Curiosidades do mundo animal

Animais do manguezal

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 1 setembro 2023
Animais do manguezal

Os manguezais são ecossistemas costeiros únicos, com características distintas e rica biodiversidade. São encontrados em áreas tropicais e subtropicais, onde a água dos rios se encontra com a água do mar. A vegetação do manguezal, o mangue, é composta por árvores e arbustos especiais, como o mangue vermelho, mangue branco e mangue preto, que possuem raízes aéreas para se adaptarem às mudanças constantes de marés e solo lamacento. Já a fauna do manguezal inclui animais como caranguejos, siris, peixes, aves migratórias e répteis, como jacarés e tartarugas.

Esses animais que vivem no manguezal desenvolveram adaptações notáveis para sobreviver em um ambiente tão dinâmico e desafiador. E é justo sobre os animais do manguezal que vamos falar neste artigo do PeritoAnimal. Conheça diferentes tipos de animais que vivem nestas áreas presentes em diferentes partes do mundo.

Também lhe pode interessar: Animais da Ásia
Índice
  1. O que são manguezais
  2. Animais do manguezal
  3. Mais animais do manguezal

O que são manguezais

De adordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, mangue é uma floresta junto à praia e na foz dos rios sendo, portanto, a vegetação que compõe o ecossistema que se chama manguezal.

Então podemos explicar o que são manguezais desta forma: os manguezais são verdadeiros tesouros da natureza, encontrados em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. São áreas de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, onde as águas doces dos rios encontram-se com as águas salgadas do mar. Esses ecossistemas únicos são caracterizados por uma vegetação exuberante, adaptada às condições de solos lodosos e influenciadas pelo movimento das marés.

Com uma impressionante diversidade de espécies vegetais e animais, os manguezais possuem árvores como o mangue vermelho, branco, preto e de botão, que são algumas das plantas mais comuns nesses ambientes. Além disso, os manguezais abrigam uma rica fauna marinha, incluindo aves migratórias, peixes, moluscos e crustáceos.

Esses ecossistemas desempenham um papel vital na ecologia costeira ao fornecer alimento e abrigo para diversas espécies marinhas, ajudando a manter o equilíbrio ecológico. Além disso, retêm sedimentos, protegem a costa contra a erosão e são essenciais para as comunidades pesqueiras locais, fornecendo recursos alimentares e sustento econômico.

O Brasil conta com uma área de cerca de 25 mil km² de manguezais, que vão desde o Amapá a Santa Catarina. Assim, as florestas de mangues do país representam mais de 12% do total mundial.

Animais do manguezal

Os manguezais são reconhecidos como importantes berçários naturais, pois atraem diversas espécies animais durante o período de reprodução. Nesse ambiente, é comum encontrar peixes, moluscos e crustáceos, como já falamos, que se beneficiam dos nutrientes provenientes do oceano, transformando os manguezais em áreas ricas em alimento.

Além disso, os manguezais também são frequentados por diversas aves, que encontram nesses ecossistemas uma fonte de alimentação, reprodução e descanso durante suas migrações. Garças, gaivotas, guarás, colhereiros e martins-pescadores são algumas das aves comuns nesses ambientes. Além das aves, mamíferos, como macacos, e répteis, como jacarés, também são encontrados nos manguezais, contribuindo para a diversidade da fauna presente nesses ecossistemas.

Apresentamos, a seguir, uma séries de animais do manguezal:

Aratu-vemelho (Goniopsis cruentata)

Também chamado de apenas aratu, aratu-do-mangue ou maria-mulata, o aratu-vermelho é uma espécie de caranguejo de carapaça escura vermelha e manchas brancas ou amareladas nas patas. Ele mede cerca de 6-7 cm de largura e possui garras poderosas para defesa e escavação. Este que é um popular animal de manguezais, é semi-terrestre e se alimenta de detritos orgânicos, algas e pequenos invertebrados. Esses caranguejos vivem em grupos e constroem tocas próximas à água. O aratu-vermelho desempenha um papel essencial no ecossistema dos manguezais, contribuindo para a ciclagem de nutrientes. No entanto, a degradação dos manguezais e a pesca predatória ameaçam sua sobrevivência.

Animais do manguezal -

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

A capivara é o maior roedor do mundo, podendo atingir até 1,2 metro de comprimento e pesar até 90 kg. Com um corpo robusto e patas curtas, este outro animal do manguezal possui uma pelagem densa, marrom ou avermelhada, adaptada para a vida aquática e terrestre. Suas patas possuem membranas interdigitais, que facilitam a natação. Encontrada em áreas úmidas da América do Sul, como pantanais e manguezais, a capivara é um animal social que vive em grupos, se alimentando de vegetação aquática e gramíneas. Além disso, é uma excelente nadadora e pode permanecer submersa por até cinco minutos.

Animais do manguezal -

Colhereiro-rosado (Platalea ajaia)

O colhereiro-rosado, também conhecido como flamingo-colhereiro, é uma ave de porte médio que se destaca por sua plumagem rosa brilhante e bico longo em formato de colher. Encontrado principalmente em áreas úmidas costeiras, sendo um animal de manguezais e estuários, o colhereiro-rosado é especializado na busca de alimento em ambientes aquáticos rasos. Seu bico distintivo é adaptado para filtrar a lama e a água em busca de pequenos crustáceos, moluscos e outros invertebrados, que constituem sua alimentação principal. Além disso, o colhereiro-rosado é uma espécie colonial, formando grandes colônias de nidificação em áreas de manguezais, onde constroem seus ninhos em plataformas de lama.

Animais do manguezal -

Macaco-prego (Simia apella)

O macaco-prego é um primata encontrado em diversas regiões da América do Sul, sendo, também, um dos animais dos manguezais. Ele possui uma pelagem densa e variada, com coloração predominantemente marrom ou preta. Com seu corpo ágil e cauda preênsil, o macaco-prego é habilidoso em se movimentar entre as árvores. Alimenta-se de uma variedade de alimentos, como frutas, folhas, insetos e sementes. Além disso, o macaco-prego desempenha um papel importante na dispersão de sementes, ajudando a regeneração das áreas da flora.

Animais do manguezal -

Siri-azul (Callinectes spp)

O siri-azul é um crustáceo encontrado nas águas costeiras do oceano Atlântico, especialmente na região da costa leste dos Estados Unidos e do Golfo do México. Possui uma carapaça azul-acinzentada com manchas brancas, patas robustas e uma pinça maior que a outra, característica distintiva dos siris. Vive em habitats costeiros, como estuários, áreas de maré e também é um animal que vive em manguezais. É conhecido por sua habilidade em escalar árvores e até mesmo nadar em águas salobras. O siri-azul é um animal onívoro, alimentando-se de uma variedade de alimentos, incluindo peixes, moluscos, vermes e algas.

Animais do manguezal -

Jacaré

Os jacarés, como o jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), são répteis semiaquáticos encontrados em áreas de manguezais e outros ecossistemas aquáticos. Eles possuem corpos alongados, focinhos largos e dentes afiados, adaptados para capturar presas na água. Além disso, estes animais do manguezal são excelentes nadadores e passam grande parte do tempo em ambientes aquáticos.

Jacaré é réptil ou anfíbio? Falamos sobre a classificação do jacaré neste outro artigo.

Animais do manguezal -

Mais animais do manguezal

Você já viu que os manguezais têm características peculiares que o tornam um lugar propício para o desenvolvimento de diferentes tipos de animais. Aqui seguimos apresentando várias outras espécies de animais dos manguezais:

Aves do manguezal

  • Anhinga (Anhinga anhinga)
  • Garça (Egretta spp.)
  • Garça-branca (Ardea alba)
  • Guará (Eudocimus ruber)
  • Papagaio (Amazona spp.)

Crustáceos do manguezal

  • Camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis)
  • Caranguejo Uca (Uca pugnax)
  • Caranguejo violinista (Uca spp.)
  • Caranguejo-ferradura (Limulus polyphemus)
  • Caranguejo-marinheiro (Aratus pisonii)
  • Caranguejo-uçá (Ucides cordatus)
  • Guaiamu (Cardisoma guanhumi)
  • Siri (Callinectes spp.)

Moluscos do manguezal

  • Caramujo-do-mangue (Melampus coffeus)
  • Craca (Balanus albicostatus)
  • Lebre-do-mar (Aplysia sp.)
  • Mexilhões
  • Ostras
  • Sururu (Mytella charruana)
  • Turu (Teredo navalis)
  • Vôngole ou samanguaiá (Anomalocardia brasiliana)

Peixes do manguezal

  • Robalo (Centropomus undecimalis)
  • Tainha (Mugil brasiliensis)

Répteis do manguezal

  • Tartarugas marinhas (família Cheloniidae)

Agora que você conheceu diversos animais dos manguezais, não perca este outro artigo sobre os animais do cerrado brasileiro.

Animais do manguezal - Mais animais do manguezal

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do manguezal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • USP. Portal de Ecologia aquática. Disponível em: <http://www.ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=409>. Acesso em 30 de junho de 2023.
  • Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Mangue. 2008-2023. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/mangue>. Acesso em 30 de junho de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Animais do manguezal