Comparações

8 raças de gatos cinzas

 
8 raças de gatos cinzas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

As raças de gatos cinzas são muitas, cada uma com características, comportamentos e personalidades diferentes, mas com um traço em comum: sua beleza. Essas tonalidades se destacam por dar aos felinos uma aparência elegante e um estilo sofisticado. Você quer saber quais são os nomes das raças de gatos cinzas? Vamos mostrar-lhes as mais destacadas e suas características. Se você está planejando adotar um gato desse tipo, não pode perder este artigo de PeritoAnimal. Adiante!

Também lhe pode interessar: Raças de cachorro cinza

Índice

  1. Raças de gatos cinzas de olhos azuis
  2. Raças de gatos cinzas tigrados
  3. Raças de gatos cinzas azulados

Raças de gatos cinzas de olhos azuis

A seguir, falamos de algumas das raças de gatos cinzas que possuem impressionantes olhos azuis:

Gato persa cinza

No mundo existe uma grande variedade de gatos persas, de todas as cores e tamanhos, o que torna essa raça uma das mais famosas e desejadas. O gato persa cinza é descendente do gato angorá, uma espécie turca que existe desde a Antiguidade. Sua aparência o faz parecer um gato obeso, no entanto, isso ocorre porque a raça é robusta e musculosa, além disso, a cabeça é arredondada por natureza.

Os olhos são grandes e de cores intensas, os quais podem variar de azul até tonalidades amareladas e esverdeadas. Os gatos persas cinzas são geralmente muito carinhosos e silenciosos, gostam de estar em companhia, por isso sempre atraem a atenção de seus companheiros humanos e buscam carícias.

Angorá turco

Embora seja frequente observá-lo com pelagem branca, existem exemplares do angorá turco cujo pelo é cinza. Como seu nome indica, este animal é originário da Turquia, é uma raça de gato cinza muito saudável e que raramente fica doente, no entanto, é recomendável dar-lhe os melhores cuidados para que tenha uma vida longa.

O angorá turco tem uma pelagem fina, suave e sedosa, mais abundante no pescoço e na cauda. Além disso, suas patas traseiras são mais altas que as dianteiras. Possui orelhas alongadas e sempre atentas a todos os sons ao seu redor. Quanto aos seus olhos, embora seja verdade que podem ser encontrados exemplares com olhos azuis, também varia em tons verdes e amarelos.

Dica: Se você está pensando adotar um, não perca esse artigo com uma lista de nomes para gatos cinzas.

8 raças de gatos cinzas - Raças de gatos cinzas de olhos azuis

Raças de gatos cinzas tigrados

Também existem raças de gatos cinzas com listras, especiais e únicas!

Gato mau egípcio

O mau egípcio é talvez uma das raças de gatos mais interessantes que existe, tanto por sua beleza, como por sua história, pois vem do país onde os gatos foram reverenciados por centenas ou milhares de anos. Neste sentido, a palavra mau procede de terras egípcias e significa “gato”, portanto, seu nome pode ser traduzido literalmente como “gato egípcio”.

Essa raça possui imensos olhos verdes e uma pelagem manchada de listras escuras, a qual herdou do pequeno gato selvagem africano. No entanto, você também pode encontrar exemplares com manchas azuis ou marrons sobre o fundo cinza, entre outras tonalidades. Também é caracterizada por ser uma raça muito inteligente e independente.

Gato de Pelo Curto Americano (American shorthair)

Essa raça felina conquistou o coração de muitas famílias em todo o mundo, sendo uma das mais queridas para morar nos lares, principalmente por sua personalidade amigável e sociável, além de possuir muita agilidade e inteligência. Todos esses atributos fazem do american shorthair um gato muito atraente.

Em relação às suas características físicas, a raça possui uma cabeça larga e redonda, com um nariz pequeno. Pesa até 6 quilos, por isso é considerado um gato de tamanho médio-grande. Tem o pelo curto e pode ser de quase qualquer cor, mas os exemplares com maior popularidade são os de tons prateados, sem esquecer as listras escuras que percorrem todo o corpo.

Gato comum europeu

Como seu nome indica, essa raça é originária da Europa, embora sua descendência remonte ao continente africano, estendendo-se, mais tarde, para o velho continente como resultado das incursões que ocorreram através do tempo. Em relação à sua aparência, o gato comum europeu não possui um tamanho padrão e cores específicas, portanto existe uma grande variedade de felinos que correspondem ao mesmo tipo de animal.

Nesse caso, focaremos nos gatos cuja pelagem é tigrada ou com listras. Essas listras são geralmente de uma cor mais escura que o restante da pelagem, cujos tons variam do prateado ao acinzentado, sendo outra das raças de gatos cinzas com listras mais populares.

Os gatos dessa raça adoram as atividades ao ar livre, por isso costumam caçar roedores e pássaros de todo tipo, além de subir em árvores e lugares altos (embora depois não encontrem uma maneira de descer). Também são bastante independentes e saudáveis, portanto, seus cuidados são muito simples.

8 raças de gatos cinzas - Raças de gatos cinzas tigrados

Raças de gatos cinzas azulados

Você sabia que alguns gatos têm o pelo azulado? É isso mesmo! E, de fato, as raças de gatos cinzas azulados são muito apreciadas pela beleza de sua pelagem, embora para nós todos os felinos sejam igualmente bonitos!

Nebelung

O nome dessa raça pode não ser conhecida para você, mas a nós o apresentaremos aqui. A raça nebelung herdou o melhor dos mundos, pois é o resultado do cruzamento entre uma fêmea da raça de pelo longo (longhair) e um macho azul russo, o que resultou em um gato forte, robusto e musculoso, com pelo longo e de tom cinza azulado. Essa raça é caracterizada por uma cabeça grande, adornada por dois olhos impressionantes, cujas cores mais frequentes são o verde e o amarelo.

Apesar de sua aparência elegante e tranquila, são gatos muito travessos e curiosos, por isso estão sempre prontos para brincar com seus companheiros humanos ou outros felinos que vivem na casa. Além disso, o nebelung é um gato inteligente e sociável, o que faz com que adestrá-lo seja fácil. É necessário escová-lo com frequência para que mantenha uma pelagem saudável e livre de impurezas.

Azul russo

Essa raça é de origem russa, acredita-se que surgiu nas ilhas Archangel, localizadas ao norte da Rússia, e que mais tarde se espalharam pelo restante da Europa e chegaram aos Estados Unidos. Devido às extremas condições climáticas que existem no país de origem, o azul russo desenvolveu uma pelagem grossa que o protege de maneira eficaz. A raça pesa até 5 quilos e sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos.

Os gatos azuis russo geralmente têm olhos verdes, embora todos nasçam com olhos azuis que mudam conforme começam a crescer. A característica mais chamativa dos gatos azuis russos é a pelagem, a qual é de cor cinza, embora seja tradicionalmente descrito como azulado. Sua personalidade é geralmente tímida com estranhos, mas carinhosa com seus companheiros humanos; além disso, são muito brincalhões e gostam de perseguir e trazer coisas.

Chartreux

É um gato robusto e de boa musculatura que é um excelente animal de estimação para as pessoas que moram sozinhas, pois o chartreux é uma boa companhia por seu carácter sociável, amigável e brincalhão.

Essa raça é originária da França, onde os monges cartuxos a criaram ativamente. Mais tarde, chegou ao Reino Unido e ao restante da Europa, e durante a Segunda Guerra Mundial esteve à beira da extinção, mas conseguiu sobreviver e se recuperar.

Como o azul russo, essa raça tem um pelo grosso e denso devido às duras condições climáticas do seu lugar de origem. Sua coloração é azul acinzentado, ou vice-versa. Os olhos variam entre um amarelo intenso até verde ou cobre.

8 raças de gatos cinzas - Raças de gatos cinzas azulados

Se deseja ler mais artigos parecidos a 8 raças de gatos cinzas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
8 raças de gatos cinzas