Partilhar

Posso dar banho a um gato filhote?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 13 setembro 2016
Posso dar banho a um gato filhote?

Ver fichas de  Gatos

Existe uma crença muito espalhada no mundo felino que diz que os gatos não são muito amigos da água. Não a vamos desmentir completamente, mas sim esclarecer que se o nosso animal for acostumado desde pequeno, será muito mais fácil habituar o gato à água. Hoje em dia, existem diferentes opções no mercado para higienizar os nossos gatos como por exemplo, escovas, banhos secos com determinados produtos, espumas higienizantes, etc... Mas não nos devemos esquecer que as raças de pelo comprido e cores claras são as que mais precisam de uma correta higiene, tal como os gatos que estão acostumados a sair e voltar a casa com todo o tipo de coisas no seu pelo.

Também não nos devemos esquecer que não é aconselhável dar-lhe banho antes dos 6 meses de vida, que é quando a maioria das suas vacinas e sistema imunológico (defesas) está mais desenvolvido, isto porque, o banho em si, gera-lhes muito estresse e podemos provocar outros problemas que devemos evitar.

Existem muitas perguntas e um pouco menos de soluções: Se encontrar gatinhos recém nascidos na rua, posso dar-lhes banho? Continue lendo este artigo do Perito Animal e terá as respostas à seguinte pergunta... Posso dar banho a um gato filhote?

Também lhe pode interessar: Posso dar banho a um gato doente?

Dar banho ou não dar banho?

A higiene do gato é algo tão importante como o sono e a alimentação. Fazem-no normalmente sozinhos, com a língua, e ajudam co as patas umedecendo-as com a sua língua, como se fosse uma esponja. Também é recomendável escová-los para remover o pelo morto, visto que beneficia o estado da pele, ajuda a uma menor ingestão de pelos e é um momento agradável para os gatos que normalmente gostam de ser escovados.

Para os banhos e escovagem, é melhor acostumá-los desde pequenos e de forma gradual, não o obrigue se ele não quiser. Às vezes vemos que vão e vêm como se se trata-se de um jogo, algo que é positivo. Também podemos, depois de uma sessão de escovagem ou de um banho, terminar com carinhos e jogos, desta forma ajudamos a diminuir o estresse.

Nos gatos de pelo comprido, como o persa, é conveniente começar a acostumá-los desde filhotes. Então, podemos dar banho a gatos recém-nascidos? Como já comentamos anteriormente, o melhor é começar aos 6 meses, para que se converta em uma rotina habitual na sua vida.

Posso dar banho a um gato filhote? - Dar banho ou não dar banho?

Como dar banho a gatos filhotes?

Dar banho a gatos recém-nascidos é muito frequente quando encontramos gatinhos órfãos, mas avisamos já, não será uma tarefa simples. Devemos fazê.lo para evitar infecções na sua pele e também porque é uma tarefa fundamental da mãe no momento do seu nascimento.

Falamos sobre isto passo a passo para os mais medrosos, uma vez que costumam ter milhões de dúvidas e medos no momento de higienizar gatos pequenos:

  1. Abra a torneira onde vai dar lavá-lo até chegar a uma temperatura morna, quase agradável para a nossa mão. Pense que a sua temperatura corporal é de 38,5ºC a 39ºC, e queremos que esta experiência seja prazerosa para eles. Utilize um termômetro se for necessário.
  2. Com uma mão segure o gatinho e com a outra molhe as suas patas traseiras, sempre detrás para a frente e não o meta debaixo da torneira, isso pode ser muito traumático e trazer muitas consequências fisiológicas não desejadas.
  3. Coloque nos seus dedos 2 ou 3 gotinhas de xampu para gatos (se não conseguir, use sabão de glicerina) e faça espuma para depois passar nas regiões que molhou, para eliminar restos de urina e fezes que possam ter ficado coladas.
  4. Enxugue e seque o gatinho com uma toalha muito suave. Não deixe que fiquem úmidos, uma vez que podem pegar um resfriado facilmente e até fungos, que lhes será muito difícil de combater devido à sua pouca idade.

Não se esqueça que os gatinhos filhotes não podem utilizar sabões agressivos nem antiparasitários devido ao forte impacto que podem ter na sua saúde. Só tem que lavar as suas patas traseiras (ou o corpo em si) quando estiver realmente sujo. Consulte o seu veterinário sempre que tiver dúvidas.

Podemos repetir este processo para ir eliminando odores e tentando ser o mais compatíveis com uma mamãe gata, que os limpa várias vezes ao dia. Também pode usar lenços úmidos com a mesma finalidade. Quem gosta de ver os seus filhos sujos?

Posso dar banho a um gato filhote? - Como dar banho a gatos filhotes?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar banho a um gato filhote?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário sobre Posso dar banho a um gato filhote?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Amanda
Bom dia. tenho uma gatinha de 2 meses

E ela está fedendo muito por causa das feses.

Posso dar banho nela?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Amanda! Não é aconselhável dar-lhe banho antes dos 6 meses de vida, que é quando a maioria das suas vacinas e sistema imunológico (defesas) está mais desenvolvido, isto porque, o banho em si, gera-lhes muito estresse e podemos provocar outros problemas que devemos evitar.
Lavínnea Mirely
Olá,bom dia! Então, eu tenho dois gatinhos filhotes com quatro aproximadamente cinco meses de vida. O meu problema é que eles tem muitas pulgas, pois a mãe deles sai muito para a rua e trás várias pulgas com ela. Gostaria de saber se eu posso lhes dar banho. Já queria ter dado banho neles há muito tempo mas tenho medo de dar e fazer algum mal a eles. O que eu faço?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lavínnea! Você pode começar por utilizar um spray para pulgas adequado a gatos filhotes e mais tarde passar para pipetas. É importante que se aconselhe diretamente com o seu médico veterinário. Leia o nosso artigo que fala sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/desparasitacao-em-gatos-20828.html
jorge
meu gatinho e filhote queria saber o que fazer pra cuidar melhor dele hoje ele abril os olhos
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jorge! Neste artigo você pode ler conselhos para cuidar de gatos filhotes: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-cuidar-de-gatos-filhotes-21326.html
Erika
Bom dia. Encontrei um gatinho na rua, em situação de risco, numa avenida movimentada, e o resgatei.
Tenho gatos e cachorros em casa, e me parece que o filhote esta com pulgas.
Nas suas traquinagens, caiu numa bacia com água, e eu já estava planejando dar-lhe um banho.
Creio que tem uns dois meses. Posso dar?
Tenho shampoo para gatos aqui.
A sua avaliação:
Apolo
com qual idade espeçifica se pode dar banho em gatos ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Apolo! Não existe uma idade específica, caso seja extremamente necessário pode ser em qualquer idade. Se não for absolutamente necessário, pode fazê-lo depois dos 6 meses de idade, como referimos no artigo.

Posso dar banho a um gato filhote?
1 de 3
Posso dar banho a um gato filhote?

Voltar ao topo da página