Problemas de comportamento

Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 27 dezembro 2016
Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Tem um cão que levanta sua perna, urina dentro de casa e sobre qualquer superfície, lugar ou objeto? Isto significa que o seu pet quer demonstrar a sua presença e, por isso está marcando território. Apesar deste comportamento do cachorro ser completamente normal, também é normal você se sentir frustrado perante este comportamento e querer modificá-lo.

Conhecer as causas pode ajudá-lo a identificar o melhor método para parar estas constantes marcações dentro de casa. Depois dependerá de você tentar explicar as regras da casa ao seu cachorro, de uma maneira que ele/ela possa entendê-las.

Para o ajudar, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe como evitar que seu cachorro marque território dentro de casa, mostrando algumas técnicas para compreender e evitar este comportamento antes que o seu cachorro se apodere de todos os cantos da casa.

Índice

  1. A importância de marcar território para os cães
  2. Urinar é uma coisa, marcar é outra
  3. Como evitar que meu cachorro marque território dentro de casa

A importância de marcar território para os cães

Nós seres humanos vemos a urina como algo desagradável, mas para um cachorro é algo de grande importância e valor em muitos sentidos, não só a nível fisiológico. Através do cheiro da urina um cachorro é capaz de enviar mensagens a outros cães. Estas mensagens vão desde o território pessoal, a ordem e a hierarquia social, até à disponibilidade para acasalar. Os cachorros usam marcações para se mostrarem, para mostrar autoridade e posse em relação a objetos, lugares e até pessoas.

Também pode acontecer os cachorros começarem a marcar em lugares onde antes não o faziam, porque se encontram em um estado de estresse. Analise se o seu cachorro está atravessando um episódio de ansiedade de separação, em que possam estar surgindo sentimentos de insegurança. Os especialistas indicam que marcar o território tem a capacidade de construir a confiança dos nossos companheiros caninos. Além disso, o seu cachorro pode estar se sentindo ameaçado por uma nova situação ou uma mudança brusca no meio ambiente ou na dinâmica em casa.

Por exemplo, uma mudança, a chegada de um novo bebê, um novo pet, um novo parceiro/a, uma visita ou inclusive uma remodelação em casa. Se chegarem outros animais, especialmente cachorros e gatos, o cão poderá sentir-se atraído pelo cheiro corporal e marcar os lugares por onde passar, isto inclui sapatos, tapetes e peças de roupa.

É importante saber que a maioria dos cachorros que são esterilizados cedo não costumam marcar território dentro de casa. É melhor prevenir do que remediar, além de ser muito saudável para o seu pet.

Urinar é uma coisa, marcar é outra

Devemos ter cuidado para não confundir a marcação de urina com o fato de urinar, para um cachorro não é a mesma coisa marcar o território através desta ação, do que aliviar uma bexiga cheia. Com isto queremos dizer que embora o seu cachorro esteja muito bem educado para não fazer as necessidades em casa, isto não quer dizer que considere incorreto marcar o território. A motivação do cachorro é totalmente diferente, por isso será um comportamento diferente.

Quando um cão marca território, a quantidade de urina é menor. Por isso, se encontrar grandes rios de urina no solo, é porque o seu cachorro não aguentou mais e esvaziou a bexiga.

Também é bom referir que a marcação em casa é feita geralmente sobre uma superfície vertical como uma porta, uma mesa, um móvel ou qualquer outro objeto, por mais estranho que pareça. Estes objetos costumam ser novos, ter cheiros diferentes e desconhecidos, embora o seu cachorro possa perfeitamente repetir se tiver gostado muito. Isto pode chegar a converter-se em uma obsessão possessiva perante elementos ou espaços de casa. Tudo em casa será seu, você também poderá chegar a ser.

Outro fator a ter em conta se o seu cachorro começar de repente a marcar território dentro de casa de uma forma constante, pode ser o fato de estar sofrendo de alguma infecção da bexiga ou uma infecção do trato urinário e o seu impulso de descarregar ser muito urgente. Neste caso, leve o seu cachorro a uma consulte com o veterinário para descartar possíveis doenças.

Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar? - Urinar é uma coisa, marcar é outra

Como evitar que meu cachorro marque território dentro de casa

No PeritoAnimal falamos sempre sobre a prevenção. A castração em uma idade jovem ajuda a acabar com este tipo de comportamento na maioria dos cães. Esterilizá-lo pode prevenir a formação de diferentes tipos de hábitos, como por exemplo marcar território dentro de casa. Para os cachorros mais adultos, isto poderia funcionar embora não tenha o mesmo efeito. Neste caso, deverá ser você a acabar com este comportamento. Para isso, tente o seguinte treinamento baseado na supervisão:

  • Deve pegá-lo no ato e corrigir de imediato o comportamento. O seu cachorro começará a sentir que o que está fazendo não é correto.
  • É necessário um método intenso de supervisão. Deverá ser constante e dedicar-se à missão de acabar com este hábito. Com bom compromisso e sorte, umas duas semanas ou menos tempo de correção, será suficiente.
  • Não lhe limite o acesso à água, aliás, você vai querer que ele beba mais água. A água potável ajuda a depurar o sistema urinário e evita a acumulação de bactérias que pioram a situação.
  • Durante este processo mantenha o seu cachorro em uma área da casa onde o possa ver sempre. Feche as portas de outras partes da casa ou coloque barreiras para limitar o seu acesso a outros lugares onde marcou.
  • Observe o comportamento do seu cachorro e esteja atento aos sinais anteriores à marcação como cheirar e dar voltaa. Encha uma lata ou garrafa de plástico com pedras pequenas e, no momento que começar a levantar a perna, agite a lata para chamar a sua atenção. Isto irá interrompê-lo e quebrará com o foco. Ao virar-se para ver o objeto sonoro, será o seu momento, diga-lhe um "Não" firme.
  • Felicite-o e premie-o quando mudar o comportamento, fizer xixi onde você quer e marcar no sítio certo, fora de casa. Os cachorros aprendem rápida das respostas positivas aos seus atos. A mensagem que quer enviar ao seu cachorro é que marcar território não é mau, mas marcar dentro de casa não é o lugar adequado.
  • Se o seu cachorro está marcando porque sofre de ansiedade de separação, quando sair de casa tente deixar-lhe um objeto ou artigo que tenha o seu cheiro. Isto pode ser suficiente para resolver sua ansiedade.
  • O nariz de um cachorro é muito poderoso. Limpe a fundo cada lugar onde marcou território, de maneira a não ficar com rastros de cheiro, caso contrário ele vai querer voltar e marcar sobre ele. Evite os produtos de limpeza à base de amoníaco. O amoníaco, ao se encontrar de forma natural na urina, fará com que o cachorro se sinta ainda mais atraído, e você, por outro lado, não saberá o motivo da sua obsessão.
Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar? - Como evitar que meu cachorro marque território dentro de casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Camilly
Olá! Gostaria de saber se o problema de marcação de território também acontece com fêmeas ou apenas com machos.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Anabela Mendes
O meu cão e um pincher com 9 meses e levanta a perna em todo o lado dentro de casa para fazer xixi o que devo fazer obrigada
Marina (12 anos)
Tenho um cachorro de porte médio pra grande, uma mistura de golden c0m algum outro, N sei a idade pois achamos ele na rua, mas de e ter uns 4 ou 6.
Ele fica na garagem com outra cachorrinha de porte pequeno, com a garagem aberta e água e comida disponível sempre... mas adoraria dormir com ele, o grande problema é o xixi.
Ele sempre marca território e urina quando sobe pra casa e eu paro de olha-lo por um segundo, o que torna impossível ele dormir aqui.
Ele é bem esperto, aprende truques rápido e reconhece rostos..
Oq eu faço????
Luísa Savala
Oi Marina! Você tentou as dicas do artigo?
a equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Eliete Nelson
Minha cachorrinha não para de fazer xixi em lugares impróprio, eu castrei ela pois tive informação que ela fazia isso porque não era castrada, mais não está adiantando, por favor me ajudem pois não sei mais o que fazer, pois tbm não tenho condições financeiras para contratar um profissional, aguardo retorno muito obrigada
Luísa Savala
Oi Eliete! Você tentou as dicas do artigo?
Se esse comportamento persistir, uma boa dica é buscar ajuda de ONGs ou Associações que possam te dar uma ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Meirisangela Franco Andrade
Comprei o cachorro para minha filha ela agora tem 15 anos porque não queria mas ter filho com 03 meses que comprei o cachorro descobri que estava gravida hoje o meu bebê está com 06 meses e meu cachorro fazia xixi no tapete higiênico agora ele esta fazendo em qualquer lugar principalmente na minha cama no banheiro na cama da minha filha por favor o que eu faco me ajuda
alzira scheck
tenho dois machinhos que marcam territorio em tudo , se eu sair da cama fazem no meu travesseiro nos pes de mesa cadeira sofa nao sei mais o que fazer ..preciso de ajuda
Roseli Lima
Meu cachorrinho esta com 12 anos.ele orna p tudo.É da velhice
1 de 3
Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?