Cuidados básicos

Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais muito sensíveis ao ambiente que os rodeia e podem se assustar com alguma facilidade. Seja pela chegada de uma festa, pelo fogo de artifício ou porque se trata de um gato que foi adotado em um refúgio, esta atitude é mais comum do que pensa e é motivo de uma consulta veterinário.

No PeritoAnimal queremos ajudá-lo com alguns conselhos para saber o que fazer se o seu gato está muito assustado, com dicas para o ajudar. Nestes momentos devemos saber lidar com a situação, para não se converter em um trauma para a vida, pois na fase adulta os medos são mais difíceis de tratar. Continue lendo e responda à questão: Gato assustado, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Sons que os gatos gostam

Índice

  1. Conhecendo o seu gato
  2. Um ambiente seguro
  3. Festas e momentos estressantes para o gato
  4. Como ajudar um gatinho assustado?

Conhecendo o seu gato

É muito frequente o aparecimento de dúvidas quando um gato chega a casa, especialmente se nunca conviveu com um antes. Em primeiro lugar, deve deixá-lo observar e explorar sozinho a casa. Deve ver como se comporta perante o novo e o desconhecido, como descobre os espaços, se deseja que o acompanhemos para lhe ir apresentando a sua nova casa, etc. As primeiras impressões são sempre importantes. Tente que não tenha más experiências para a sua adaptação ser um êxito.

Pode mostrar-lhe os diferentes brinquedos para gatos para ver como reage a eles, se gosta mais das penas, luzes ou guizos. Se vir que algum o perturba ou incomoda, deve retirá-lo, talvez o possa oferecer quando for adulto, pois nesta altura já pode ver o brinquedo de outra forma.

Para conhecê-lo melhor continue incentivando a exploração do ambiente em que vive, algo que pode levar tempo. Se o hábito em sua casa é colocar música pela manhã, pode ficar surpreendido ao saber que os gatos gostam de música. Pode utilizá-la como mais uma forma de lhe transmitir determinados estados emocionais, como pode ser a calma e o relaxamento.

Basicamente o que deve ter em conta são os níveis de Hertz (unidade de medida do som), que nos gatos vai desde 30 até 65.000 Hz, enquanto que nós, como humanos apenas ouvimos até 20.000 Hz. Isto ajuda-nos a saber que os gatos são tão sensíveis aos sons em geral. A música em casa em níveis baixos não costuma incomodá-los, independentemente do gosto dos donos.

Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo? - Conhecendo o seu gato

Um ambiente seguro

No momento de receber o gato em casa, a missão de criar um ambiente seguro já deve estar estudada e analisada para evitar acidentes. Mas conhecemos os gatos e somos conscientes da sua natureza explorada. Eles, na sua tentativa de descobrir, encontrarão perigos que nunca tinham imaginado.

A fase de socialização do gato é muito importante para uma correta integração na família e em casa, também para evitar medos na sua fase adulta. A socialização começa cedo, mas é ao redor das 8 semanas de vida que deve estar alerta para não ter experiências negativas que o afetem durante toda a sua vida. São famosos os traumas que levam a medos por sapatos, aspiradores, máquina de lavar roupa, etc.

As reações costumam ser diferentes consoante o gato, mas as mais comuns são correr, fugir do "objeto atacante" e talvez encontrar um esconderijo para se esconder até o agressor desaparecer. Isto pode acontece à nossa frente ou quando não estivermos em casa com eles, o que será mais difícil de identificar na hora de tentar ajudá-lo.

Se acha que a sua casa é um sítio seguro para a sua bola de pelo, até que nos demonstre o contrário, não devemos agir. Neste caso, deve proporcionar-lhe proteção, consolo ou simplesmente deixar notar que o "agressor" não é tão mau tentando que vá conosco até ele.

Isto costuma ser muito útil em objetos inanimados e que não gerem ruídos incômodos para o pequeno. As carícias amáveis ou os pedaços de comida costumam ser um reforço excelente para que o nosso gato relacione de forma positiva os objetos ou as pessoas das quais tem medo.

Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo? - Um ambiente seguro

Festas e momentos estressantes para o gato

Os dias de reuniões, festas e celebrações costumam ser um momento de estresse no nosso gato. No geral, nas grandes cidades costuma ser pior, e nossos pets passam mal e nós sofremos por eles sem saber bem o que podemos fazer.

Ao se tratar de um filho, ainda estamos a tempo de evitar o aparecimento de medos nas festas, assim a primeira coisa a fazer é tentar que tenha uma boa impressão delas e que além disso, se sinta acompanhado nestes momentos. O uso do reforço positivo é muito importante neste caso.

Lembre-se que nunca deve mover o filhote para outro sítio nem deixá-lo sozinho nestas datas, pois não sabemos como irá reagir, algo que pode em risco a sua estabilidade emocional e até pode colocá-lo em uma situação de perigo, ao tentar esconder-se, por exemplo.

No momento do fogo de artifício, são poucos os que não se assustarão. O ideal é estar com eles e observar a sua reação. Podem tentar fugir para um sítio seguro (armário, debaixo da cama, etc), ficar ao nosso lado com um estado de alerta ou não responder a nada e tentar fugir para qualquer sítio.

Lembre-se que a primeira impressão perante algo desconhecido é o que conta, pelo que se tentar pegar nele nos seus braços para o consolar e não quiser, deixe que o filhote procure o que acha mais seguro para ele, que nem sempre é o que queremos ou desejamos. Deixe que ele explore e descubra o que é melhor para ele nestes momentos.

Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo? - Festas e momentos estressantes para o gato

Como ajudar um gatinho assustado?

Agora que já conhece o seu felino e sabe como são as suas reações, pode agir em conformidade. Se vir que o seu consolo não foi de grande ajuda e que passou toda a noite no banheiro atrás do vaso sanitário ou dentro de um armário, é o momento de agir.

Se com o reforço e a paciência não conseguir que o seu gato se tranquilize, pode sempre ir ao veterinário e contar-lhe o que aconteceu e juntos encontrar caminhos alternativos segundo as suas preferências. Não precisa de levar o seu amigo peludo ao especialista, pois não quer causar-lhe mais estresse, apenas contar-lhe detalhadamente o que aconteceu.

Deve se lembrar que o gato deve seguir a sua rotina, como todos os dias, e para isso não deve mudar-lhe os seus lugares de comida e bebida ou higiene. Também não se deve assustar ou mostrar-se excessivamente excitado, desta forma o gato sentirá que somos uma proteção para ele e por último, não se esqueça de o respeitar como ser vivo, se quiser esconder-se deixe-o esconder-se, é parte da convivência respeitar-nos entre nós.

Casos muito graves

Especialmente indicado para as épocas festivas em que se utilizam fogos de artifício, existe a opção de oferecer medicamentos alopáticos. No entanto, lembre-se que os fármacos não ajudarão o medo a desaparecer, simplesmente reduzirão os seus níveis de estresse. Esta deve ser a sua última opção.

O que também pode ser útil é a homeopatia e os florais de Bach. Tanto para gatos pequenos como adultos, os resultados são excelentes e não têm efeitos colaterais. Para isso, deve falar com algum veterinário ou terapeuta holístico para o orientar.

Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo? - Como ajudar um gatinho assustado?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
João
No caso de barulhos de fogos de artifício, gosto de colocar meu gato num cômodo que ele conhece bem e gosta bastante, no caso, meu quarto. Deixo-o sobre sua caminha num local mais alto (de onde ele pode descer, se quiser, sem dificuldade), com acesso a comida, água e caixinha de areia dentro do cômodo. Coloco um som tranquilo, desses que tem aos montes no YouTube e ligo o ventilador para abafar ainda mais o som externo. Como os fogos ocorrem à noite, deixo tudo escurinho (mas não num breu — a TV com o YouTube servem como alguma iluminação). Tenho um paninho, como se fosse uma renda, daquelas foscas, que tem como enxergar do outro lado, e costumo colocar esse paninho como se fosse um dossel sobre a caminha do gato. No fim das contas, são soluções bem simples, gasto dois minutos do meu tempo arrumando tudo e o gato fica de boa até o fim da festa. E, nos últimos anos, meu gato tem tido paz mesmo em noite de fogos o tempo todo.

Acredito que o segredo seja conhecer bem o seu gato.
Penso que no caso de cães e coelhos de estimação, a situação seja similar, como arrumar um “ninho” seguro pro animal em um cômodo bem tranquilo, e buscar abafar sons externos.

Ah! Li nos comentários sobre gente relatando do gato não querer comer ou comer bem pouco. Uma única vez meu gato fez dessas, e eu o levei a veterinária, que prescreveu uns medicamentos alimentícios para reabertura do apetite do animal. Deu tudo certo.
A sua avaliação:
Divina
Tenho um gato de dois anos e meio, é o xodó da minha casa. Todos aqui amam ele. Mas hoje faz uma semana que ele fugiu. Por seis dias ele não apareceu, mas hoje por duas vezes eu o vi aqui, mas ele correu desesperado pra sair da nossa presença. Estou muito triste por não conseguir me aproximar dele e por não conseguir cuidar dele também.
A sua avaliação:
Lívia M
Minha gata tem 6 anos, e mês passado tivemos uma chuva elétrica aqui em minha cidade, ela passou a ficar com medo depois disso e vive com medo quando começa algum sereno, e logo corre pra minha cama, ela fica sem comer quando tem chuva no dia, comecei a colocar a ração dentro do meu quarto, porém ela está comendo pouquíssimo.
A sua avaliação:
Roseli Macedo
Meu gato levou um susto e agora está agindo como não conhece se a casa .
E agora tá com medo de tudo ,fica parado sempre em alerta com os olhos assustado.
Ele sempre foi muito ágil e esperto
Mirella
Oi, Roseli! Aconteceu a mesma coisa com meu gato nessa última sexta feira. Seu gato voltou ao normal? Vc tem alguma dica pra me dar? Obrigada
A sua avaliação:
Danubia
Olá! Meu gato é muito medroso, só convive conosco dentro de casa. Para levá-lo à clínica é necessário gabapentina e, mesmo assim, as vezes não adianta. Para evitar novo estresse chamei uma veterinária para consulta domiciliar. Ele teve qie ser sedado duas vezes, pois estava extremamente nervoso. Bom, depois disso (faz dois dias) ele está muito medroso e assustado, tem medo de tudo e já não fica no lugar que se sentia seguro antes. Também não está aceitando sachês, nem patê. Fica receoso só de olhar (deve achar que vou dar gabapentina novamente). Por favor, o que posso fazer para ajudá-lo?
Levar à uma clínica ou chamar novamente a veterinária seria impossível no estado dele.
Administrador PeritoAnimal
A sua avaliação:
Francisca
Minha gata :(Mimi ) Ela na madrugada passada acordou assustada. Não sei exatamente o que está acontecendo. Pois ela dormi sempre com a gente isso nunca havia acontecido. Não sei se é por que comprei um rato de brinquedo e ela não gosto ou é por que quando sai na rua os outros gatos fica botando ela pra correr.
A sua avaliação:
Elis
Mudei tem 2 meses, a gata se ajeitou bem no imovel novo. Porém uma semana ela começou gritar, eu assustei nunca tinha visto, rabo grosso
Olhei na varanda pelo vidro da porta,um gato preto parado. Toquei ele. Mas ela a partir daí, ficou estranha. Espelho do fogão, reflexo na TV, no vidro da janela é da porta é começa gritar.
Será algum trauma? O que fazer? Entrou no banheiro olhou no espelho .. começou gritar, nunca antes. Ela fica agressiva comigo.
Não sei o que fazer. Obrigada
A sua avaliação:
Neto
Olá,

Tenho dois gatos com 1 ano e meio e costumo levá-los para passear desde pequenos. Eles sempre gostaram. Um deles, entretanto, sempre reclamou na hora de voltar, mas agora tem ficado bastante agressivo. Não deixa que eu me aproxime e fica prestando atenção em mim, achando que vou pegá-lo. Assim, nem aproveita mais o passeio. O que posso fazer para que ele volte a curtir o passeio sem a preocupação de que vou pegá-lo para voltar para casa. Em casa, depois de um tempinho, volta a ser tranquilo e carinhoso.
A sua avaliação:
Alessandra Ferreira Barbosa
Oi, tudo bem? Tenho um gato de dois anos a a vida toda ele foi assustado. Um passo mais forte, um movimento nosso, qualquer coisa é motivo para ele se assustar. Ele não se esconde, mas fica alerta 24 horas! Não sei o que posso fazer para acalma-lo. Podem me ajudar? Obrigada
A sua avaliação:
Mirian Cardoso
Meu gato está muito estranho deste que meu irmão chegou aqui na minha casa e ele saiu e ñ quer volta pra casa
A sua avaliação:
danielle
Estou com o mesmo problema, pos sexta feira 13 apareceu na minha área um gatinho jovem muito assustado e extremamente agressivo, machucado e acoado cuidei dele por 1 semana até conseguir coloca-lo numa caixa para levar ao vet. depois de 2 semanas ele acalmou, conseguir tocar nele, porém é extremamente assustado, so sai da casinha para comer e usar a caixinha de areia... qualquer barulho ou movimento brusco o assusta. Tenho dois outros gatinhos que estão se acostumando com ele, mas estou triste e preocupada pq ele é triste e assustado, não sei o que fazer.
Maria Aparecida Garcia de Lima
Meu gato Macho castrado de 8 anos NÃO aceitou dois filhotes que adotei de 4 meses machos...Há 4 meses fica isolado no meu quarto.. SÓ sai pra comer e usar a areia na lavanderia e volta correndo para o quarto. O que fazer para ele aceitar os novos gatinhos e voltar a andar pelo apartamento..
Luísa Savala
Oi Maria Aparecida! Confira algumas informações sobre como acostumar um gato com outro filhote: https://www.peritoanimal.com.br/como-acostumar-um-gato-com-outro-filhote-22413.html
De qualquer forma, se esse comportamento permanecer o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Nicolly Fortunato
Minha gata esta com o mesmo problema, sua gata voltou ao normal? Ou precisou de algum tratamento?
Márcio Takara
Estamos com o mesmo problema com o nosso gato tbem com 3 anos ... o que fazer .
Francilene
Estamos com o mesmo problema com nossa Felícia, ela tem 1 ano.
PAULO SERGIO CRUZ CARDOSO
ola alguém pode me ajudar minha gata persa com 3 anos dormia na cama até q uma noite dessas se assustou saltou da cama e se bateu no roupeiro depois disso ficou assustada com qualquer coisa da casa parece q tudo é estranho p ela.
Mirella
Oi! Aconteceu a mesma coisa com meu gato nessa sexta feira. Estou muito preocupada! Como vc resolveu?
A sua avaliação:
miriã
meu gato não parava de miar nos primeiros dias que o adotamos mas ele ja se acostumou e ja corria atras de mim etc. minha mãe mudou algumas coisas de lugar e ele viu umas penas e anda assustado fica encolhido quando só, mia e não sei o que fazer só quero o meu gato como era antes. me ajude!
1 de 5
Meu gato está assustado, como posso ajudá-lo?