American Staffordshire Terrier
O American Staffordshire Terrier ou Amstaff é um cachorro que foi criado pela primeira vez na região inglesa de Staffordshire. As suas origens podem se relacionar com o Bulldog Inglês, o Terrier preto, o Fox Terrier ou o Terrier Branco Inglês. Mais para a frente e depois da segunda guerra mundial, o Amstaff tornou-se popular nos Estados Unidos e foi incentivado o cruzamento de uma variedade mais pesada e musculada, distinguindo-a como uma raça separada. Saiba mais sobre o American Staffordshire Terrier de seguida no PeritoAnimal.
- América
- Europa
- Estados Unidos
- Reino Unido
- Grupo III
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
- Focinheira
Aparência física
É um cachorro forte, musculado e tem uma grande força devido ao seu tamanho. É um cachorro ágil e elegante. O pelo curto é brilhante, forte, preto e podemos encontrá-lo de muitas cores diferentes. Tem um porte reto, uma cauda não demasiado comprida e orelhas pontiagudas e levantadas. Alguns donos optam por cortar as orelhas do Amstaff, algo que não recomendamos. A mordida é de tesoura. Ao contrário do Pit Bull Terrier, tem sempre os olhos e o focinho escuros.
Caráter do American Staffordshire Terrier
Tal como qualquer outro cachorro, tudo depende da sua educação. Alegre, extrovertido e sociável procurará brincar com os seus donos, gosta de estar rodeado da sua família e de ajudar a mantê-la a salvo. No geral, trata-se de um cachorro muito leal, capaz de interagir com todo o tipo de animais e pessoas. É calmo e não costuma ladrar a não ser que exista um motivo razoável. Resistente, teimoso e empenhado são alguns dos adjetivos que o identificam, por isso, devemos incentivar uma boa educação desde filhotes pois as suas capacidades físicas são bastante poderosas, além disso costumam ter um caráter dominante.
Saúde
É um cachorro muito saudável no geral, embora dependendo das linhas de criação, tenham uma ligeira tendência a desenvolver cataratas, problemas de coração ou displasia de quadril.
Cuidados do American Staffordshire Terrier
Ao ter o pelo curto, o Amstaff precisa que os escovemos uma ou duas vezes por semana com uma escova de pontas macias, uma vez que uma metálica poderia causar-lhe feridas na pele. Podemos dar-lhe banho a cada mês e meio ou até a cada dois meses.
É uma raça que se aborrece com facilidade se se encontrar sozinho, por esse motivo recomendamos que lhe deixe à sua disposição brinquedos, mordedores, etc, uma vez que incentivará a sua diversão e evitará que possa fazer algum dano na casa.
Precisa de exercício regular e muito ativo combinado com jogos e estimulação de todo o tipo. Se o mantivermos bem fisicamente pode adaptar-se a viver em espaços reduzidos como apartamentos.
Comportamento
É um cachorro que nunca vai recuar em uma briga se se sentir ameaçado, por esse motivo devemos incentivar a brincadeira com outros animais desde filhote e incentivá-lo a se relacionar de forma adequada.
Além disso, é um excelente cachorro no cuidado com as crianças pequenas. Carinhoso e paciente irá defender-nos perante qualquer ameaça. Também costuma ser amigável e desconfiado com os desconhecidos que estejam junto a nós.
Educação do American Staffordshire Terrier
O American Staffordshire é um cachorro inteligente que aprenderá rapidamente regras e truques. Devemos ser muito firmes e contar com informação prévia de como devemos adestrar o nosso Amstaff devido ao seu caráter dominante e sua teimosia. Não é um cachorro para principiantes, o novo dono de um American Staffordshire Terrier deve se informar corretamente de como deve ser o seu cuidado e a educação do cachorro.
É um excelente cachorro pastor, tem uma grande capacidade de dominância que se traduz em manter o rebanho organizado. Também se destaca como cachorro caçador pela sua rapidez e agilidade na caça de ratos, raposas e outros animais. Lembramos que incitar o caráter caçador do cachorro pode trazer consequências graves se tivermos outros pets em casa. Devemos ser cuidadosos e tratar com um especialista ou desistir disso no caso de não ter esses conhecimentos.
Curiosidades
- Stubyy, foi o único cachorro nomeado sargento pelo exército dos Estados Unidos devido ao seu trabalho mantendo cativo um espião alemão até à chegada das tropas norte americanas. Também foi Stubby que ativou o alarme por um ataque de gás.
- O American Staffordshire Terrier é considerado um cachorro potencialmente perigoso, por esse motivo o uso da focinheira deve estar presente em espaços públicos assim como a licença e o seguro de responsabilidade civil.