Partilhar

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

 
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 25 setembro 2018
Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Ver fichas de  Gatos

Assim como os seres humanos, os gatos recém-nascidos são totalmente dependentes de seus pais ao nascer, pois ainda não abriram os olhos e seus sentidos de olfato, paladar e tato são muito limitados, portanto, nesta fase, são especialmente delicados e exigem cuidados especiais para seguir em frente.

Entre muitas dúvidas, os cuidadores tendem a perguntar em que idade os gatos abrem os olhos, pois eles permanecem fechados por algum tempo. Se você quer saber mais sobre isso, não pode perder este artigo do PeritoAnimal no qual vamos explicar muitas coisas sobre os gatos recém-nascidos. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Gato com olhos vermelhos

O período pré-natal nos gatos

A gestação da gata é um momento especialmente importante que influencia diretamente os filhotes, já que o estresse, a ansiedade ou a dieta inadequada podem fazer com que os filhotes desenvolvam problemas de saúde e de comportamento em fases posteriores.

É fundamental que a gata em gestação possa desfrutar de um espaço íntimo, como um ninho, no qual possa ficar confortável até o desmame dos filhotes. O lugar ideal é aquele em que a mãe possa sentir-se calma e segura, longe de ruídos irritantes, do tráfego constante de pessoas ou de elementos que possam colocar em risco o seu bem-estar. Isso não significa, no entanto, isolá-la da vida doméstica.

Para que a gata prenha não tenha a necessidade de se mexer demais, devemos deixar os recipientes de água e comida por perto, lembrando que a alimentação da gata grávida é fundamental para a produção de leite e o desenvolvimento dos pequenos. Além disso, o espaço não deve ser excessivamente quente ou frio, pois isso pode prejudicar a saúde do gato e da cria ao nascer.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? - O período pré-natal nos gatos

O período neonatal nos gatos

O parto ocorre entre os 57 e 68 dias de gestação, altura em que as gatas costumam dar à luz em média a quatro ou cinco gatinhos, embora em alguns casos possam nascer até seis e, em casos mais raros, uma ninhada de apenas dois filhotinhos.

Os gatos são cegos quando nascem?

O período neonatal nos gatos começa durante o parto e termina por volta dos nove dias de vida. Neste momento, os gatos têm os olhos fechados e o seu sistema locomotor (que inclui os músculos, ossos, articulações, ligamentos...) é muito limitado. Nesta fase, os filhotes não devem ser separados da mãe, pois dificilmente sobreviverão.

Quando cai o cordão umbilical dos gatos?

Gatos recém-nascidos geralmente perdem o cordão umbilical em torno do quarto ou quinto dia após o nascimento. Neste momento, podemos ouvi-los chorando e choramingando, o que é totalmente normal.

Quando os gatinhos começam a ouvir?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, durante o período neonatal, os gatos filhotes já possuem alguns sentidos ligeiramente desenvolvidos, como o paladar, olfato e tato. Isto permite a sua sobrevivência, porque sem esses sentidos os gatinhos não seriam capazes de encontrar a mãe e sentir-se suficientemente estimulados no momento da amamentação. Mas quando é que os gatinhos realmente ouvem a mãe? Embora isso não ocorra no mesmo dia em que nascem, eles começam a ouvir antes dos nove dias de idade.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? - O período neonatal nos gatos

Com quantos dias os filhotes de gatos abrem os olhos?

Durante os primeiros dias, os gatos são desajeitados, praticamente incapazes de se locomover, porque ainda não conseguem se mexer com facilidade e é comum ouvir os guinchos em busca da mãe, principalmente quando estão com fome. A gata passa muito tempo se dedicando aos filhotes durante esta fase, por isso é importante prestar atenção aos cuidados de uma gata e suas crias.

Ao contrário do que acontece com os humanos, os gatos não abrem os olhos imediatamente após o nascimento. Mas não se preocupe, essa cegueira é temporária, porque quando começa o período de transição os olhos se abrem, geralmente entre os 9 e 15 dias de vida. Em alguns casos, pode demorar mais tempo. Além disso, todos os filhotes nascem com olhos azuis e, pouco a pouco, vai aparecer o que será seu tom final, que pode levar até 12 semanas para aparecer.

Visão dos gatos filhotes

Quando os gatos abrem os olhos, sua visão não é tão nítida nem tão precisa quanto a de um gato adulto. Apesar disso, a visão começa a se desenvolver rapidamente, de modo que o gatinho já pode usar esse sentido para explorar o mundo e iniciar seu período de socialização.

O período de socialização começa em torno de duas semanas, aproximadamente, já que varia de acordo com o indivíduo. Então, os gatinhos reconhecerão a mãe e os irmãos e começarão a identificar objetos e se intrometer no mundo ao seu redor. Nesse estágio, não é estranho que eles tentem alcançar tudo o que veem, proporcionando um espetáculo muito engraçado, pois ainda não têm agilidade suficiente para se movimentar corretamente, por isso andarão desajeitadamente e tropeçarão.

Quando eles têm um mês de vida, os gatinhos têm a visão desenvolvida o suficiente para distinguir tudo ao seu redor. Também melhora sua agilidade para andar, correr e pular, e assim se tornam mais brincalhões, independentes e aventureiros. Neste momento, eles começarão a explorar o lado de fora daquele "ninho" em que viveram até aquele momento.

Sua responsabilidade é manter-se atento para que as necessidades básicas sejam atendidas e prever qualquer acidente, retirando objetos que possam causar um acidente. A mãe cuida da ninhada a maior parte do tempo, enquanto cada gatinho ganha maior independência.

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? - Visão dos gatos filhotes

Gato filhote come sozinho com quantos dias?

Filhotes de gatos se desenvolvem especialmente rápido, em comparação com os cães, que abrem os olhos em torno de 15 e 21 dias de vida. Então, quando os gatos são desmamados? Geralmente o desmame ocorre entre 4 e 10 semanas de vida. É um processo progressivo e varia de acordo com o indivíduo, o ambiente, etc. Em qualquer caso, devemos realizar os cuidados dos gatos filhotes na medida do possível, para garantir que o desmame ocorra de forma positiva.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com quantos dias os gatos abrem os olhos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Com quantos dias os gatos abrem os olhos?
1 de 4
Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

Voltar ao topo da página