Partilhar
Partilhar em:

Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinhos

Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinhos

Ver fichas de  Gatos

Embora muitas pessoas digam que os gatos são animais independentes, o certo é que se tratam de animais sociais muito carinhosos quando ganham confiança conosco. Se tem um gato e lhe dedica tempo e carinho com frequência, provavelmente já reparou que o gato levanta o rabo quando lhe acaricia as costas. Porque isto acontece?

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos-lhe o que significa esta posição do rabo. Continue lendo e descubra, por que o gato levanta o rabo quando lhe fazemos carinhos.

Não se esqueça de comentar e partilhar as suas fotografias para que outros membros do Perito Animal conheçam o seu vamos. Vamos então ao significado!

Também lhe pode interessar: Porque os cachorros abanam o rabo

A linguagem felina e as falsas crenças

Os gatos comunicam conosco de muitas formas diferentes, quer seja através dos miados, o comportamento ou as posições corporais. Neste caso, estamos diante de uma postura muito concreta: o gato agacha-se levemente e levanta o rabo.

Muitas pessoas acreditam que este comportamento é do tipo sexual, uma vez que o gato ou gata costumam deixar ver as suas partes íntimas. Mas isso não é verdade. Inclusivamente os gatos castrados levantam o rabo com o agrado de serem acarinhados. Se tem dúvidas sobre a sua gata não esterilizada visite o nosso artigo sobre os sintomas de uma gata no cio.

O que significa?

Quando os gatos adquirem uma postura e uma atitude de proximidade estão tentando comunicar essa mesma proximidade ou o carinho que sentem por nós. No entanto, se observarmos que um gato com o rabo para baixo e preso, estamos provavelmente diante de um animal com medo, assustado e tenso.

O intercâmbio de odores é fundamental para a comunicação dos felinos, por esse motivo quando levantam o rabo, a proximidade e as carícias adquirem outro significado: o gato, ao levantar o rabo deixa a descoberto as suas glândulas anais, as quais produzem um cheiro identificável e único de cada gato.

O significado do rabo levantado não é meramente uma "apresentação" que podem fazer ao nos conhecerem ou ao familiarizarem conosco. Esta conduta que levam a cabo repetidamente é uma demonstração de afeto, cumplicidade e de grande confiança que têm para conosco.

O rabo é a comunicação felina

Embora os gatos sejam capazes de utilizar o rabo para manter o equilíbrio, o certo é que além disso também expressam as suas diferentes emoções através dele.

  • Rabo levantado: esta posição denota confiança, segurança e um total controlo da situação. Geralmente o gato mostra o rabo levantado em situações de conforto, felicidade e bem-estar.

  • Rabo colado ao corpo: este tipo de posição indica exatamente o contrário que a anterior. Medo, desconfiança, incerteza... O gato está tentando passar despercebido na situação em que se encontra. Não expõe a sua informação particular.

  • Rabo eriçado: se observarmos um gato com o rabo inchado, grosso e eriçado será melhor fugir daí o quanto antes e deixar o gato em paz. Esta posição do rabo é muito fácil de reconhecer e identificar: o nosso gato está chateado.

No entanto existem muitos outros fatores que influenciam e nos ajudam a entender melhor a comunicação gestual do nosso gato como por exemplo as orelhas, a cabeça, a sua posição corporal... Observar e conviver com o nosso gato é a chave para o entendermos.

Os gatos são seres muito interessantes e com comportamentos muito peculiares. Já se questionou porque os gatos gostam de dormir nos pés ou porque lambem o nosso cabelo?

Descubra também no PeritoAnimal por que o seu gato faz massagens com as patas e por que os gatos ronronam?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinhos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ana Paula Mota
O porquê de os amarmos tanto, explicado da forma mais simples e assertiva neste artigo.
Adorei
Mariana Castanheira (Editor de PeritoAnimal)
Oi Ana Paula! Que bom que você gostou desta matéria. Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
teresa silveira.
Adorei a explicação, meu gato mia baixinho quando quer me chamar para comer algumas vezes e lá quando faço carinho ele levanta o rabo e roda ao redor do prato me olha e me faz carinho roçando a cabeça no meu braço. Ele se chama grafite e tem outro que é o Corleone de comportamento diferente, calmo e na dele é um siames. Sucesso a vcs. Uma abraço.

Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinhos
1 de 4
Por que o gato levanta o rabo quando fazemos carinhos