Comparações

Raças de gatos tigrados

Raças de gatos tigrados
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Existem muitas raças de gatos tigrados, sejam aqueles que apresentam listras, manchas arredondadas ou padrões semelhantes ao mármore. Coletivamente, eles são conhecidos como padrão tigrado ou malhado e é o padrão mais comum em felinos, tanto selvagens quanto domésticos. Essa característica dá a eles uma grande vantagem evolutiva: podem se camuflar e se esconder muito melhor, tanto de seus predadores quanto de suas presas.

Além disso, no século XX, muitos criadores se esforçaram para alcançar padrões únicos que dão a seus gatos um aspecto selvagem. Atualmente, existem raças de gatos que parecem tigres e até jaguatiricas em miniatura. Você quer conhecê-las? Não perca este artigo do PeritoAnimal, onde reunimos todas as raças de gatos tigrados.

Também lhe pode interessar: Raças de gatos brancos - Lista completa

Índice

  1. Bobtail americano
  2. Toyger
  3. Pixie-bob
  4. Gato europeu
  5. Manx
  6. Ocicat
  7. Gato Sokoke
  8. Gato bengal
  9. American shorthair
  10. Mau egipcio
  11. Outras raças de gatos tigrados
Ver mais >>

1. Bobtail americano

O bobtail americano é uma das raças mais conhecidas de gatos tigrados, devido, sobretudo, à sua pequena cauda. Pode ter pelo semi-longo ou curto, com padrões e cores diferentes. Entretanto, todos os gatos tigrados, com listras, manchas ou com aspecto de mármore são muito apreciados, pois lhes confere um aspecto selvagem.

Raças de gatos tigrados - 1. Bobtail americano

2. Toyger

Se existe uma raça de gato semelhante ao tigre, é a raça toyger, que significa "tigre de brinquedo". Este gato tem padrões e cores idênticos aos dos maiores felinos do mundo. Isso se deve a uma cuidadosa seleção que teve lugar na Califórnia, nos Estados Unidos, no final do século XX. Alguns criadores cruzaram o gato de Bengala com gatos tigrados, obtendo listras verticais no corpo e circulares na cabeça, ambas sobre um fundo laranja brilhante.

Raças de gatos tigrados - 2. Toyger

3. Pixie-bob

O gato pixie-bob é outro gato tigrado da nossa lista e foi selecionado nos Estados Unidos durante os anos 1980. Assim, foi obtido um felino de tamanho médio com uma cauda muito reduzida, que pode ter pelos curtos ou longos. É sempre de tons marrons e é coberto por manchas escuras, atenuadas e pequenas. Sua garganta e barriga são mais esbranquiçadas e podem ter tufos pretos nas pontas das orelhas, como linces.

Raças de gatos tigrados - 3. Pixie-bob

4. Gato europeu

De todas as raças de gatos tigrados, o gato europeu é o mais conhecido. Pode ter muitos padrões de pelagem e cores, mas o malhado é o mais comum.

Ao contrário dos outros tipos de gatos, a aparência selvagem do europeu não foi selecionada, pois surgiu espontaneamente. E sua seleção completamente natural se deve graças à domesticação do gato-selvagem-africano (Felis lybica). Esta espécie se aproximou dos assentamentos humanos da Mesopotâmia para caçar roedores. Pouco a pouco, conseguiu convencê-los de que era um bom aliado.

Raças de gatos tigrados - 4. Gato europeu

5. Manx

O gato manx surgiu como consequência da chegada do gato europeu à Ilha de Man. Ali surgiu a mutação que o fez perder sua cauda e que fez dele um gato muito popular. Como seus ancestrais, ele pode ser de cores diferentes e ter padrões variados. Entretanto, é mais comum encontrá-lo com a pelagem que o caracteriza como um gato tigrado.

Raças de gatos tigrados - 5. Manx

6. Ocicat

Embora chamado de gato tigrado, o ocicat se parece muito mais com o leopardo, Leopardus pardalis. Sua seleção começou de maneira acidental, pois seu criador queria alcançar uma raça de aparência selvagem. Começando com um gato abissínio e um siamês, a estadunidense Virginia Daly continuou cruzando raças até conseguir um gato com pontos escuros sobre um fundo claro.

Raças de gatos tigrados - 6. Ocicat

7. Gato Sokoke

O gato sokoke é a mais desconhecida de todas as raças de gatos tigrados. É um felino nativo do Parque Nacional Arabuko-Sokoke, no Quênia. Embora tenha origem nos gatos domésticos que ali vivem, suas populações se adaptaram à natureza, onde adquiriram uma coloração única[1].

O gato sokoke tem um padrão de mármore preto sobre um fundo claro, o que lhe permite se camuflar melhor na selva. Assim, ele evita carnívoros maiores e persegue suas presas de forma mais eficaz. Atualmente, alguns criadores estão tentando aumentar sua diversidade genética a fim de preservar sua linhagem.

Raças de gatos tigrados - 7. Gato Sokoke

8. Gato bengal

O gato bengal é uma das raças mais especiais de gatos tigrados. É um híbrido entre o gato doméstico e o gato leopardo (Prionailurus bengalensis), um tipo de felino selvagem do sudeste asiático. Sua aparência é muito semelhante à de seu parente selvagem, com manchas marrons circundadas por linhas pretas que estão dispostas sobre um fundo mais claro.

Raças de gatos tigrados - 8. Gato bengal

9. American shorthair

O gato americano de pelo curto ou american shorthair é originário da América do Norte, embora venha dos gatos europeus que viajaram com os colonizadores. Estes felinos podem ter padrões muito diversos, no entanto se saiba que mais de 70% são gatos tigrados[2]. O padrão mais comum é o marmorizado, com cores muito variadas: marrom, preto, azul, prata, creme, vermelho, etc. Sem dúvida, é uma das mais admiradas raças de gatos tigrados.

Raças de gatos tigrados - 9. American shorthair

10. Mau egipcio

Embora ainda haja dúvidas sobre sua origem, acredita-se que esta raça vem dos mesmos gatos que eram adorados no antigo Egito. O gato mau egípcio chegou à Europa e aos Estados Unidos em meados do século XX, quando este gato tigrado deixou todos surpresos com seu padrão de listras e manchas escuras sobre um fundo cinza, bronze ou prata. Destaca-se a parte inferior mais branca de seu corpo, assim como a ponta preta de sua cauda.

Raças de gatos tigrados - 10. Mau egipcio

Outras raças de gatos tigrados

Como indicamos no início, o padrão tigrado ou malhado é o mais comum, já que surge naturalmente como uma adaptação ao meio ambiente. Portanto, aparece frequentemente em alguns indivíduos de muitas outras raças de gatos, portanto, eles também merecem fazer parte desta lista. As outras raças de gatos tigrados são os seguintes:

Não perca ainda o vídeo que fizemos com 10 raças de gatos tigrados em nosso canal no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos tigrados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. Lipinski, M. J., Froenicke, L., Baysac, K. C., Billings, N. C., Leutenegger, C. M., Levy, A. M., ... & Pedersen, N. C. (2008). The ascent of cat breeds: genetic evaluations of breeds and worldwide random-bred populations. Genomics, 91(1), 12-21.
  2. CFA. (2013). American Shorthair Breed Presentation. CFA Breed Seminar, Tokyo, Japan.
Bibliografia
  • The Cat Fanciers Association (CFA). Disponível em: <https://cfa.org/>. Acesso em 27 de abril de 2021.
  • Fédération Internationale Féline (FIF). Disponível em: <http://fifeweb.org/index.php>. Acesso em 27 de abril de 2021.
  • The International Cat Association (TICA). Disponível em: <http://tica.org/>. Acesso em 27 de abril de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Paulo aoki
Bom dia, gostaria de saber a raça do meu gato por favor!
Muito obrigado.
1 de 11
Raças de gatos tigrados