Por que as gatas comem seus filhotes?

Por que as gatas comem seus filhotes?

Uma ninhada de gatinhos por nascer sempre é motivo de nervosismo no lar, mas também de emoção. certamente você já esteve nervoso com a chegada de novos membros da família, imaginando como será a vida com os filhotes. Contudo, existem ocasiões em que esse pensamento termina ao descobrir que a sua gata, a mamãe dos filhotes, decidiu comer alguma das suas crias, ou até mesmo a ninhada completa. Isso não só provoca frustração na família, mas também repugnância e nojo.

Contudo, este é um comportamento que, até certo ponto, é normal no mundo animal. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal, descubra por que as gatas comem seus filhotes e aprenda a lidar com esta situação.

Filhotes debilitados ou doentes

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que quando qualquer animal devora outro da sua mesma espécie, o processo tem o nome de canibalismo. Embora a palavra seja forte, este não é um comportamento raro na natureza.

Em alguns casos, os filhotes de uma ninhada podem nascer com alguma doença ou deficiência que não pode ser vista facilmente e que a mamãe deteta com o seu olfato apurado. Nesses casos, a gata supõe que o filhote não será capaz de sobreviver, decidindo comer a cria e evitar que ela contagie o resto da ninhada. O mesmo acontece com crias que possuem alguma deformidade.

Algo semelhante acontece com as crias mais débeis. Em todas as ninhadas, especialmente as de 5 ou 6 filhotes, existem gatinhos maiores e mais fortes do que outros menores e débeis. Embora nem sempre aconteça, algumas gatas consideram conveniente prescindir das crias menos aptas para dar o seu leite e cuidados aos que têm maior chance de sobreviver.

Estas coisas podem soar muito cruéis, mas são apenas um processo de seleção natural pelo qual se regem todas as espécies de um jeito ou de outro.

Estresse

Geralmente, uma gata de casa não mata os seus filhotes devido ao estresse, mas não devemos descartar esta possibilidade. Um ambiente muito ruidoso durante a gestação ou o parto, movimento constante de pessoas de um lado para o outro, encher o animal de cuidados e atenção sem providenciar um espaço tranquilo para dar à luz, entre outras razões, podem provocar um comportamento nervoso.

O nervosismo provocado na gata não surge apenas por ela mesma e pela segurança dela, mas também por medo ao que pode acontecer à sua ninhada (que separem os filhotes da mamãe, que sejam presas de algum predado) e, em alguns casos, esta sensação provoca esse final triste de que estamos falando. também pode acontecer quando existem outros animais por perto e a gata os vê como possíveis ameaças.

Tudo isto costuma ser mais comuns nas gatas que são mães pela primeira vez, quando o estresse é capaz de suprimir o instinto maternal delas. Por esse motivo, é essencial dar os melhores cuidados à mamãe durante a gravidez e garantir que tem um ambiente relaxado, tranquilo e sem fatores estressantes.

Falta de instinto maternal

Também é possível que a gata não tenha instinto materno e, nesse caso, não terá qualquer interesse em cuidar dos filhotes ou não saberá como fazê-lo, o que faz com que se queira livrar deles e, logo, comer os seus filhotes acabados de nascer.

Para evitar que isso aconteça ou conseguir salvar o maior número de crias, observe o comportamento da sua gata depois do parto e, se notar que ela tem falta de instinto maternal e que a vida dos filhotes pode estar em risco, deve ser você quem acolhe e cuida dos pequenos. para isso, não perca esse artigo que explica como alimentar um gato recém-nascido e, se necessário, busque a ajuda de um veterinário.

Mastite felina

A mastite é uma infecção comum em muitos mamíferos, afetando as glândulas mamárias. Pode ser mortal para a mamãe e para os filhotes, mas também é muito fácil de cuidar. O problema é que provoca muita dor, sobretudo quando as crias estão mamando o leite, o que pode fazer com que a gata os agaste, chegando mesmo a comer os filhos para evitar o sofrimento. Se você suspeita que esse pode ser o caso da sua gatinha, consulte esse artigo sobre mastite em gatas e trate de se informar bem para consultar o veterinário e iniciar o tratamento.

Não reconhece as crias dela

É possível que a gata não reconheça os filhotes como seus ou até mesmo como membros da sua própria espécie. Isso acontece com algumas gatas que necessitaram de cesariana, uma vez que não são produzidas as hormonas relacionadas com a maternidade que costumam ser ativadas no parto.

Do mesmo jeito, em algumas raças ou nas mamães da primeira ninhada, podem confundir os filhotes com presas mais pequenas, ao invés de ver os pequenos como os próprios filhos. Por esse motivo, recomendamos que você não toque nos filhotes se não for necessário, uma vez que o odor humano elimina o aroma da gata, fazendo com que não os reconheça.

O que fazer quando a gata come os filhotes?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Sabemos que isso pode ser muito impressionante para as pessoas, mas não se deixe levar pelas emoções e não maltrate a sua gata. Esse comportamento tem fundamento e é natural, embora para nós não seja.

Em vez de ralhar com a felina, tente perceber por que isso aconteceu, analisando as razões apresentadas. São razões de saúde ou estresse da sua gata, por isso você deve tentar tratá-las o mais rapidamente possível com o seu veterinário.

Se algum dos gatos da ninhada sobreviveu ou você notou a tempo que a gata está mordendo os filhotes para acabar com a vida deles, recomendamos que você o crie você mesmo para evitar que algo de mau aconteça. Leve o filhote a um especialista para que ele examine o estado de saúde dele.

Do mesmo jeito, se todos os gatinhos foram devorados, recomendamos que você esterilize a gata para evitar que o acontecimento se repita. Não se esqueça de dar o mesmo carinho e amor de sempre à sua gata para que, juntos, possam superar esta pequena tragédia.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as gatas comem seus filhotes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.