Partilhar

Como dar banho em porquinho-da-índia

 
Por Giselly Corrêa. 19 junho 2019
Como dar banho em porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia, independentemente da raça, são animais bastante limpos e não costumam se sujar em excesso ou cheirar mal, no entanto, é recomendável dar-lhes banho algumas vezes para manter a higiene perfeita. Uma vez a cada três ou quatro meses é suficiente.

É importante que o lugar do banho não tenha correntes de ar, uma vez que esses são animais muito sensíveis ao frio e podem adoecer facilmente por isso. Além disso, você precisa ter todos os materiais preparados e à mão para não negligenciar seu porquinho na banheira e evitar que aconteça qualquer acidente. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para aprender como dar banho em porquinho-da-índia de forma segura, fácil e correta.

Também lhe pode interessar: Como dar banho em gato filhote

Como dar banho em porquinho-da-índia: primeiro passo

Prepare a banheira ou um recipiente profundo com antecedência. Os porquinhos-da-índia não gostam muito de água, por isso é preferível que o local onde do banho seja profundo para que o porquinho não possa escapar. Encha com alguns centímetros de água morna e, se quiser, coloque uma toalha ou pano na parte inferior para que seu porquinho-da-índia não escorregue e fique assustado.

Como dar banho em porquinho-da-índia: segundo passo

Quando você colocar seu porquinho na banheira, faça carinho e tranquilize-o, você pode até dar pedaços de comida para que ele relaxe comendo. Não dê banho em vários porquinhos de uma vez só, é melhor dar em um de cada vez.

Lentamente, coloque-o na água e segure-o suavemente até que ele se acostume com a água. Para enxaguar é aconselhável derramar a água com um pequeno recipiente ou com a sua mão, em vez de abrir a torneira pois, é mais agradável e há menos chance de amedrontar o porquinho. Lave o corpo, mas evite jogar água na cabeça em todos os momentos.

Como dar banho em porquinho-da-índia - Como dar banho em porquinho-da-índia: segundo passo

Como dar banho em porquinho-da-índia: terceiro passo

O terceiro passo para você saber como dar banho em porquinho-da-índia corretamente é passar bem o shampoo em todo o corpo. É importante utilizar um shampoo especial para porquinhos-da-índia ou, se você não encontrar, pode utilizar shampoo específico para coelhos. Esses animais têm uma pele muito sensível que pode se irritar ao utilizar produtos que não sejam adequados para eles. Depois, você precisará enxaguar com água abundante até não sobrar nenhum sabão.

Saiba quais são as doenças mais comuns em porquinhos-da-índia nesse artigo do PeritoAnimal.

Como dar banho em porquinho-da-índia: quarto passo

Quando tiver acabado, você deve ter à mão uma toalha com a qual possa envolver o porquinho e secá-lo. Você pode notar que seu porquinho-da-índia começa a tremer, mas não precisa se preocupar, essa reação é normal e vai parar quando ele estiver seco. Você também pode aproveitar esse momento para penteá-lo e desfazer os nós que pode ter, especialmente se for um porquinho-da-índia de pelo longo.

Conheça quais as raças de porquinho-da-índia nesse artigo do PeritoAnimal.

Como dar banho em porquinho-da-índia - Como dar banho em porquinho-da-índia: quarto passo

Como dar banho em porquinho-da-índia: quinto passo

Limpe o rosto do pet com um pano úmido e com cuidado especial. Você deve limpar as áreas do nariz, as orelhas e os olhos, sem pressionar com força para não machucá-lo. Se você não sabe bem como limpar essas áreas, é recomendável perguntar a um profissional, por exemplo um veterinário, a melhor maneira de fazê-lo.

Como dar banho em porquinho-da-índia - Como dar banho em porquinho-da-índia: quinto passo

Como dar banho em porquinho-da-índia: sexto passo

Por último, seque bem seu porquinho-da-índia. Usando somente a toalha, pode ser que ele fique úmido e adoeça, por isso, você pode usar um secador em baixa temperatura e potência mínima até que ele fique completamente seco.

Como dar banho em porquinho-da-índia - Como dar banho em porquinho-da-índia: sexto passo

Como cuidar de um porquinho-da-índia: conselhos gerais

Por fim, alguns conselhos gerais sobre como cuidar de um porquinho-da-índia, são:

  1. Fique atento a qualquer sinal de doença. Se o seu porquinho-da-índia mudar o comportamento, começar a se esconder e apresentar um olhar triste, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança especialista em animais exóticos.
  2. Se você notar que o seu porquinho-da-índia apresenta alguma ferida, é importante que você saiba que pode desenvolver uma infecção rapidamente. Limpe a ferida com betadine diluído e, caso se trate de algo mais grave, leve imediatamente a um profissional.
  3. Um problema bastante comum nos porquinhos-da-índia é o crescimento anormal dos dentes. Para evitar essa condição você deve oferecer sempre feno de qualidade, o mais recomendado são os fenos verdes e largos.
  4. O estresse também é um problema comum nos porquinhos-da-índia, para evitar você deve preocupar-se com os ruídos extremos, outros pets agressivos e uma dieta de qualidade.
  5. Uma correta alimentação do porquinho-da-índia evita inúmeras doenças e problemas de comportamento. O escorbuto é uma doença que afeta muitos pets e é causada pela falta de vitamina C.

Agora você já sabe como dar banho em um porquinho-da-índia, por isso, não há desculpas para que seu amiguinho peludo não esteja perfeito, super limpo e com ótimo cheiro.

Descubra também as frutas que porquinho-da-índia pode comer no nosso vídeo no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar banho em porquinho-da-índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Vídeos de Como dar banho em porquinho-da-índia

1 de 2
Vídeos de Como dar banho em porquinho-da-índia

Escrever comentário sobre Como dar banho em porquinho-da-índia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como dar banho em porquinho-da-índia
1 de 5
Como dar banho em porquinho-da-índia

Voltar ao topo da página