menu
Partilhar

Cão d'água irlandês

Atualizado: 3 agosto 2022
Cão d'água irlandês

O cão d'água irlandês é uma raça canina muito peculiar que se destaca por duas características únicas: seu pelo encaracolado e sua "cauda de rato". São cachorros muito resistentes e trabalhadores, que tradicionalmente foram usados como retrievers e cães de caça. No entanto, também são excelentes cachorros de companhia que se destacam por sua natureza simpática e brincalhona.

Quer saber mais sobre o cão d'água irlandês ou irish water spaniel? Se é assim, não deixe de nos acompanhar nesta ficha do PeritoAnimal, em que falaremos sobre as principais características desta raça.

Origem
  • Europa
  • Irlanda
Classificação FCI
  • Grupo VIII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Tipo de pelo

Origem do cão d'água irlandês ou irish water spaniel

A origem do cão d'água irlandês é desconhecida. Não existe nenhuma prova sobre seus ancestrais. Este enigma deu origem à várias especulações sobre as raças que poderiam ter dado origem a este particular cão irlandês. Há quem afirme que poderiam proceder de cruzamentos entre o poodle, o cão d'água português ou o barbet, mesmo que sua verdadeira origem seja incerta.

Atualmente se pensa que os cachorros de água se originaram na Pérsia e chegaram na Irlanda por meio de pescadores procedentes da Espanha e outros países mediterrâneos. A primeira referência irlandesa sobre cães de água caçadores de aves aquáticas data do século XVII, no entanto, em 1834 quando oficialmente a raça foi registrada.

Características do cão d'água irlandês

O cão d'água irlandês foi utilizado tradicionalmente como cachorro retriever (cachorro que resgata a presa abatida) e como cachorro de caça de aves silvestres. Se trata de um excelente nadador, que se destaca por sua grande predisposição ao trabalho e por sua enorme resistência às águas frias do norte.

É um cachorro de tamanho médio-grande, que se caracteriza por ser o mais alto de todos os Spaniel. As fêmeas pesam entre 20-26 kg e têm uma altura de 51-56 cm, enquanto que os machos pesam entre 25-30 kg e medem uns 53-59 cm.

Seu aspecto tem duas características únicas e inconfundíveis:

  • Tem um pelo denso, com pequenos cachos bem definidos e com uma oleosidade natural: a pelagem está composta por duas capas: uma capa interna densa curta e grossa (para manter o calor) e uma pelagem externa mais longa e resistente à água.
  • A cauda é única e exclusiva desta raça e se denomina "cauda de rato" ou "cauda de chicote": por estar desprovida de pelo e por ser consideravelmente mais larga na base do que na ponta. Em movimento, fica reta quase ao nível do dorso.

Além destas peculiaridades, existem outras características de seu padrão racial que convém destacar:

  • Tem uma cabeça de bom tamanho: coroada por um coque de cachos longos e esvoaçantes. O pelo forma uma espécie de barba na parte posterior da mandíbula. O nariz é grande e de cor fígado escuro.
  • Os olhos são relativamente pequenos e têm forma amendoada: além disso, a cor varia de âmbar a avelã escuro.
  • As orelhas são muito longas, de forma lobular e cobertas de pelos compridos e muito encaracolados: tem uma inserção baixa e pendem junto às bochechas.
  • O pescoço, longo, forte e arqueado: termina em um peito profundo, mas não muito largo.

Cores do cão d'água irlandês ou irish water spaniel

Diferente de outras raças em que se podem encontrar exemplares de diferentes camadas de pelo, os cães de água irlandês têm sempre uma cor fígado puro e muito intenso. Em algumas ocasiões, podem apresentar manchas brancas no peito.

Personalidade do cão d'água irlandês

O cão de água irlandês é um animal inteligente, audaz, disposto e enérgico. São cachorros especialmente leais com seus tutores, o que os converte em excelentes animais de companhia. Além disso, diferente de outros cães de caça, não são especialmente vocais nem ruidosos, assim são uma alternativa acertada para aqueles cuidadores especialmente sensíveis aos latidos.

Devido à sua natureza simpática e brincalhona e seu peculiar senso de humor, é conhecido carinhosamente como "o palhaço dos spaniel", característica que os faz indistinguíveis aos olhos dos seus tutores.

Alguns exemplares podem ser reticentes ao contato com pessoas ou animais desconhecidos, por isso é importante realizar uma correta socialização desde idades jovens. A socialização é particularmente importante quando se espera que convivam com crianças pequenas.

Cuidados do cão d'água irlandês

Além dos cuidados básicos de qualquer raça, aos cães d'água irlandeses se deve prestar especial atenção:

  • Atividade e exercícios: o cão de água irlandês é um animal enérgico e animado, por isso requer um nível elevado de atividade diária. Para se manter física e mentalmente saudável, necessita realizar passeios algumas horas por dia. Além disso, como um bom cão d'água, gosta especialmente de todas as atividades que tenham a ver com qualquer meio aquático. Uma longa caminhada pelo rio ou praia será um plano ideal para eles.
  • Cuidado do pelo: para manter o pelo limpo e livre de nós é importante realizar uma escovação a cada 1 ou 2 semanas. Da mesma forma, a cada 2 meses é conveniente cortar o pelo para arrumá-lo e dar forma. A exposição regular à água permite manter o pelo bem encaracolado e com uma aparência ideal.
  • Cuidado com os ouvidos: por ter orelhas grandes e compridas, tem especial tendência a acumulação de cerume e ter otite. Por isso, é importante manter uma correta higiene dos ouvidos.

Educação do cão d'água irlandês

O cão de água irlandês é um animal acostumado ao trabalho em equipe. Além disso, tem um instinto natural para obedecer sus cuidadores, por isso podem ser facilmente treinados. Sua energia e capacidade de aprendizado os convertem em bons candidatos para esportes como o Agility ou o flyball. Além disso, sua natureza sensível faz com que possam ser utilizados como cães de terapia e assistência naturais.

Como já mencionamos, são cães que podem se mostrar distantes com as pessoas e animais desconhecidos, por isso a socialização deve iniciar desde idades jovens para evitar problemas de comportamentos futuros.

Saúde do cão d'água irlandês

O cão d'água irlandês tem uma expectativa de vida de que vai dos 10 aos 12 anos. Os problemas de saúde que ocorrem com maior frequência nesta raça são:

Ainda, cabe mencionar que é uma raça com sensibilidade a certos fármacos, como a ivermectina, as sulfonamidas e alguns anestésicos. É de importância vital que os cuidadores de cães d'água irlandeses lembrem desta condição, uma vez que a administração destes medicamentos pode chegar a ser mortal.

Onde adotar um cão d'água irlandês?

O cão d'água irlandês é uma raça pouco comum, por isso encontrar um exemplar para adoção no nosso país pode ser uma tarefa complicada.

Se está pensando em incluir um cão d'água irlandês na família, pode entrar em contato com algum dos clubes desta raça para que orientem a sua busca. No entanto, lembre-se que o que verdadeiramente é importante na hora de adotar um novo membro da família, não é que cumpra com nenhum padrão racial, mas sim que você possa se adaptar às suas necessidades e estilo de vida.

Bibliografia

Federación Cinológica Internacional. (2002). Estándar nº 124: Irish water spaniel. Disponível em: <https://www.fci.be/Nomenclature/Standards/124g08-es.pdf>. Acesso em 3 de agosto de 2022.

Fotos de Cão d'água irlandês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cão d'água irlandês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Cão d'água irlandês
1 de 5
Cão d'água irlandês

Voltar ao topo da página