Cuidados básicos

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Assim como os seres humanos, os gatos recém-nascidos são totalmente dependentes de seus pais ao nascer, pois ainda não abriram os olhos e seus sentidos de olfato, paladar e tato são muito limitados, portanto, nesta fase, são especialmente delicados e exigem cuidados especiais para seguir em frente.

Entre muitas dúvidas, os cuidadores tendem a perguntar em que idade os gatos abrem os olhos, pois eles permanecem fechados por algum tempo. Se você quer saber mais sobre isso, não pode perder este artigo do PeritoAnimal no qual vamos explicar muitas coisas sobre os gatos recém-nascidos. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Cuidados necessários com os gatos brancos

Índice

  1. O período pré-natal nos gatos
  2. O período neonatal nos gatos
  3. Com quantos dias os filhotes de gatos abrem os olhos?
  4. Visão dos gatos filhotes
  5. Gato filhote come sozinho com quantos dias?

O período pré-natal nos gatos

A gestação da gata é um momento especialmente importante que influencia diretamente os filhotes, já que o estresse, a ansiedade ou a dieta inadequada podem fazer com que os filhotes desenvolvam problemas de saúde e de comportamento em fases posteriores.

É fundamental que a gata em gestação possa desfrutar de um espaço íntimo, como um ninho, no qual possa ficar confortável até o desmame dos filhotes. O lugar ideal é aquele em que a mãe possa sentir-se calma e segura, longe de ruídos irritantes, do tráfego constante de pessoas ou de elementos que possam colocar em risco o seu bem-estar. Isso não significa, no entanto, isolá-la da vida doméstica.

Para que a gata prenha não tenha a necessidade de se mexer demais, devemos deixar os recipientes de água e comida por perto, lembrando que a alimentação da gata grávida é fundamental para a produção de leite e o desenvolvimento dos pequenos. Além disso, o espaço não deve ser excessivamente quente ou frio, pois isso pode prejudicar a saúde do gato e da cria ao nascer.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? - O período pré-natal nos gatos

O período neonatal nos gatos

O parto ocorre entre os 57 e 68 dias de gestação, altura em que as gatas costumam dar à luz em média a quatro ou cinco gatinhos, embora em alguns casos possam nascer até seis e, em casos mais raros, uma ninhada de apenas dois filhotinhos.

Os gatos são cegos quando nascem?

O período neonatal nos gatos começa durante o parto e termina por volta dos nove dias de vida. Neste momento, os gatos têm os olhos fechados e o seu sistema locomotor (que inclui os músculos, ossos, articulações, ligamentos...) é muito limitado. Nesta fase, os filhotes não devem ser separados da mãe, pois dificilmente sobreviverão.

Quando cai o cordão umbilical dos gatos?

Gatos recém-nascidos geralmente perdem o cordão umbilical em torno do quarto ou quinto dia após o nascimento. Neste momento, podemos ouvi-los chorando e choramingando, o que é totalmente normal.

Quando os gatinhos começam a ouvir?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, durante o período neonatal, os gatos filhotes já possuem alguns sentidos ligeiramente desenvolvidos, como o paladar, olfato e tato. Isto permite a sua sobrevivência, porque sem esses sentidos os gatinhos não seriam capazes de encontrar a mãe e sentir-se suficientemente estimulados no momento da amamentação. Mas quando é que os gatinhos realmente ouvem a mãe? Embora isso não ocorra no mesmo dia em que nascem, eles começam a ouvir antes dos nove dias de idade.

Conheça 4 complicações comuns nos partos das gatas.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? - O período neonatal nos gatos

Com quantos dias os filhotes de gatos abrem os olhos?

Durante os primeiros dias, os gatos são desajeitados, praticamente incapazes de se locomover, porque ainda não conseguem se mexer com facilidade e é comum ouvir os guinchos em busca da mãe, principalmente quando estão com fome. A gata passa muito tempo se dedicando aos filhotes durante esta fase, por isso é importante prestar atenção aos cuidados com uma gata e com os filhotes recém nascidos.

Ao contrário do que acontece com os humanos, os gatos não abrem os olhos imediatamente após o nascimento. Mas não se preocupe, essa cegueira é temporária, porque quando começa o período de transição os olhos se abrem, geralmente entre os 9 e 15 dias de vida. Em alguns casos, pode demorar mais tempo. Além disso, todos os filhotes nascem com olhos azuis e, pouco a pouco, vai aparecer o que será seu tom final, que pode levar até 12 semanas para aparecer.

Visão dos gatos filhotes

Quando os gatos abrem os olhos, sua visão não é tão nítida nem tão precisa quanto a de um gato adulto. Apesar disso, a visão começa a se desenvolver rapidamente, de modo que o gatinho já pode usar esse sentido para explorar o mundo e iniciar seu período de socialização.

O período de socialização começa em torno de duas semanas, aproximadamente, já que varia de acordo com o indivíduo. Então, os gatinhos reconhecerão a mãe e os irmãos e começarão a identificar objetos e se intrometer no mundo ao seu redor. Nesse estágio, não é estranho que eles tentem alcançar tudo o que veem, proporcionando um espetáculo muito engraçado, pois ainda não têm agilidade suficiente para se movimentar corretamente, por isso andarão desajeitadamente e tropeçarão.

Quando eles têm um mês de vida, os gatinhos têm a visão desenvolvida o suficiente para distinguir tudo ao seu redor. Também melhora sua agilidade para andar, correr e pular, e assim se tornam mais brincalhões, independentes e aventureiros. Neste momento, eles começarão a explorar o lado de fora daquele "ninho" em que viveram até aquele momento.

Sua responsabilidade é manter-se atento para que as necessidades básicas sejam atendidas e prever qualquer acidente, retirando objetos que possam causar um acidente. A mãe cuida da ninhada a maior parte do tempo, enquanto cada gatinho ganha maior independência.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? - Visão dos gatos filhotes

Gato filhote come sozinho com quantos dias?

Filhotes de gatos se desenvolvem especialmente rápido, em comparação com os cães, que abrem os olhos em torno de 15 e 21 dias de vida. Então, quando os gatos são desmamados? Geralmente o desmame ocorre entre 4 e 10 semanas de vida. É um processo progressivo e varia de acordo com o indivíduo, o ambiente, etc. Em qualquer caso, devemos realizar os cuidados dos gatos filhotes na medida do possível, para garantir que o desmame ocorra de forma positiva.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com quantos dias os gatos abrem os olhos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Vídeos relacionados com Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

1 de 3
Vídeos relacionados com Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
karolinesantos3668@gmail.com
É normal minha gata nascer prematura e mesmo depois de um mês não aparecer o olho com visão normal?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Karoline. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
POLIEVERSON VALE DOS SANTOS
Minha gata deu cria mais achei estranho por que os gatinhos nasceram com olhos abertos o que sera ..sera q são prematuro não sei 2ja morreu e tem 1vivo
A sua avaliação:
Joana
Que comida devo dar a minha gata que ela teve bebes ontem
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Joana. Tudo bem? Temos este artigo com um guia completo sobre o que os gatos comem que certamente vai ser útil: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-os-gatos-comem-guia-de-alimentacao-23484.html. Quando grávidas ou amamentando, as gatas devem ter uma alimentação reforçada.
A sua avaliação:
André
Oi tenho uma pergunta. Apareceu aqui um gato recem-nascido com ceca de 4-5 dias de vida e a mãe dele abandonou-o mais ou menos dois dias, estamos a tratar dele. Ele abriu os olhos mas é muito cedo certo? Alem disso ele ter vermelhidão num doos olhos e não abre o outro olho. Qual o leite mais semelhante ao da mãe gata? Peço uma resposta rápida por favor.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, André. Temos este artigo em que explicamos essas questões que nos pergunta sobre como alimentar um gato rescém nascido. Explicamos nele como fazer o leite maternizado, também: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-gato-recem-nascido-21489.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Ruth Da Rocha Nascimento
É normal os gatinhos demorar pra abrir os olhos, já está fazendo 21 dias????
A sua avaliação:
Vitória Beatrice
Olá, a minha gata teve três filhotes e eles tem dois dias de vida e a minha gata fica alevantando da caixa que ela é os filhotinhos estão, quase toda hora, isso seguinifica alguma coisa? Mas ela cuida bem dos filhotes dela.
A sua avaliação:
Lamem
Estou muito preocupado, pois alguns dos meus gatinhos ainda não abriram os olhos, além de estarem bastante melado, e bem, não parece muito normal. Devo levar eles no pet ou será que isso vai passar por conta? Minha amiga recomendou limpa com soro os olhinhos deles, porém tenho medo de fazer e sei lá, da algo errado. O que eu faço?
A sua avaliação:
Anibal de Lima
Lima


Gostei e aprendi mto com este artigo sobre os gatinhos.

A sua avaliação:
Keila
Deixaram um gatinho recém nascido na porta de casa, ele é muito pequenino já está em casa 5 dias o umbigo ainda não caiu e ainda não abriu os olhos, acontece que um dos olhos mesmo fechado está muito inchado parece uma bola , não tenho grana pra levar no veterinário no momento o que devo fazer
A sua avaliação:
Kauane
Boa noite
Faz duas semanas que os filhotinhos da gata nasceram ela não tem lar ela fica na escola onde moro ela está com os filhotinhos
Eu queria pegar um para criar já pode pegar? tem que esperar quanto tempo
Luísa Savala
OI Kauane! Como referimos no artigo: geralmente o desmame ocorre entre 4 e 10 semanas de vida. É um processo progressivo e varia de acordo com o indivíduo, o ambiente, etc. Em qualquer caso, você deve realizar os cuidados dos gatos filhotes na medida do possível, para garantir que o desmame ocorra de forma positiva.
É importante, sempre, buscar ajuda de um profissional capacitado para ajudar nessas questões.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Marilane
Boa noite! Arrumei uma caixa maternidade p minha gata, mas ela ganhou em outro lugar, q ñ é tão quente e ñ tem cobertor etc. Queria coloca Los numa caixa mais confortável, será q posso mexer com os filhotes, eles nasceram dia 18/09 Pode me ajudar faz favor. Agradeço
A sua avaliação:
Silvia Farias
Otimo artigo ajudou muito, muito obrigada
A sua avaliação:
Maria Aparecida Paulino
Minha gata pariu três filhotes um já estar d olhos aberto c menos d 4 dias como devo vir? Ele pode ter problema?
Luísa Savala
Oi Maria Aparecida! Como mencionamos no artigo: os gatinhos abrem os olhos geralmente entre os 9 e 15 dias de vida. Em alguns casos, pode demorar mais tempo. Além disso, todos os filhotes nascem com olhos azuis e, pouco a pouco, vai aparecer o que será o tom final, que pode levar até 12 semanas para aparecer.
Sendo assim, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa analisar o seu gato e descartar qualquer possibilidade de doença.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Silva
Boa tarde .aconteceu me o mesmo, pode me dizer o que seu veterinário disse sobre o gatinho? Obrigada
A sua avaliação:
Clarice barbosa
Os meu abrirão os olhos depois de 7 dias! Olhaa que lindos!
A sua avaliação:
Guilherme
Ótimo. Esclareceu varias duvidas num so artigo!
A sua avaliação:
Min haruna
Me ajudou bastante essas informações obrigado
1 de 4
Com quantos dias os gatos abrem os olhos?