Como dar banho em gato filhote

Como dar banho em gato filhote

Existe uma crença muito espalhada no mundo felino que diz que os gatos não são muito amigos da água. Contudo, é importante esclarecer que se o seu animal for acostumado desde pequeno, será muito mais fácil acostumar o gato à água. Hoje em dia, existem diferentes opções no mercado para higienizar os gatos, como por exemplo escovas, banhos secos com produtos específicos, espumas higienizantes, entre outros. No entanto, você não deve esquecer que as raças de gato de pelo longo e de cores claras são as que mais precisam de uma correta higiene, tal como os gatos que estão acostumados a sair e voltar a casa com todo o tipo de sujeiras.

Contudo, não é aconselhável dar banho em filhote antes dos 6 meses de vida, que é quando já possui a maioria das vacinas e o sistema imunológico (defesas) está mais desenvolvido, isto porque o banho em si gera muito estresse e pode provocar outros problemas de saúde que você deve evitar.

Se encontrar gatinhos recém-nascidos na rua, é possível que você queira saber como dar banho em gato filhote. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer todo o processo.

Pode dar banho em gato filhote?

A higiene do gato é algo tão importante como o sono e a alimentação. Geralmente, os gatos se higienizam sozinhos com a língua e ajudam com as patas, umedecendo-as com a sua língua, como se fosse uma esponja. Outra forma bastante recomendável é escová-los para remover o pelo morto, visto que isso beneficia o estado da pele, contribui para uma menor ingestão de pelos e é um momento agradável para os gatos pois, normalmente, gostam de ser escovados.

Para os banhos e escovagem, é melhor acostumá-los desde pequenos e de forma gradual, não o obrigue se ele não quiser. Às vezes você pode notar que vão e vêm como se fosse uma brincadeira, o que é algo que é positivo. Depois de uma sessão de escovagem ou de um banho, você pode terminar esses momentos com carinhos e jogos, desta forma diminuirá o estresse e aumentará a associação positiva a esse momento. Nos gatos de pelo longo, como o gato persa, é conveniente começar a acostumá-los desde filhotes.

Mas afinal, pode dar banho em gato filhote? Como mencionamos anteriormente, o mais indicado é começar aos 6 meses, para que se converta em uma rotina na vida do pet.

Como dar banho em gato filhote: passo a passo

Dar banho a gato filhote é muito frequente quando são encontrados gatinhos órfãos, mas, não será uma tarefa simples. Você deve dar banho em gato filhote para evitar na pele e também porque é uma tarefa fundamental da mãe no momento do nascimento. A seguir, te daremos um passo a passo de como dar banho em gato filhote, confira:

Passo 1: temperatura da água

Abra a torneira até chegar a uma temperatura morna, agradável para a nossa mão. Pense que a a temperatura corporal dos gatos é de 38,5ºC a 39ºC, e você quer que a experiência seja prazerosa para eles. Utilize um termômetro se for necessário.

Passo 2: começando a limpeza

Com uma mão segure o gatinho e com a outra molhe as suas patas traseiras, sempre detrás para a frente e não o coloque debaixo da torneira, isso pode ser muito traumático e trazer consequências fisiológicas não desejadas.

Passo 3: o shampoo

Coloque nos seus dedos 2 ou 3 gotinhas de shampoo para gatos (se não tiver, use sabão de glicerina) e faça espuma para depois passar nas regiões que molhou. Assim, você conseguirá eliminar restos de urina e fezes que possam ter ficado coladas.

Passo 4: secagem

Enxugue e seque o gatinho com uma toalha muito suave. Não deixe que ele fiquem úmido, uma vez que pode pegar um resfriado facilmente e até fungos, que poderá ser muito difícil de combater devido à sua pouca idade.

Não se esqueça que os gatinhos filhotes não podem utilizar sabões agressivos nem antiparasitários devido ao forte impacto que podem ter na saúde do bichano. O recomendável é só limpar as patas traseiras (ou o corpo em si) quando estiver realmente sujo. Consulte o seu veterinário sempre que tiver dúvidas.

Você pode repetir este processo para ir eliminando odores, tentando ser o mais compatível possível com uma mamãe gata, que os limpa várias vezes ao dia. Você também pode usar lenços úmidos com a mesma finalidade. Vale a pena ressaltar que não é recomendável dar banho em gato filhotes não órfãos pois isso pode causar rejeição da gata mãe.
Além disso, os gatos são animais muito higiênicos por natureza, por isso os banhos são aconselháveis apenas em casos de necessidade.

Confira também o nosso vídeo no YouTube com dicas de como dar banho em gato adulto:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar banho em gato filhote, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.