Cuidado do pelo

O que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 31 outubro 2018
O que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se tem um gato, é provável que saiba que estes pets são alérgicos à água, ou seja, odeiam os banhos e tudo o que tenha a ver com eles.

De qualquer forma, se o seu pet se suja sempre em excesso, fica a dúvida de se devemos ajudá-lo a limpar-se e, no caso de o querer fazer, como proceder.

Neste artigo do PeritoAnimal queremos ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas para saber o que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho.

Também lhe pode interessar: Como dar banho em gato filhote

Índice

  1. O gato lava-se ele próprio
  2. Casos de sujidade extrema
  3. Outras partes do corpo

O gato lava-se ele próprio

Os gatos são animais muito limpos que dedicam uma grande parte do dia a lamber todos os cantos do seu pelo para eliminar sujeira e nós, por isso não é de estranhar que por vezes sofram da ingestão das conhecidas bolas de pelo.

Estes animais podem permanecer até mais de 4 horas por dia lavando-se e higienizando-se. A sua língua é rugosa e áspera, o que permite eliminar a sujidade acumulada nos sítios mais escondidos do seu pelo.

Além do pelo, os gatos precisam da nossa ajuda, pois também precisam de limpar os olhos, orelhas e boca, lugares delicados que são de difícil acesso para eles.

O que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho - O gato lava-se ele próprio

Casos de sujidade extrema

Se o seu gato chegou a casa especialmente sujo, pode pensar em lavá-lo você mesmo, pois às vezes é preferível agir antes que o nosso pet engula sujeira, por exemplo. Para estes casos tem várias ferramentas que o podem ajudar a eliminar a sujidade:

  • A primeira é o shampoo seco que encontrará em qualquer loja de animais. Este shampoo é indicado para casos em que o animal tem bastante aversão à água. A sua textura é espumosa e apenas precisará de uma escovação para retirar o produto. São uma opção muito acertada.
  • Se não tiver tempo de comprar um produto específico, pode em casa tentar limpá-lo um pouco com toalhinhas úmidas para bebê. Deve fazer isto pouco a pouco e com suavidade, como se estivesse lambendo o seu gato, desta forma o processo irá se converter em uma interação social que fará com que o seu gato se sinta bem e o deixe limpar.

Lembre-se que pode prevenir a ingestão das bolas de pelo, sujeira leve e o aparecimento de parasitas escovando regularmente o seu gato. Procure uma escova que ele goste e dedique tempo a escová-lo e a fazê-lo sentir-se confortável ao seu lado.

O que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho - Casos de sujidade extrema

Outras partes do corpo

Como referimos antes, existem três zonas de difícil para o gato e, é aí que o nosso pet precisa da nossa ajuda. Limpar as orelhas ao seu gato não é uma missão fácil, pois trata-se de um buraco que conta com partes muito delicadas que não devemos magoar. Existem sprays específicos para a higiene desta zona, embora também possa fazer uma limpeza mais superficial com uma gaze, consulte o seu veterinário para saber como deve fazê-lo.

Também deve limpar os olhos, pois por vezes podem se acumular remelas que devemos eliminar. Será suficiente utilizar uma gaze ou um pano úmido. Por último, a boca deve ser a sua última preocupação. É inevitável a acumulação de tártaro e, por isso deve levar a cabo uma limpeza regular utilizando pasta de dentes específica para gatos, oferecendo-lhe brinquedos para morder e ração seca

O que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho - Outras partes do corpo

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
sibele cirino
boa tarde , achei um gato na rua mais ele e muito bravo,e eu queria dar um banho nele,e tambem dar o vemefuga mais ele me morde e naõ tenho niguem pra ajudar tem alguma tecnica para ele ficar mais manso para eu cuidar dele?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Sibele. Parabéns pelo resgate!
Você consegue levá-lo até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
VINICIUS
POSSO DAR BANHO NO MEU GATO COM SHAMPOO E COM SABINETE DE HUMANO
sibele cirino
não tem muita quimica,e irrita a pele deles,tem que ser apropriado para eles.
1 de 4
O que fazer para limpar um gato sem lhe dar banho