Lactância

Como alimentar um gato recém-nascido

Como alimentar um gato recém-nascido
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatinhos recém-nascidos devem permanecer com sua mãe por oito a dez semanas de vida, pois nada substitui o colostro e o leite materno. Antes dessa idade, não é aconselhável colocá-los para adoção. Mas, como alimentar gatinhos recém-nascidos que foram rejeitados pela mãe? E aqueles que ficaram órfãos?

Embora não seja recomendado separar um gatinho bebê de sua mãe e irmãos, pois isso afeta negativamente seu bem-estar, desenvolvimento e socialização, em algumas ocasiões não há outra opção. Portanto, neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos como alimentar um gato recém-nascido. Você também descobrirá como realizar um bom controle de crescimento e muitos outros detalhes fundamentais da alimentação de gatinhos bebês. Descubra como alimentar um gatinho recém-nascido neste guia completa!

Também lhe pode interessar: Alimentar cachorros recém nascidos

Índice

  1. O que um gato recém-nascido come?
  2. Sinais de subalimentação no gato recém-nascido
  3. Pesar os gatinhos
  4. Como alimentar um gato racém-nascido com lactância artificial

O que um gato recém-nascido come?

Logo após o nascimento dos gatinhos, a progenitora começa a produzir um leite especial chamado "colostro", de cor amarelada e rico em proteínas. Este leite fornecerá a todos os filhotes as defesas imunológicas necessárias nesta fase tão vulnerável. Mais tarde, a mãe produzirá leite materno maduro, que é o alimento ideal para qualquer gatinho bebê.

Todas as necessidades dos gatinhos serão atendidas pelo leite materno durante as primeiras semanas e qualquer fator que o impeça resultará em rápida desidratação dos pequenos. Por isso, devemos garantir que todos os gatinhos mamem corretamente, especialmente quando se trata de ninhadas numerosas, e que ganhem peso adequadamente. Portanto, se você quer saber como alimentar um gato recém-nascido, saiba que o leite materno é o que um gatinho bebê come até as oito semanas de vida, no mínimo, momento em que ocorre o desmame dos gatos.

Como alimentar um gato recém-nascido - O que um gato recém-nascido come?

Sinais de subalimentação no gato recém-nascido

Um gato recém-nascido com boa saúde dorme entre as mamadas de leite e acorda quando a sua mãe o estimula e então miará em busca da sua fonte de alimento, a mama da mãe.

Quando as suas refeições são insuficientes os gatos acordam mais frequentemente e gemem. Progressivamente ficam inativos e não ganham peso suficiente. As complicações mais frequentes por má nutrição são a diarreia, a desidratação, a hipoglicemia e a hipotermia.

Todos os gatos recém-nascidos sub-alimentados ou rejeitados pela sua mãe deve ser assistidos rapidamente.

Se você tiver um gato filhote e gostaria de saber com quantos dias os gatos abrem os olhos, confira esse artigo do PeritoAnimal.

Como alimentar um gato recém-nascido - Sinais de subalimentação no gato recém-nascido

Pesar os gatinhos

O peso do nascimento é um fator importante de diagnóstico: é sabido que um peso baixo ao nascer está correlacionado com a gravidade das doenças dos recém-nascidos. Um estudo demonstra que 59% dos gatos que nascem mortos ou que morrem passados alguns dias depois de nascerem tinha um peso baixo ao nascer.

Se a gata recebeu uma alimentação inadequada para o seu estado fisiológico durante a gestação, o peso dos filhotes pode ser afetado.

Os gatos recém-nascidos com um peso de nascimento baixo têm um metabolismo mais elevado e necessidades energéticas mais altas, ou seja, são mais predispostos à hipoglecemia.

Para conservar os dados, recomendamos que aponte todos os dias em uma planilha o peso dos gatinhos, pelo menos nas duas primeiras semanas.

O peso de nascimento normal de um gatinho está entre 90 - 110 gramas, e deve ganhar umas 15 - 30 gramas todos os dias durante o primeiro mês (no mínimo 7 - 10 gramas diárias) e deve ter alcançado o dobro do seu peso de nascimento quando atingir os 14 dias de idade, sendo que o seu peso aumenta umas 50 - 100 gramas por semana. O fato de ser macho ou fêmea não influencia no aumento do seu peso nas primeiras semanas.

Uma perda de peso pode ser aceitável se não superar os 10% diários e se afetar apenas um número limitado de gatinhos. Por outro lado se toda a ninhada perder peso deve ser encontrada a causa rapidamente.

Se o peso de uma gatinho diminui todos os dias, a comida é provavelmente insuficiente ou de má qualidade e deve ser feito um exame completo da mãe para encontrar uma possível mastite, metrite ou qualquer outra condição que tenha influência negativa sobre a produção de leite.

Um gato recém-nascido que perca peso durante 24 ou 48 horas ou que deixa de ganhar peso durante 2 ou 3 dias deve obrigatoriamente receber um complemento alimentar, os resultados são mais favoráveis se se intervir no principio da perda de peso.

Relação entre idade e o peso de um gato recém-nascido desde o nascimento até às 8 semanas:

  • Nascimento: 90 - 110 gramas
  • 1ª semana: 140 - 200 gramas
  • 2ª semana: 180 - 300 gramas
  • 3ª semana: 250 - 380 gramas
  • 4ª semana: 260 - 440 gramas
  • 5ª semana: 280 - 530 gramas
  • 6ª semana: 320 - 600 gramas
  • 7ª semana: 350 - 700 gramas
  • 8ª semana: 400 - 800 gramas
Como alimentar um gato recém-nascido - Pesar os gatinhos

Como alimentar um gato racém-nascido com lactância artificial

O leite artificial

O leite artificial deve ser um alimento que cobre o melhor possível as necessidades dos gatos recém-nascidos. Os requisitos energéticos do gatinho estimam-se em 21 - 26 kcal por 100 gramas de peso corporal.

Um gatinho que tenha tido uma mãe receberá o colostro nas suas primeiras horas de vida, que serve não só para dar nutrientes ao gatinho como também para lhe dar defesas imunitárias passivas transmitindo-lhe imunoglobulinas. Assim sendo, para as primeiras horas de vida deve-se encontrar um substituto que cumpra as mesmas funções que o colostro. O colostro é produzido de forma fisiológica pela gata durante as primeiras 24 a 72 horas de amamentação, passado esse tempo começa a produzir leite.

Ritmo de distribuição

O número de comida diária recomendável para um gato recém-nascido é difícil de ser calculado. Efetivamente os gatos recém-nascidos tendem a absorver o leite em pequenas quantidades mas em várias tomas: até 20 por dia. O ritmo de distribuição do alimento de substituição deve ser regular, sem superar as 6 horas entre duas tomas.

Mas deve deixar-se um tempo suficiente para que o estômago esvazie: umas 3-4 horas e respeitar o mais possível o ritmo do gato recém-nascido. Na verdade acordá-lo com demasiada frequência pode provocar estresse. Aconselhamos umas 4 a 8 tomas diárias, separadas por 3-6 horas.

Geralmente, apesar de as condições serem favoráveis e o leite substituto seja bom, os gatinhos alimentados com a lactância artificial costumam ter um atraso no crescimento. Este atraso não deve superar 10% e deve ser compensado durante o desmame.

A capacidade estomacal de um recém nascido é um dos 50 mL/kg, geralmente um gatinho apenas absorve uns 10-20 ml por toma de leite, por isso a concentração do leite é primordial para cobrir as necessidades dos gatinhos.

Se a densidade energética do leite for demasiado baixa temos que aumentar o número de tomas. Neste caso para cobrir as necessidades nutricionais criamos um excesso de fluído que pode afetar o equilíbrio hídrico e danificar os rins. Por outro lado se o substituto láteo for demasiado energético ou se der demasiada quantidade ao gatinho, pode ter diarreias osmóticas ou outros transtornos digestivos.

O leite

A composição natural do leite da gata muda ao fim de 72 horas depois do parto e passa a produzir leite propriamente dito em vez do colostro. O leite será o único ganho alimentar do gato recém nascido até ao desmame. Pode utilizar por exemplo o leite maternizado.

O leite maternizado deve ser preparado justo antes de ser administrado aos gatinhos e deve ser dado através de seringas ou mamadeiras esterilizadas, também é melhor que cada gatinho tenha a sua própria mamadeira. Aconselha-se a não preparar o leite com antecedência, mas se o tiver que fazer, deve mantê-lo na geladeira a uma temperatura máxima de 4ºC, e nunca por mais de 48 horas. O leite deve ser dado a uma temperatura de 37-38ºC, é melhor esquentá-lo em banho-maria porque se o aquecer no micro-ondas podem formar-se bolhas muito quentes de líquido e outras muito frias.

Quando os gatos aceitam mamar na mamadeira, essa é a situação ideal: assim o gato recém-nascido deixa de mamar quando já ingeriu leite suficiente. Mas o gato recém-nascido deve ter um reflexo de sucção para poder ser alimentado com a mamadeira, caso contrário pode ter problemas de deglutição.

As seringas são mais apropriadas para gatinhos com menos de 4 semanas porque frequentemente as tetinas das mamadeiras são demasiado grandes para eles ou têm um cadência de líquido demasiado grande.

Os gatinhos entre 1 a 3 semanas necessitam de duas colheres grandes para 110 gramas de peso vivo a cada 2 o 3 horas.

Para alimentar o gatinho coloque-o na mesma posição que teria caso conseguisse mamar na sua mãe: a cabeça levantada e a barriga em uma toalha, deixando mamar até ficar sem fome, mas cuidado para não lhe dar demasiada quantidade. Deve estar tranquilo quando lhe der de comer para que se sinta confiante e tranquilo, e deixe que tome seu tempo para mamar para evitar problemas de digestão ou que ingira demasiada comida.

Assim que terminar de mamar mantenha o gatinho deitado de costas e acaricie suavemente a barriga, se estivesse com a sua mãe ele iria lamber-lhe a barriga ou a região genital para lhe estimular os intestinos de formar a evacuar de forma sólida ou gasosa. Este passo é muito importante.

Em seguida coloque o gatinho na sua caminha para que se enrosque e descanse. Continue alimentado-o assim até chegar o momento de começar o desmame e introduzir progressivamente outro tipo de alimento.

Geralmente deve começar por adicionar ração às 4 semanas, mas alguns gatos alimentam-se exclusivamente de leite até às 8 semanas, por isso deve consultar um veterinário para determinar o momento ideal do desmame e conhecer as necessidades do seu gatinho recém-nascido.

Como alimentar um gato recém-nascido - Como alimentar um gato racém-nascido com lactância artificial

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como alimentar um gato recém-nascido, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Lactância.

Conselhos

  • Se tem gatos recém-nascidos, e ainda mais se tiver que se encarregar da amamentação, aconselhamos fortemente que consulte um veterinário.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
77 comentários
A sua avaliação:
Luana silveira Andrade
Também a possibilidade de seu gato estar com o intestino preso e não conseguir defecar e por ser algo novo eles acham estranho e param de mamar e até gemem de dor é só fazer uma massagem nas costas do filhote e usar um pano úmido, e guando terminar colocar rápido!para se alimentar e vigiar sempre de 2 em 2h

A sua avaliação:
Duda
Olá, minha gata acabou de ter filhotes, queria saber por quanto tempo deixo eles no peito durante o dia ? Eles não param de mamar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Duda. Você deve deixá-los pelo tempo que eles quiserem. Naturalmente eles deixarão de mamar ao longo das 8 primeiras semanas de vida, não se preocupe.
A sua avaliação:
Carlos Eduardo
No meu caso o filhote não quer mamar mesmo com a mãe ele também mantém distância dos outros irmãos ele também tá com gripe eu tendo mantém ele quente mais ele não quer ele aparentemente tá bem fraco oq eu posso fazer?
Sara alves
O meu tmb ta assim, ele so tem 2 irmãos e estava bem ate uns dias atras so que ele do nada parou de mamar no peito e parece fraco, esta com diarreia tmb, ele n é recem nascido vai fzr um mes daqui 5 dias, n sei oq faço.
A sua avaliação:
Gisele
Minha gata teve os filhotes prematuro oq fazer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Gisele. Consulte um veterinário o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A sua avaliação:
Alana
Bom tenho um gatinho ele já tem uns 45 dias e so leite, tento incentivar ele a comer ração mais ele nem cheira. Qual o tempo certo pra ele pegar ração? Obs: a ração é pra filhote
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Alana. Tudo bem? Neste artigo explicamos tudo sobre a alimentação dos gatos e o momento certo de inserir a ração em sua dieta: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-filhote-de-gato-de-1-mes-23507.html. Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Gabriela Ramos
Meu gatinho tem 4 dias e ainda não fez fezes, já molhados algodão na água morna e passamos nele e nada Só xixi, também massageio a barriguinha mas até agora nada, oq posso fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Gabriela. Tudo bom? Veja, temos este artigo sobre o gato que não consegue defecar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-consegue-defecar-o-que-fazer-22686.html. Esperamos que seja útil. Não acreditamos que ele seguirá assim por muito tempo mas, se continuar, você já sabe, é melhor procurar um veterinário. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Kathleen Pereira da Silva
Minha gata teve 5 filhotes 3 morreu ficou 2 mais tem um que tava mamando normal e agora ele não quer mamar mais e ta com muita remela no olho é na boquinha e só fica com a boquinha aberta e miando bem baixinho me ajudem por favor
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, kathleen. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

A sua avaliação:
Sara
Oi, adotei um gatinho abandonado que largaram na frente da minha casa, se tem 3 semanas é muito! To fazendo uma receita caseira de leite pra ele, mas ele não ta respondendo bem, tá fazendo um líquido branco ao invés de coco...e amarelado as vezes mas é uma ÁGUA pura e fedorentoa :( oq posso fazer pra ele melhorar? :(
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi,Sara. Parabéns pelo resgate!
Você consegue levá-lo até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Ana Luisa
Olá , eu resgatei uma gatinha que foi jogada contra a parede ela não se alimenta sozinha nem faz suas necessidades , estava dando pate diluido na água mas ela não se adaptou , ela tem mais ou menos uns 45 dias , agora dou leite pra filhote , mas tenho uma duvida tenho que dar água também, mesmo ela bebendo só a formula ???
A sua avaliação:
valéria
minha mãe pegou um filhote de gato, a mãe é da rua e abandonou, não sei se já tem um mês, não da para saber, mas ele já brinca, já não mia tanto, será que já tem um mês??? qual leite dou??? como saber se já posso dar ração???
A sua avaliação:
Anny Isabelly
Oi achei um gato recém-nascido na rua que a mãe abandonou e não sei como amamentar ele porque sempre que eu vou dar leite na seringa ele começa chorar e ele não mama como alimento ele?!
Administrador PeritoAnimal
Oi Anny, você leu as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Celine
Minha gata pariu ontem, mas ela n quer cuidar deles, eu e minha mãe botamos ela na caixa mas ela sai e fica rosnando ( acho que e assim que fala ), agora eu e minha mãe estamos dando uma de mães. Mas fico triste e preocupada pq eles são muito pequenos. Ontem vi ela na caixa mas ela só foi aquela vez daí em diante ela nao foi mais para la😥.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sarah
A minha gata tá fazendo a mesma coisa
A sua avaliação:
Silvia
Boa noite, posso dar leite sem lactose para p gatinho?
A sua avaliação:
Luna
Oi,minha gata teve 5 filhotes só que 1 Só tem 3 patinha não sei se ele já nasceu asism ou não,ele não consegue se alimentar pq não consegue chegar até o peito da mãe é nem eu consigo colocar ele por que ela não deixa oq eu faço para ele não morrer de fome (ele tem menos de 1 mês) tbm não posso tá saindo de casa para comprar outros tipos de leite
A sua avaliação:
Stela Maris
Qual a quantidade de leite em pó, para alimentar um gatinho que vai completar um mês daqui a três dias? Obrigada pela atenção!
A sua avaliação:
Mário Silva
A minha gata teve 4 filhotes na terça feira e não quer dar o alimento aos filhotes o que devo fazer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mário! Você já testou as orientações do artigo?
mariofalcao27@gmail.com
Sim tanto eu como a minha esposa mas a nossa gata tem feito a mesma situação nós até temos estado mais tempo junto da gata e dos seus filhos mas ela deixa mamar um pouco e depois tenta fugir dos bebés,dona Nídia do Carmo como podemos fazer para os bebés terem o seu alimento gratos pela atenção Mário Silva e Sónia Silva
mariofalcao27012017@gmail.com
Dona Nídia do Carmo venho degitar o meu meil correto o que respondi no comentário já n tenho asseso como eu lhe informei a nossa gata contínua a ter a mesma reação com os bebés deixando os mamar pouco e eu e a minha esposa temos estado mais tempo junto da nossa gata mesmo assim volta a fazer o mesmo como devemos proceder para fazer o alimento aos bebés e k leite devemos comprar.gratos pela atenção Mário Silva e Sónia Silva
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mário! Se a mamãe não está alimentando os gatinhos corretamente, você precisa comprar leite artificial no petshop. Na loja, eles podem te orientar sobre que tipo de leite oferecer para eles. Contudo, recomendamos que você consulte um veterinário, apenas ele pode fazer um exame físico da gatinha e saber se tem alguma coisa de errado com ela e como proceder corretamente de acordo com o tempo de vida dos filhotes.
Celine
Nossa, a minha tbm ta assim. Mesmo jeito. E os gatinhos da minha nasceram quarta, tbm foram 4, mas isso importa. Minha mae e eu estamos aq dando uma de maes para os filhotes
A sua avaliação:
thassia
Oi, adorei um gatinho com uns 1 semana ou mais de vida... Minha mãe recomendou dar o "lactolivre" a ele, ele reage bem, não tivemos problemas, mas tô com bastante receio que ele apresente problemas depois. O que faço?
A sua avaliação:
Wallace
Boa tarde, minha gata teve um filhote faz uma semana hoje mas o filhotinho até agora não urinou nem defecou, queria saber se é normal. Ele está mamando normalmente, notei que ele ja engordou e cresceu mas nada de defecar ou urinar, existe algum limite de tempo?
MAria
è super normal.
Lúcia Gomes
Você tem que estimular fazendo massagem na barriga e com um papel higiênico nas partes genitais, até eles urinarem ou defecarem no papel. Eles não conseguem fazer sozinhos quando recém-nascidos.
Eliane
Já fizeram e vc não viu. Ela teve só 01 ? O importante é ela amamentar, de a ela uma boa ração para filhotes, são mais fortes. Parabéns
isa.nashald@hotmail.com
Umedeça um pedaço de algodão em água morna e fique passando na barriguinha de cima para baixo. Repita esse processo toda vez que amamentar os gatinhos. Isso estimula ele fazer suas necessidades e é como se fosse a mãe lambendo. Já fiz isso e funcionou.
A sua avaliação:
marcely
Oi, minha gatinha pariu 4 filhotes e hoje faz 6 dias e ele não quer mamar, fica mais quietinho no canto que os outros e não esta ganhando peso...
A sua avaliação:
chris vasconcelos
Minha gata pariu 5 filhotinhos, comeu um e já ia partindo prá comer mais um, comeu a perninha dele, mas, ele sobreviveu e estamos cuidando da ferida. Tiramos ele os outros 3 de perto dela, e estamos colocando ela umas 5 vezes ao dia, deitada, e seguramos ela para os 4 mamarem. Mas, tenho uma dúvida, a limpeza dos recém nascidos é feito pela mãe, como não confiamos mais nela, podemos limpar eles com lenço umidecido? Será que estamos agindo certo em fazer ela amamentar segurando ela e vigiando para ela não comer eles?!
1 de 5
Como alimentar um gato recém-nascido