético e ativo, e por isso precisa de exercícios e brincadeiras diárias. Quanto aos cuidados específicos da pelagem, assim como mostrado nos outros casos, é preciso escová-lo várias vezes por semana, idealmente uma vez ao dia, já que este cachorro ovelha também não perde pelo e podem emaranhar-se com facilidade.

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Soft coated wheaten terrier irlandês

Barbet

O barbet, ou cão d'água francês, pode apresentar as seguintes cores: preto, cinza, marrom, areia, branco ou marfim claro. É um cão que pode se parecer com uma ovelha negra, mas também com uma ovelha merina, hissar, coburger, etc. Sua pelagem é densa, acolchoada e encaracolada, uma característica comum aos cães d'água.

O barbet é inteligente, brincalhão, sociável e muito familiar, e por isso não costuma ser muito tolerante à solidão, especialmente se passar muito tempo sozinho. Sua pelagem também precisa de escovação semanal e visitas ao pet shop para cuidados.

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Barbet

Cão d'água espanhol

Assim como o barbet, o cão d'água espanhol também se assemelha e, por isso, está na nossa lista de "cachorros ovelhas". No caso desta raça, os animais podem ser unicolor (branco, preto ou marrom) ou bicolor (branco e preto ou branco e marrom), podendo também se assemelhar às raças de ovelhas bicolores, como a awassi, que é branca e marrom.

Como no caso anterior, a escovação deve ser praticamente diária e é recomendável levar o seu peludinho ao pet shop quando necessário para manter a pelagem nas condições ideais. É um animal que precisa de exercício físico diário, sendo muito ativo e energético.

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Cão d'água espanhol

Goldendoodle

Nós não podemos nos esquecer, é claro, dos cães mestiços como o goldendoodle. Qualquer cão mestiço nascido do cruzamento das raças anteriores pode também se parecer com uma ovelha caso herde todas as características de pelagem mencionadas. Por hora, vamos nos concentrar nesta raça. O goldendoodle surgiu do cruzamento do golden retriever com o caniche (ou poodle), apresentando características de ambos os progenitores. Geralmente possuem a pelagem do poodle, encaracolada, densa e lanosa, podendo herdar a coloração do golden como o creme, tendo como resultado um peludinho realmente adorável e, por isso, é outro que podemos chamar de cachorro ovelha.

É um animal inteligente, ativo, equilibrado, carinhoso e sociável. É o companheiro ideal de quase qualquer pessoa, desde que receba a estimulação física e mental que necessita, bem como escovação semanal da pelagem.

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Goldendoodle

Cockapoo

Seguindo com os cães mestiços, falaremos agora sobre o cockapoo, mais um dos cachorros que parecem ovelhas e cordeiros, e que possui porte médio. É resultado do cruzamento entre o cocker espaniel americano e o poodle médio, e sua pelagem costuma ser longa, ondulada e frondosa.

É um cão carinhoso e ativo, mas não costuma aguentar bem a solidão, precisando de tudores que possam dedicar a ele tempo suficiente. Esta raça costuma perder mais pelo que as mencionadas anteriormente, e necessitam de frequente escovação, sendo mais aconselhável que aconteça diariamente.

Agora que você já conhece as diferentes raças de cachorros que parecem ovelhas, lembre-se da importância de adotar com responsabilidade certificando-se de que, antes de qualquer coisa, você consiga suprir todas as necessidades que o seu peludinho venha a ter. Se já convive com um desses belíssimos cães, deixe uma foto do seu companheiro nos comentários!

8 raças de cachorros que parecem ovelhas - Cockapoo

Se deseja ler mais artigos parecidos a 8 raças de cachorros que parecem ovelhas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 raças de cachorros que parecem ovelhas
1 de 9
8 raças de cachorros que parecem ovelhas

Voltar ao topo da página