Outros problemas de saúde

Por que meu cachorro fica andando em círculos?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 19 abril 2023
Por que meu cachorro fica andando em círculos?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O que significa quando o cachorro fica girando?

Não é estranho ver um cachorro correndo em círculos e, na maioria dos casos, não é preocupante, porque é um comportamento fisiológico e corresponde à uma etapa de exploração e jogos. Mas neste artigo do PeritoAnimal falaremos de outras causas que requerem assistência veterinária, por terem origem patológica que pode ocorrer tanto por problemas físicos como por transtornos psicológicos. Daí a necessidade de consultar um especialista.

Se você observar este comportamento em várias ocasiões e se pergunta por que seu cachorro fica andando em círculos ou por que seu cachorro dá voltas e cai, continue lendo para descobrir as causas mais comuns.

Também lhe pode interessar: Por que meu hamster fica paralisado?

Índice

  1. Cachorro andando em círculos para morder o rabo
  2. Meu cachorro fica andando em círculos e cai
  3. Meu cachorro fica andando em círculos e é idoso
  4. Outras causas que explicam por que um cachorro fica andando em círculos

Cachorro andando em círculos para morder o rabo

É comum que vejamos nosso cachorro andando em círculos. Ele pode fazer isso um pouco antes de deitar para descansar, adotando uma postura de bolinha para dormir enrolado em si mesmo. Também não é estranho que, principalmente os cachorros mais novinhos, andem em círculos e mordam o rabo. Nos filhotes este comportamento pode estar relacionado com sua personalidade exploradora. Um filhote que é separado dos seus irmãos, quando está sozinho em seu novo lar, pode perder esta interação contínua e morder o rabo como forma de entretenimento.

Causas psicológicas

Um comportamento que se repete uma e outra vez, sempre igual, perdendo o contexto em que teria sentido e sem que o cachorro consiga parar, se converte em uma estereotipia e indica a existência de um problema psicológico e físico. Os primeiros podem ocorrer quando o cachorro não recebe atenção suficiente, é mantido recluso ou preso, fica entediado, não realiza atividade física adequada nem é estimulado, o que gera ansiedade, frustração e estresse. Também pode existir um componente hereditário. Nos casos mais graves, os cachorros chegam a se automutilar, causando feridas inclusive graves.

Causas físicas

E quanto às causas físicas, perseguir o rabo pode indicar um problema nas glândulas anais ou parasitas intestinais que provocam coceira no ânus.

Por outro lado, alguns cachorros com um corte mal feito no rabo, devido à sua retirada, prática que felizmente é cada vez menos comum, já que está sendo proibida esta mutilação, podem experimentar desconfortos nesse local que podem explicar este comportamento. O mesmo ocorre se existe uma fratura no rabo. Outras causas são problemas medulares, dermatite alérgica devido à picada de pulgas, etc.

Por tudo isso, temos que procurar o veterinário primeiro para que se descarte uma alteração física. Se o cachorro está saudável, é quando se pode pensar em uma origem psicológica, que requer uma mudança de hábitos na rotina do animal que inclui socialização e estímulos. Os etólogos ou especialistas em comportamento canino serão os profissionais encarregados da modificação destes comportamentos. Medicação pode ser necessária.

Por que meu cachorro fica andando em círculos? - Cachorro andando em círculos para morder o rabo

Meu cachorro fica andando em círculos e cai

Outras vezes, o cachorro não morde o rabo, mas fica andando em círculos, perde o equilíbrio, se descoordena, se inclina para um lado, etc. Este quadro pode se relacionar com problemas do ouvido interno. Por exemplo, uma infecção da parte externa do ouvido que não é tratada pode avançar até o ouvido interno, afetando o centro do equilíbrio, o que explica o comportamento do cachorro andando em círculos, chorando de dor ou ofegante. É imprescindível procurar um veterinário, já que se trata de uma urgência.

Outra causa relacionada com o equilíbrio que pode fazer com que o cachorro ande em círculos e incline a cabeça é a síndrome vestibular, uma doença de origem desconhecida que comumente afeta cachorros mais velhos ou de meia idade. Surge de maneira repentina e às vezes tão intensa, com vômitos, que chega a incapacitar o cachorro. Pode ser necessário internar para receber fluídos de forma intravenosa. O desequilíbrio pode persistir durante várias semanas, mas, por sorte, os cachorros se recuperam, embora como sequela, é possível que se mantenha uma ligeira inclinação da cabeça de forma permanente.

Meu cachorro fica andando em círculos e é idoso

Um cachorro pode ficar andando em círculos devido à uma doença que ocorre em indivíduos mais velhos. Trata-se da síndrome da disfunção cognitiva, uma patologia similar ao alzheimer dos humanos, que é relacionada com o envelhecimento. Os cachorros afetados experimentam vários sintomas, entre os quais se incluem andar em círculos, dormir mais durante o dia do que a noite, esconder-se, diminuir a frequência da interação com a família, urinar dentro de casa, desorientar-se ou realizar diferentes comportamentos estereotipados.

A síndrome da disfunção cognitiva é um transtorno progressivo que não tem cura, mas é possível adaptar as rotinas do cachorro para oferecer a ele uma boa qualidade de vida. Também existe a possibilidade de administrar alguns fármacos. Claro, o veterinário quem deve chegar a este diagnóstico, já que, atrás deste tipo de sintomas, em algumas ocasiões é possível que se encontrem algumas doenças mais comuns em cães mais velhos, como a insuficiência renal.

Por que meu cachorro fica andando em círculos? - Meu cachorro fica andando em círculos e é idoso

Outras causas que explicam por que um cachorro fica andando em círculos

Um cachorro andando em círculos, em algumas ocasiões, ocorre devido à transtornos como os seguintes:

  • Traumatismos a nível cerebral.
  • Tumores intracranianos.
  • Hidrocefalia.
  • Envenenamentos.
  • Reações a determinados medicamentos.

Novamente, a visita ao veterinário se faz obrigatória, já que somente um especialista pode determinar o que ocorre com o cachorro e iniciar o tratamento mais adequado. Um cachorro que anda em círculos sem parar, cai, chora ou fica ofegante não é normal, ainda menos se for um cão adulto ou idoso, por isso é importante indagar a causa que provoca este comportamento.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer em caso de um cachorro andando em círculos de maneira fora do normal, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre as causas e tratamentos para um cachorro cambaleando:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro fica andando em círculos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
  • Díaz, María Goretti. Trastornos compulsivos en perros y gatos. Revista Ateuves nº 58. pp. 22-24.
  • Morris, Desmond. (1988). Observe a su perro. Barcelona. Plaza y Janés.
  • Signes, Miguel Ángel. (2011). Estereotipias en el Canis familiaris. Portal Veterinaria.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu cachorro fica andando em círculos?