Problemas de comportamento

Por que os gatos ronronam e mordem?

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 27 fevereiro 2023
Por que os gatos ronronam e mordem?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Um gato ronronando é algo extremamente fofo, não é? Mas sabia que os gatos podem emitir até 100 sons diferentes? Sim! Mesmo que utilizem principalmente a linguagem corporal para se comunicar com outros indivíduos e seu ambiente, suas habilidades de vocalização são realmente impressionantes. Um dos seus sons mais representativos é o ronronar, que pode ocorrer em situações muito diferentes e expressar diferentes estados de ânimos.

Assim, se você deseja saber por que o gato ronrona e te morde, primeiro deve saber o que significa quando um gato ronrona, ou seja, o que o bichano tenta te transmitir quando emite este som. Você ficará feliz em saber que os gatos geralmente ronronam quando se sentem felizes, relaxados e à vontade em algum ambiente e em uma determinada situação. É por isso que podem ronronar quando os tutores fazem carinho em áreas do seu corpo onde mais gostam de receber carícias ou quando estão em sono profundo em um ambiente onde se sintam cômodos e seguros.

No entanto, os gatos ronronam de diferentes formas e em diferentes circunstâncias para expressar uma grande variedade de estados de ânimo. Neste artigo do PeritoAnimal, focaremos nas principais razões pelas quais os gatos ronronam e mordem seus tutores e outras pessoas. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Por que os gatos mordem os tutores?

Índice

  1. Comportamento lúdico ou exploratório
  2. Problemas na educação ou adestramento involuntário
  3. Estresse ou desconforto
  4. Chamar atenção ou pedir ajuda

Comportamento lúdico ou exploratório

Para responder a pergunta de por que um gato ronrona e morde, além de conhecer os significados do ronronar nos gatos, devemos considerar também o tipo ou a intensidade da mordida e o contexto onde ocorreram tanto o ronronar como a mordida. Por exemplo, um gato que dá leves mordidas nas mãos do seu tutor enquanto está brincando tem uma postura muito diferente da de um felino que, ao se sentir assustado, vulnerável ou ameaçado, recorre às respostas agressivas (mordeduras, arranhões, etc.) para se proteger. Para saber diferenciar estes contextos e evitar mal entendidos na comunicação com o gato, é importante ter ao menos alguns conhecimentos básicos sobre a linguagem corporal dos gatos e os principais sinais que um gato está ficando agressivo. Feita essa declaração, uma das situações em que é mais comum observar esse comportamento é durante o as brincadeiras.

Por que meu gato ronrona e me morde durante jogos e brincadeiras?

Este comportamento é particularmente comum nos gatinhos, já que utilizam todo seu corpo e seus sentidos - inclusive a boca, os dentes e o paladar - para explorar e reconhecer seu ambiente, e o fazem principalmente de forma lúdica, ou seja, brincando com sua mãe e seus irmãos. Neste período, o ronronar cumpre um ponto chave na comunicação dos gatinhos recém nascidos com sua mãe. Por um lado, a gata ronrona tanto para guiar suas crias na hora de amamentar como para transmitir uma sensação de calma e segurança que é muito importante nesta primeira etapa de seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Rapidamente e com poucos dias de vida, as crias começam a "imitar" este som e o ronronar se converte em uma das suas principais vias de comunicação com sua mãe. Assim, veremos que os gatinhos ronronam enquanto mamam para expressar conforto e satisfação, mas também o fazem com um tom e uma frequência diferentes de quando precisam pedir ajuda porque se sentem assustados, tem fome ou desejam suprir qualquer outra necessidade.

Então, é perfeitamente natural que um gatinho ronrone e morda tanto para se expressar e comunicar como para começar a conhecer o mundo que o rodeia.

Separação prematura

A gata mãe é a responsável de ensinar para suas crias os códigos fundamentais de seu comportamento social, dentre os quais encontramos os limites nas brincadeiras e outros comportamentos, como as mordidas e arranhões. Em consequência, quando um gato é separado prematuramente de sua mãe, tem muito mais probabilidades de ultrapassar limites nos jogos (por exemplo, mordendo ou arranhando) e de recorrer à agressividade como uma resposta diante das circunstâncias que o fazem sentir inseguro, porque não teve a oportunidade de assimilar recursos mais apropriados para gerir suas próprias emoções e lidar com os diferentes contextos - positivos e negativos - e estímulos que vai expor ao longo de sua vida.

Por todas estas razões, é muito importante que os gatinhos permaneçam com sua mãe e seus irmãos até completar a idade de desmame para prevenir problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem na idade adulta.

Problemas na educação ou adestramento involuntário

Outra das razões que explicam por que um gato ronrona e morde brincando está relacionada com uma educação deficiente ou um adestramento involuntário por parte do tutor. O que isso quer dizer? Imagine que você adotou um gatinho que naturalmente terá comportamentos exploratórios como os que mencionávamos no parágrafo anterior, e que também começará a mostrar o instinto de caça que é característico de todos os felinos, inclusive dos de companhia.

Neste momento, será bonitinho para você que seu gato morda seus dedos ou seus tornozelos enquanto brinca e ronrona pela satisfação que produz esta atividade e permite que esta situação se repita uma e outra vez, até que seu gatinho se torne um gato adulto que não entendeu os limites das brincadeiras nem das mordidas e que agora tem uma mordida muito mais poderosa. Provavelmente, este comportamento que antes parecia fofo e inofensivo, agora te parece desagradável ou inclusive doloroso, e o pior é que você reforçou isso por meses, e por isso, seu gato assimilou como um comportamento totalmente aceitável.

O que fazer?

Então, o que você pode fazer para que isso não continue acontecendo? É simples: não fomente em um gatinho comportamentos que não deseja que se reproduzam em sua idade adulta. Ou seja, se não quer que o gato te morda brincando, não use suas mãos ou pés como "presas" em jogos que simulam um contexto de caça. A melhor aposta é eleger brinquedos apropriados para seu tamanho e idade para este tipo de jogo de caça, assim como lhe oferecer um ambiente enriquecido onde possa se entreter e aguçar seus sentidos.

Além disso, cada vez que durante um jogo seu gato comece a te morder, diga um firme "NÃO!", interrompa imediatamente o jogo e ofereça um brinquedo que se possa morder, para deixá-lo saber de forma clara e objetiva que este comportamento não é apropriado e não deve se repetir, mas sim pode morder os recursos destinados para esse fim. Igualmente, cada vez que o bigodudo usar corretamente seus brinquedos e brincar de uma maneira amigável (sem te arranhar ou morder), lembre-se de oferecer um prêmio para reforçar o comportamento desejado e seguir estimulando sua aprendizagem.

Para saber mais sobre como educar um gato positivamente, te recomendamos o seguinte artigo: "Como educar um gato desde filhote?".

Por que os gatos ronronam e mordem? - Problemas na educação ou adestramento involuntário

Estresse ou desconforto

Quando um gato ronrona de uma maneira uniforme e cadente, em geral, quer expressar que se sente incomodado ou estressado com algo que ocorre ao seu redor, ou seja, que está é uma de suas formas de nos dizer "basta, não gosto disso". E se você não sabe interpretar essa mensagem nem os sinais prévios de advertência que seu gato emite para pedir que você deixe de fazer alguma coisa, é provável que, cedo ou tarde, à medida que se sinta cada vez mais incômodo ou estressado, recorra a um sinal mais claro e extremo (como uma mordida ou um arranhão) para tentar que você pare.

Um dos exemplos mais evidentes ocorre quando os gatos ronronam e mordem quando seus tutores o acariciam nas áreas mais vulneráveis do seu corpo onde preferem não ser manipulados (principalmente na barriga). Algo similar pode ocorrer quando um tutor, por desconhecer os códigos de comunicação dos gatos, realiza certos gestos ou ações que resultam ser pouco amigáveis ou inclusive uma espécie de "desafio" na linguagem felina (por exemplo, olhar fixamente nos olhos), e que podem desencadear primeiro sinais de calma ou apaziguamento como ronronar, para passar a uma resposta defensiva ou ofensiva como as mordidas e os arranhões.

O que fazer?

Aqui, novamente a melhor solução é ter tempo para conhecer tanto a linguagem corporal dos gatos como a personalidade e as preferências específicas do seu companheiro felino, assim como aprender a respeitar que os felinos têm suas próprias formas de expressar seu afeto e quase sempre se sentirão incômodos com nossas tentativas de beijar, abraçar e, principalmente, humaniza-los.

Se o seu gato ronrona e morde após você realizar uma ação que o desagrada, simplesmente tente não repetir (na medida do possível). Não faça carinho onde ele não quer, não o force a fazer coisas que não são naturais para ele, introduza as mudanças de forma progressiva, etc.

Chamar atenção ou pedir ajuda

Lembra que dizíamos que os gatinhos ronronam quando necessitam captar a atenção das suas mães e pedir ajuda? Pois os gatos adultos podem utilizar esta mesma lógica de comunicação para indicar a seus companheiros humanos que necessitam de cuidados ou auxílio. Aqui podemos diferenciar dois contextos distintos:

  • Quando o gato ronrona e morde para chamar sua atenção: provavelmente você escutará um ronronar regular e vigoroso que pode vir acompanhado de mordidinhas e outras ações chamativas para pedir que o alimente, que brinque com ele ou que lhe faça suas carícias favoritas.
  • Quando o gato ronrona e morde para te pedir ajuda: se o gato sente dor ou se sente mal por alguma razão (doenças, traumatismos, acidentes), é possível que emita um ronronar de forma muito ruidosa para pedir que você o ajude. É importante que tenha cuidado ao tentar revisá-lo porque nestas circunstâncias, o felino provavelmente se sentirá vulnerável e pode chegar a te morder ou machucar sem querer para se proteger. Neste caso, não deixe de levá-lo rapidamente ao veterinário para verificar seu estado de saúde e a necessidade de iniciar qualquer tipo de tratamento.

Você já sabe que é muito importante entender o contexto em que ocorre a ação por parte do gato para entendê-lo e poder ajudar. Após revisar todas as causas, conta pra gente, por que você acha que seu gato ronrona e te morde?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos ronronam e mordem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mrs Linda
Agora sei porque os gatos ronronam!
1 de 2
Por que os gatos ronronam e mordem?