Partilhar

Por que o meu gato me lambe o cabelo?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 7 novembro 2018
Por que o meu gato me lambe o cabelo?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são capazes de encontrar diversão em coisas que podem ser insignificantes para os seres humanos: uma caixa, uma bolinha de papel, algo que encontram jogado no chão ou em cima da mesa, inclusive o seu cabelo! Todos estes são elementos capazes de entreter os gatos durante algum tempo.

Quando é o seu cabelo que faz parte da brincadeira, é possível que você seja premiado com umas boas lambidelas do gato, levando você a se questionar por que o meu gato me lambe o cabelo? Será que ele gosta do sabor ou existe outra razão oculta? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato me lambe? 4 motivos 😽

Por que gato lambe outro gato?

Não é difícil perceber que a higiene pessoal é extremamente importante para os gatos. Os felinos dedicam várias horas por dia à higiene e isso se reflete na pelagem limpa e brilhante deles.

Para além disso, se você tem mais do que um gato em casa já se deve ter questionado sobre o que significa quando um gato lambe outro gato. Os gatos se lambem mutuamente quando pertencem ao mesmo grupo social. Esta é uma forma de reafirmar o vínculo que os une e de partilharem o mesmo odor entre eles.

Por isso, quando o gato começa a sugar e a lamber o seu cabelo, você deve se sentir feliz pois o gato considera que você faz parte do grupo dele. Para além disso, ele quer compartilhar o mesmo odor, como uma forma de integrar você na família felina e se reconhecerem, ao mesmo tempo que elimina os odores indesejados e desconhecidos.

Por que o meu gato me lambe o cabelo? - Por que gato lambe outro gato?

O humano está precisando de um banho...

Isto é o que parece que o seu gato está pensando quando começa a lamber o seu cabelo vigorosamente. A higiene é uma das razões inquestionáveis pela qual o seu gato lhe lambe o cabelo. É muito comum que o gato tente, quando vê o tutor deitado e, inclusive, quando você está dormindo, porque ele próprio gostaria de desfrutar de um banho relaxante antes de dormir uma sesta.

As papilas gustativas dos gatos estão desenhadas não só para detectar sabores, mas também para limpar toda a sujidade acumulada nas superfícies. Por essa razão a língua dos felinos tem uma textura rugosa que mais parece uma lixa. Não importa se você usa os produtos mais caros do mercado no seu cabelo, nem os cuidados exaustivos que você tem com ele. Se o aroma for desagradável para o felino, ele vai preferir perfumar o seu cabelo com um odor bem mais agradável: a saliva dele.

Por outro lado, também pode acontecer que o gato adore o cheiro do seu champô ou do amaciador que você utiliza e isso faz com que ele dê umas mordidinhas na sua cabeça.

Uma demonstração de carinho muito pessoal

Muitos especialistas garantem que: os gatos não lambem outros seres (gatos, cachorros, humanos, etc) a não ser que tenham por eles um grande carinho. Por essa razão, quando o seu gato o lambe, está demonstrado o amor sincero que sente por você.

É exatamente a mesma coisa se ele tenta lamber a sua barba. É uma maneira de retribuir as carícias, o carinho e toda a atenção que você lhe dá, de uma forma igualmente carinhosa. Provavelmente você já reparou que o seu gato não lambe todos os membros da família lá em casa. Isso acontece porquê o gato só lambe os humanos que considera mais próximos e amigos, que fazem parte da própria família do felino, só esses têm um tratamento privilegiado.

Por que o meu gato me lambe o cabelo? - Uma demonstração de carinho muito pessoal

E se me morde?

Alguns gatos começam por lamber o cabelo e finalizam com pequenas mordidas, que podem ser no cabelo mesmo ou no couro cabeludo. Se é esse o caso, o seu gato quer brincar com você!

Lamber e mordiscar o cabelo é uma das maneiras que o gato tem de lhe dizer que está aborrecido e é o momento de se divertirem brincando. Se você reparar, é exatamente o mesmo comportamento que ele tem com os gatos que ele considera companheiros de brincadeiras.

Sofre de comportamento compulsivo?

Os gatos aliviam o estresse e o nervosismo de diferentes maneiras. Entre elas devemos mencionar a mania de sugar ou lamber o pelo de forma repetitiva e inquieta. O gato pode lamber o próprio pelo desta forma, chegando mesmo a provocar feridas. Também pode acontecer que a compulsão o leve a lamber o seu cabelo quando você o tem por perto (como quando compartilha a cama ou o sofá com ele).

De qualquer modo, é relativamente fácil detetar este comportamento anormal, pela insistência com que o gato repete a ação. É importante visitar o médico veterinário para determinar a origem do problema e verificar se de facto se pode tratar de uma estereotipia.

Por que o meu gato me lambe o cabelo? - Sofre de comportamento compulsivo?

O que fazer se você não gosta que o gato te lamba?

Apesar de todos os motivos positivos que descrevemos para o gato lamber o cabelo, existem pessoas que se sentem incomodadas por este comportamento e não sabem como fazer com que o felino entenda que aquele comportamento não é desejado.

Se você é uma dessas pessoas, não desespere: com as recomendações que lhe vamos dar, o gato deixará de lamber o seu cabelo em pouco tempo:

  • Quando o gato começar a lamber, não lhe faça carinho nem fale para ele. Esses estímulos reforçam o comportamento porque na mente do gato lamber é algo positivo.
  • Assim que o gato encostar a língua no seu cabelo, se afaste do local onde está. O gato vai entender que você não gostou pois essa é uma reação comum entre os felinos.
  • Se você não quer sair da cama, pode puxar os lençóis até à cabeça ou colocar uma almofada em cima. Porém, existe o risco do felino achar que você está brincando com ele se escondendo.
  • Dê um brinquedo ao pet para ele se distrair.
  • Nunca grite nem tenha uma atitude depreciativa, muito menos seja violento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato me lambe o cabelo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que o meu gato me lambe o cabelo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Fernanda
Meu gato mama a minha mão dês de bebê e agora ele está ficando adulto e acaba. Machucando com os dentes o que eu faço e porque ele mama a mão pra dormir
Greiciellen Miranda
Meu gatinho ama lamber meu cabelo , ate se esconde nele . É muito gostoso e eu amo quando ele faz isso , e quando ele faz isso coloca as garras de fora e fica ronrorando . As vezes ele mia para mim pegar ele no colo e ele escala ate meu pescoço e lá vai ele me encher de amor e carrinho . kkkk meu marido sente ate ciumes dele
A sua avaliação:
Leonor Drumond
Amo ler tudo sobre eles.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leonor! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando o PeritoAnimal que vamos continuar escrevendo mais artigos interessantes sobre gatinhos.

Por que o meu gato me lambe o cabelo?
1 de 4
Por que o meu gato me lambe o cabelo?

Voltar ao topo da página