PARTILHAR

Como dar banho em gato filhote

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 22 março 2023
Como dar banho em gato filhote
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Existe uma crença muito espalhada no mundo felino que diz que os gatos não são muito amigos da água. Contudo, é importante esclarecer que se o seu animal for acostumado desde pequeno, será muito mais fácil acostumar o gato à água. Hoje em dia, existem diferentes opções no mercado para higienizar os gatos, como por exemplo escovas, banhos secos com produtos específicos, espumas higienizantes, entre outros. No entanto, você não deve esquecer que as raças de gato de pelo longo e de cores claras são as que mais precisam de uma correta higiene, tal como os gatos que estão acostumados a sair e voltar a casa com todo o tipo de sujeiras.

Contudo, não é aconselhável dar banho em filhote antes dos 6 meses de vida, que é quando já possui a maioria das vacinas e o sistema imunológico (defesas) está mais desenvolvido, isto porque o banho em si gera muito estresse e pode provocar outros problemas de saúde que você deve evitar.

Se encontrar gatinhos recém-nascidos na rua, é possível que você queira saber como dar banho em gato filhote. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer todo o processo.

Pode dar banho em gato filhote?

A higiene do gato é algo tão importante como o sono e a alimentação. Geralmente, os gatos se higienizam sozinhos com a língua e ajudam com as patas, umedecendo-as com a sua língua, como se fosse uma esponja. Outra forma bastante recomendável é escová-los para remover o pelo morto, visto que isso beneficia o estado da pele, contribui para uma menor ingestão de pelos e é um momento agradável para os gatos pois, normalmente, gostam de ser escovados.

Para os banhos e escovagem, é melhor acostumá-los desde pequenos e de forma gradual, não o obrigue se ele não quiser. Às vezes você pode notar que vão e vêm como se fosse uma brincadeira, o que é algo que é positivo. Depois de uma sessão de escovagem ou de um banho, você pode terminar esses momentos com carinhos e jogos, desta forma diminuirá o estresse e aumentará a associação positiva a esse momento. Nos gatos de pelo longo, como o gato persa, é conveniente começar a acostumá-los desde filhotes.

Mas afinal, pode dar banho em gato filhote? Como mencionamos anteriormente, o mais indicado é começar aos 6 meses, para que se converta em uma rotina na vida do pet.

Como dar banho em gato filhote - Pode dar banho em gato filhote?

Como dar banho em gato filhote: passo a passo

Dar banho a gato filhote é muito frequente quando são encontrados gatinhos órfãos, mas, não será uma tarefa simples. Você deve dar banho em gato filhote para evitar na pele e também porque é uma tarefa fundamental da mãe no momento do nascimento. A seguir, te daremos um passo a passo de como dar banho em gato filhote, confira:

Passo 1: temperatura da água

Abra a torneira até chegar a uma temperatura morna, agradável para a nossa mão. Pense que a a temperatura corporal dos gatos é de 38,5ºC a 39ºC, e você quer que a experiência seja prazerosa para eles. Utilize um termômetro se for necessário.

Passo 2: começando a limpeza

Com uma mão segure o gatinho e com a outra molhe as suas patas traseiras, sempre detrás para a frente e não o coloque debaixo da torneira, isso pode ser muito traumático e trazer consequências fisiológicas não desejadas.

Passo 3: o shampoo

Coloque nos seus dedos 2 ou 3 gotinhas de shampoo para gatos (se não tiver, use sabão de glicerina) e faça espuma para depois passar nas regiões que molhou. Assim, você conseguirá eliminar restos de urina e fezes que possam ter ficado coladas.

Passo 4: secagem

Enxugue e seque o gatinho com uma toalha muito suave. Não deixe que ele fiquem úmido, uma vez que pode pegar um resfriado facilmente e até fungos, que poderá ser muito difícil de combater devido à sua pouca idade.

Não se esqueça que os gatinhos filhotes não podem utilizar sabões agressivos nem antiparasitários devido ao forte impacto que podem ter na saúde do bichano. O recomendável é só limpar as patas traseiras (ou o corpo em si) quando estiver realmente sujo. Consulte o seu veterinário sempre que tiver dúvidas.

Você pode repetir este processo para ir eliminando odores, tentando ser o mais compatível possível com uma mamãe gata, que os limpa várias vezes ao dia. Você também pode usar lenços úmidos com a mesma finalidade. Vale a pena ressaltar que não é recomendável dar banho em gato filhotes não órfãos pois isso pode causar rejeição da gata mãe.
Além disso, os gatos são animais muito higiênicos por natureza, por isso os banhos são aconselháveis apenas em casos de necessidade.

Confira também o nosso vídeo no YouTube com dicas de como dar banho em gato adulto:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar banho em gato filhote, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Vídeos relacionados com Como dar banho em gato filhote

1 de 3
Vídeos relacionados com Como dar banho em gato filhote

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
tallytha oliveira preciliano
meu gato tem menos de 2 messes, pode dar banho nele com agua morna mesmo assim?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Tallytha. O mais indicado é dar banho em gato filhote após os 6 meses de idade.
A sua avaliação:
Andréa
Gostei muito das dicas para acabar com as pulgas. achei duas gatinhas filhotes, abandonadas na minha garagem e estou cuidando delas!
Robertha
preciso de ajuda! encontrei um gato na rua e ele está muito doente, com inflação nos olhos, pulgas, etc. ele n está cheirando muito bem também, ele aparenta ter uns 20 dias e é minúsculo, oq eu faço? devo dar banho?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fátima! O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para examinar e começar um correto acompanhamento profissional.
De qualquer forma, temos um artigo sobre como eliminar as pulgas do gato que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/eliminar-as-pulgas-dos-gatos-20094.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
fatima
oi. peguei um gatinho de rua filhotinho e esta com muitas pulgas. ele aparenta ter uns 3 meses o que faço?
Luísa Savala
Oi Fátima! O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para examinar e começar um correto acompanhamento profissional.
De qualquer forma, temos um artigo sobre como eliminar as pulgas do gato que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/eliminar-as-pulgas-dos-gatos-20094.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Giovana
Minha gata tem dois meses se tiver as vacinas posso dar banho?
Luísa Savala
Oi Giovana! Como mencionamos no artigo: não é aconselhável dar banho antes dos 6 meses de vida, pois é quando a maioria das suas vacinas e sistema imunológico (defesas) está mais desenvolvido. Isto porque o banho em si, gera muito estresse e pode provocar outros problemas que devem ser evitar.
A sua avaliação:
Bola de pelo
ele e muito peludo e fofinho: ele e brincalhão , gosta de brincar se esconde;;.... que eu nem vejo . kkkkkkkkkk.
Amanda
Bom dia. tenho uma gatinha de 2 meses

E ela está fedendo muito por causa das feses.

Posso dar banho nela?
Luísa Savala
Oi Amanda! Não é aconselhável dar-lhe banho antes dos 6 meses de vida, que é quando a maioria das suas vacinas e sistema imunológico (defesas) está mais desenvolvido, isto porque, o banho em si, gera-lhes muito estresse e podemos provocar outros problemas que devemos evitar.
Lavínnea Mirely
Olá,bom dia! Então, eu tenho dois gatinhos filhotes com quatro aproximadamente cinco meses de vida. O meu problema é que eles tem muitas pulgas, pois a mãe deles sai muito para a rua e trás várias pulgas com ela. Gostaria de saber se eu posso lhes dar banho. Já queria ter dado banho neles há muito tempo mas tenho medo de dar e fazer algum mal a eles. O que eu faço?
Luísa Savala
Oi Lavínnea! Você pode começar por utilizar um spray para pulgas adequado a gatos filhotes e mais tarde passar para pipetas. É importante que se aconselhe diretamente com o seu médico veterinário. Leia o nosso artigo que fala sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/desparasitacao-em-gatos-20828.html
jorge
meu gatinho e filhote queria saber o que fazer pra cuidar melhor dele hoje ele abril os olhos
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jorge! Neste artigo você pode ler conselhos para cuidar de gatos filhotes: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-cuidar-de-gatos-filhotes-21326.html
Erika
Bom dia. Encontrei um gatinho na rua, em situação de risco, numa avenida movimentada, e o resgatei.
Tenho gatos e cachorros em casa, e me parece que o filhote esta com pulgas.
Nas suas traquinagens, caiu numa bacia com água, e eu já estava planejando dar-lhe um banho.
Creio que tem uns dois meses. Posso dar?
Tenho shampoo para gatos aqui.
A sua avaliação:
Apolo
com qual idade espeçifica se pode dar banho em gatos ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Apolo! Não existe uma idade específica, caso seja extremamente necessário pode ser em qualquer idade. Se não for absolutamente necessário, pode fazê-lo depois dos 6 meses de idade, como referimos no artigo.
Como dar banho em gato filhote
1 de 2
Como dar banho em gato filhote

Voltar ao topo da página ↑