Curiosidades do mundo animal

Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 6 setembro 2017
Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Levantar a pata para urinar é um comportamento próprio dos cachorros do sexo masculino, embora surpreendentemente algumas fêmeas também o façam. Esta postura corporal para fazerem as necessidades deles é algo que alguns proprietários esperam ansiosamente enquanto o cachorro ainda é um filhote. É comum ouvir na consulta veterinária a pergunta "porque o meu cachorro não levanta a pata para urinar?"

Se você tem o seu melhor amigo faz pouco tempo em casa e nunca teve um cachorro antes, pode ficar surpreendido pelo facto do seu cachorro continuar sem levantar a pata para urinar com o passar do tempo. Não se preocupe, é um comportamento normal: alguns cachorros demoram mais tempo do que outros a começar a levantar a pata. Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar? Descubra a resposta a essa pergunta neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Com que idade o cão deixa de ser filhote?

Índice

  1. Porque o cachorro levanta a perna para urinar?
  2. Como urinam as cadelas?
  3. A marcação, fundamental para a linguagem dos cachorros
  4. Porque o meu cachorro não levanta a pata para urinar?

Porque o cachorro levanta a perna para urinar?

Levantar a pata para urinar não serve unicamente para fazerem as necessidades deles, é também uma ferramenta muito valiosa para a marcação de território. É importante ressaltar que quando o cachorro atinge a puberdade, começam a aparecer mudanças no comportamento dele: se trata de um efeito "ativador" que provocam as hormonas sexuais e é quando observamos os comportamentos sexuais dimórficos. Neste caso, levantar a pata ou urinar sentado, por exemplo.

A partir dos 6 meses de vida, de forma geral, o cachorro começa a segregar hormonas sexuais que o levam a alcançar a maturidade sexual e coincide com o momento em que o cachorro começa a levantar a pata para urinar.

Com que idade os cachorros levantam a pata para urinar?

A altura em que os cachorros levantam a pata para urinar depende do tamanho deles em adulto. Você deve recordar que estas idades são apenas indicativas, cada cachorro tem o seu ritmo de desenvolvimento diferente e mesmo cachorros da mesma raça pode levantar a pata com idades diferentes.

  • Cachorros de pequeno tamanho: entre os 6 e os 8 meses.
  • Cachorros de tamanho médio: entre os 7 e os 9 meses.
  • Cachorros de tamanho grande: entre os 8 e os 10 meses.
  • Cachorros de tamanho gigante: entre os 8 e 14 meses.
Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar? - Porque o cachorro levanta a perna para urinar?

Como urinam as cadelas?

Se você nunca teve um cachorro fêmea, pode não saber que elas não levantam a pata para urinar, continuam com a mesma posição que faziam quando eram filhotes.

Geralmente, os cachorros machos procuram superfícies verticais para urinar, tentando sempre chegar o mais alto possível e urinam pouca quantidade de cada vez, de modo a marcar o território em mais sítios. Por outro lado, as fêmeas, costumam urinar apenas duas ou três vezes durante o passeio, habitualmente não marcando o território.

Ainda assim, como lhe explicamos na introdução, algumas fêmeas levantam a pata para urinar. Esse comportamento é devido, geralmente, a algum experiência enquanto a cachorra era jovem, um comportamento aprendido e reforçado. Em alguns casos, pode dever-se a um desiquilíbrio hormonal. Não é uma conduta anormal nem indica nenhum tipo de problema.

Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar? - Como urinam as cadelas?

A marcação, fundamental para a linguagem dos cachorros

O território do cachorro é mantido graças a uma linha invisível de urina, fezes e outras substâncias com odor que o cachorro segrega de forma natural. Faz parte da linguagem do cachorro. Para além disso, também os ajuda a se orientarem, a identificarem outros indivíduos, o status que têm outros indivíduos e também lhes permite comunicar sexualmente com as fêmeas desse território.

Levantar a pata ajuda o cachorro a marcar território mas também é uma forma de ele se expressar perante outros machos da zona. Muitos cachorros se esforçam para chegar mais alto nas marcações deles, numa tentativa de parecerem maiores.

Porque o meu cachorro não levanta a pata para urinar?

"O meu cachorro pastor alemão não levanta a pata para urinar. Estará doente?" É normal que um cachorro demore um pouco mais a levantar a pata para urinar, se não supera o ano de vida e é de tamanho pequeno ou médio, você não tem de se preocupar, é normal.

"Porque meu cachorro levanta a pata da frente?" Alguns cachorros experimentam diferentes tipos de posturas antes de aprender a levantar a pata de forma definitiva. Você deve permitir que ele faça todas as acrobacias que deseje, é positivo para o desenvolvimento dele.

Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar? - Porque o meu cachorro não levanta a pata para urinar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
SHIRLENE
OLÁ, TENHO UM PITBULL ELE JÁ TEM 2 ANOS E MEIO ,CASTRADO, E NÃO LEVANTA A PATA PARA URINAR, E QUANDO ELE ESTÁ EM PÉ DO NADA COMEÇA A URINAR E SAI ANDANDO ALASTRANDO ATÉ O QUINTAL, INCLUSIVE DENTRO DA CASINHA ELE URINA É NORMAL ISSO !!!
A sua avaliação:
Leonora gode da costa
Preciso saber mais sobre cães é gato eu tenho um filhote raça pequena vai fazer 4 meses ó ção filhotes é ó gato vai fazer 5 anos..👏❤🙏🙏🕊❤🙏❤🐈🐕
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Leonora! Que família pet linda você deve ter aí, hein? Para encontrar todos nossos artigos sobre cachorros e gatos, basta buscar pela palavra "cachorro" ou "gato" na barra de buscas no canto superior direito aqui da nossa página!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Elisabeth
Meu filho tem um sênior da macho. Já tem 14 meses e não levanta a perna pra fazer xixi. Também tem medo de rua. Fica todo encolhido quando vê gente andando na rua. O que devemos fazer?
A sua avaliação:
Jussara
Gostaria de saber tenho um cachorro shitzu macho de 11 meses ele ainda faz xixi sentado será que que se colocar ele como uma cadela no cio será que ele con engravidar a cadela
1 de 4
Com que idade o cachorro levanta a pata para urinar?