Outros problemas de saúde

Por que meu hamster fica paralisado?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 25 janeiro 2022
Por que meu hamster fica paralisado?

Os hamsters, como outros animais de companhia, são animais que requerem alguns cuidados adequados para manter sua saúde e qualidade de vida. Proporcionando uma dieta equilibrada e um alojamento adequado, e indo ao veterinário para realizar check-ups de rotina, você conseguirá prevenir diversas patologias.

No entanto, em alguns casos, os ratos domésticas podem ser afetados por diferentes patologias que requerem um diagnóstico e tratamento adequados. Caso você detecte que o hamster não se move, pode estar simplesmente dormindo ou, pelo contrário, pode haver alguma causa patológica que esteja causando essa imobilidade.

Se você está se perguntando por que seu hamster fica paralisado, recomendamos que você leia o seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual explicamos quais podem ser as causas.

Índice

  1. Sono
  2. Patologias digestivas de um hamster paralisado
  3. Patologias respiratórias de um hamster paralisado
  4. Patologias da medula espinhal em um hamster paralisado
  5. Patologias renais que explicam um hamster paralisado
  6. Neoplasias de um hamster paralisado

Sono

Os hamsters são animais noturnos, por isso é comum encontrá-los dormindo durante grande parte do dia. Os períodos de sono podem durar até 4 horas, portanto, à princípio, não devemos nos preocupar se encontramos nosso hamster paralisado e com os olhos fechados, pois é muito provável que esteja simplesmente dormindo. Mas como saber se o hamster está dormindo? Se ele estiver em alguma dessas posições:

  • Em forma de bola: quando estão sozinhos, costumam dormir com a cabeça entre as pernas formando uma espécie de bola para manter sua temperatura corporal.
  • Esticados: quando a temperatura ambiente é alta, frequentemente se esticam completamente para dormir. Dessa forma, maximizam sua superfície de contato com o solo fresco e conseguem se refrigerar.
  • Em grupo: quando há mais de um hamster, é comum eles se aconchegarem juntos para dormir e manter sua temperatura corporal.

Sono com sintoma de doença

No entanto, se você achar que o hamster fica paralisado durante muito tempo ou se outros sinais que podem ser indicativos de doenças aparecem em conjunto, você deve suspeitar que existe alguma causa patológica que está fazendo com que o hamster não se mova. Cabe destacar que um dos primeiros sinais de doença nos hamsters é o aparecimento de uma secreção laranja-avermelhada nos canais lacrimais e no nariz (chamada "cromodacrorreia"), o que indica uma diminuição das defesas no organismo do animal.

Em primeiro lugar, devemos nos perguntar se o hamster:

  • Não se move porque tem um nível de consciência diminuído (letargia ou estupor). Você saberá disso porque se o hamster está em um estado de sono mais ou menos profundo, no qual responde com mais dificuldade aos estímulos, ou em casos mais graves, não responde a estímulos de nenhum tipo.
  • Apesar de estar alerta (com um nível de consciência normal) não se move, se move menos ou se move com maior dificuldade. Neste caso, a imobilidade pode ser devida a paralisia dos seus membros ou a uma causa dolorosa.

Patologias digestivas de um hamster paralisado

Os transtornos digestivos mais comuns nos hamsters são geralmente causados por parasitas intestinais (protozoários e nematódeos) ou infecções bacterianas (como salmonelose). Estes processos podem ocorrer de forma assintomática, mas também podem produzir quadros graves de diarreia que, por sua vez, podem levar à perda de peso e letargia nos ratos. Portanto, se você detectar que o hamster apresenta letargia acompanhada de sinais digestivos, o mais provável é que a causa seja uma infecção ou uma parasitose intestinal.

Patologias respiratórias de um hamster paralisado

A micoplasmose respiratória murina é uma doença respiratória causada por uma infecção bacteriana, especificamente pelo patógeno Mycoplasma pulmonis. Os hamsters que sofrem dessa infecção, além de apresentarem sinais respiratórios, como espirros, secreção nasal e dificuldade respiratória, também podem apresentar sinais gerais, como letargia, pelagem áspera, perda de peso e de apetite.

Além da Mycoplasma, existem outras bactérias e vírus capazes de causar infecções respiratórias em hamsters com sintomas semelhantes. Portanto, se além da letargia, você detectar o hamster apresenta sinais respiratórios, o mais provável é que a causa seja uma infecção de tipo respiratória.

Patologias da medula espinhal em um hamster paralisado

As patologias degenerativas da medula espinhal podem causar desde fraqueza (paresia) até paralisia (plegia) nos membros posteriores ou nos quatro membros. Os hamsters que sofrem deste tipo de patologias apresentarão um maior ou menor grau de dificuldade de movimento, em função do grau de afetação da medula espinhal. Nesses casos, os ratos não se moverão bem ou nem se moverão, mas estarão alertas, ou seja, responderão normalmente aos estímulos.

Patologias renais que explicam um hamster paralisado

A glomerulonefrite é uma doença comum em hamsters mais velhos, que é caracterizada pela degeneração dos glomérulos renais (estruturas destinadas à filtração do plasma sanguíneo). Os hamsters com essa patologia costumam apresentar poliúria (aumento da produção de urina) e polidipsia (aumento do consumo de água), mas também podem apresentar sinais gerais, como letargia ou perda de peso.

Neoplasias de um hamster paralisado

Os hamsters são animais muito suscetíveis ao desenvolvimento de tumores. Os fibroadenomas mamários são um dos tumores mais comuns nos ratos, tanto fêmeas como machos. Esses tumores podem aparecer em todo o abdômen do animal, desde o queixo até a área da virilha. Embora não sejam geralmente tumores malignos, podem alcançar tamanhos consideravelmente grandes que dificultam ou impedem completamente o movimento dos animais.

Resumindo, como você pôde observar, existem diversas causas que podem nos deixar diante de um hamster paralisado. Em qualquer um dos casos, é importante que quando você detectar este sinal sozinho ou acompanhado de qualquer outro sintoma de doença, você vá o quanto antes ao seu veterinário/a para que possa iniciar um protocolo de diagnóstico e estabelecer o tratamento mais adequado em cada caso.

Neste outro artigo, te contamos 5 sinais de como saber se o hamster está morrendo, o que você também pode conferir no vídeo abaixo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu hamster fica paralisado?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Barthold, S.W. (2016). Pathology of Laboratory Rodents and Rabbits. John Wiley & Sons Inc.ç
  • Suttie, A.W. (2017). Boorman's Pathology of the Rat: Reference and Atlas. Academic Press

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu hamster fica paralisado?