PARTILHAR

Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 27 abril 2023
Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Com certeza você já viu o seu gato cheirando algo e depois ficar de boca aberta, fazendo uma espécie de careta. Eles ficam fazendo aquela expressão de "surpresa" mas não é espanto, não! Existe uma grande tendência para associarmos determinados comportamentos dos animais aos dos humanos, o que é perfeitamente normal tendo em conta que é o comportamento que conhecemos melhor. Contudo, na maioria das vezes, não é aquilo que estamos pensando.

Cada espécie animal tem um comportamento específico e diferente das restantes espécies. Se você tem um gatinho, esse felino incrível e um grande companheiro, é muito importante que você conheça o comportamento normal dele. Assim, você pode detectar qualquer alteração, para além de melhorar muito o sue relacionamento com ele.

Se chegou até este artigo, é porque se está questionando porque é que os gatos abrem a boca quando cheiram algo. Continue lendo porque o PeritoAnimal preparou este artigo especialmente para responder a essa pergunta tão comum entre os tutores destes animais!

Também lhe pode interessar: Por que os gatos cheiram o nosso nariz?

Porque o gato abre a boca?

Os gatos detectam substâncias que não são voláteis, nomeadamente feromônios. Essas substâncias químicas enviam mensagens através de estímulos nervosos para o cérebro que, por sua vez, os interpreta. Isto permite que eles recebam informações do grupo social deles e possam detectar o cio das gatas, por exemplo.

Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo? - Porque o gato abre a boca?

Porque os gatos ficam de boca aberta?

Através deste reflexo de Flehmen, as aberturas dos ductos nasopalatinos aumentam e é criado um mecanismo de bombeamento que faz o transporte dos odores para o órgão vomeronasal. É por essa razão que o gato fica respirando de boca aberta, para facilitar a entrada de feromonios e outras substâncias químicas.

Não é só o gato que possui este órgão incrível. Com certeza já se questionou também porque é que o seu cachorro lambe a urina de outros cachorros e a resposta está precisamente no órgão vomeronasal ou de Jacobson. Existem várias espécies que possuem este órgão e que efetuam o reflexo de Flehmen como os bovinos, cavalos, tigres, antas, leões, caprinos e girafas.

Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo? - Porque os gatos ficam de boca aberta?

Gato ofegante com língua de fora

O comportamento que referimos antes não está relacionado com respirar de forma ofegante ou com gato respirando igual cachorro. Se o seu gato começa arfando igual cachorro depois de fazer exercício físico, é possível que a causa seja a obesidade. A obesidade pode provocar alterações respiratórias. É comum, por exemplo, gatos mais gordinhos roncarem.

Se o seu gato está tossindo ou espirrando, você deve visitar o médico veterinário da sua confiança porque o seu gato pode ter alguma doença, como por exemplo:

  • Infeção viral
  • Infeção bacteriana
  • Alergia
  • Objeto estranho no nariz

Sempre que detecte alguma alteração no comportamento natural do gato, você deve procurar ajuda de um especialista. Por vezes pequenos sinais permitem detectar doenças nas fases mais primordiais e essa é a chave para sucesso do tratamento.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Continue seguindo o PeritoAnimal para descobrir mais curiosidades sobre o seu melhor amigo felino, nomeadamente porque os gatos mamam no cobertor!

Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo? - Gato ofegante com língua de fora

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Juliana
Meu gato (de rua, pegamos com 2 meses) com uns 5 meses, quando brincava ficava com a língua pra fora igual cachorro (como vc descreve acima), levamos ao veterinário que atestou que ele tem problema cardíaco, e com isso, pressão alta. Daí sim o motivo pelo cansaço depois de brincar.. claro, medicamos e seguimos com acompanhamento.. ele ainda brinca e fica com a língua pra fora, mas é saudável mesmo com 9meses e seus 6,5kg (ele é maior que um gato normal).
Francielle hataishi
Estou buscando ajuda. Tinha duas gatas irmãs que adotei quando filhotes. Quando elas tinham cerca de 3 anos apareceu um gato de rua adulto que foi ficando e ficpu. Elas e ele nao se dão muito bem apesar de nao se odiaaaarem. A questão é que ele eh macho e foi castrao ja adulto com a péssima mania de marcar território. O que esta acontecendo é que agora, 1 ano depois dele estar na família as gatas estão marcando território tbm. E esta insuportável pois a casa é pequena, e tem mijo por tudo quanto é lugar. Ja usei spray, que funicona onde aplica mas eles vao e acham outro lugar pr mijar. Nao sei mais o que fazer. Se tem alguma dica.....
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francielle! Você deve começar por ter um maior número de caixas de areia. Outra dica é utilizar feromonas sintéticas em difusor, como da marca feliway. Temos um artigo que pode ajudar com outras dicas: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-o-meu-gato-nao-marcar-territorio-20364.html
Elô
Em compensação, quando gostam do cheiro, se esfregam muito. Tem um perfume num produto de limpeza que passo no chão, que minha gata adora. E fica ali rolando e se esfregando.
Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?
1 de 4
Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?

Voltar ao topo da página ↑