O que cada cor de laço significa na coleira dos cachorros?
Ver fichas de Cachorros
Nos últimos anos, começaram a ser vistos cães com laços ou elementos semelhantes de diferentes cores em suas coleiras ou guias. Não são simples acessórios para que o cachorro fique mais bonito, mas reproduzem um código cromático que transmite uma informação que todas as pessoas deveríamos conhecer, já que tem implicações na interação que pode ser estabelecida com esse animal.
Conhecer o que cada cor de laço significa na coleira dos cachorros pode nos ajudar a evitar situações incômodas ou até mesmo perigosas e, se precisarmos, também podemos utilizar esse sistema para comunicar as necessidades do nosso cachorro. Entenda, a seguir, neste artigo do PeritoAnimal.
- Laço amarelo: sinal de que você não deve se aproximar sem permissão
- Laço azul: indica que o cachorro está desempenhando tarefas importantes
- Laço vermelho: pode reagir com agressividade
- Laço laranja: alerta com outros cães
- Laço verde: sinal de que o cachorro é sociável
- Laço roxo: não dar comida sem perguntar
- Laço branco: indica que o cachorro tem alguma deficiência
Laço amarelo: sinal de que você não deve se aproximar sem permissão
Tudo começou com a cor amarela. No ano de 2012, uma adestradora canina da Suécia, Taryn Blyth, iniciou o chamado The Yellow Dog Project. Tratava-se de uma iniciativa que pretendia colocar o foco nas interações com os cães em espaços públicos. E é que muitas pessoas se lançam a tocar qualquer cachorro que veem na rua ou se aproximam dele com o próprio cachorro. Essa ação pode ocasionar problemas por reações negativas do animal ou por provocar estresse, já que nem todos os cães são sociáveis e amigáveis com todo mundo.
O objetivo de Blyth era conscientizar a população sobre a necessidade de perguntar ao cuidador antes de estabelecer contato com um cachorro. Respeitar o espaço e a personalidade de cada animal é fundamental, e com essa meta nasceu o laço amarelo.
Dizemos laço, mas pode ser outro elemento, como uma fita, um lenço ou até mesmo uma coleira, um arnês ou uma guia, pois esses acessórios já são comercializados em diferentes cores e com palavras que dão mais informações sobre o caráter do cachorro.
Em um primeiro momento, a cor amarela em um cachorro queria dizer que era melhor não se aproximar dele sem pedir permissão ao seu cuidador. Não necessariamente se devia ao fato de ser um animal agressivo, mas indicava que era melhor dar-lhe seu espaço e não incomodá-lo por diferentes questões, como:
- idade avançada: um cachorro idoso pode usar um laço amarelo simplesmente porque precisa de tranquilidade e passear sem interrupções.
- Experiências traumáticas: infelizmente, muitos cães sofreram experiências terríveis, como maus-tratos ou abandono, que fazem com que sua relação com outras pessoas ou animais seja complicada. É preciso dar-lhes seu espaço, que é o que o laço amarelo pede.
- Período de aprendizado: um cachorro com esse laço pode estar trabalhando a obediência ou em processo de socialização, daí que a aproximação deva ser feita apenas com a permissão do cuidador.
- Adoção: como vimos, um laço amarelo pode indicar medos do cachorro, alguma doença, etapa formativa, etc., mas também se utiliza essa cor para indicar que o animal está para adoção. Informe-se perguntando ao tutor.
Laço azul: indica que o cachorro está desempenhando tarefas importantes
A partir da cor amarela, o código de cores foi ampliado para acrescentar informações. Basicamente, o código foi desenvolvido em torno de três categorias que falam da reatividade ou agressividade do cachorro, da sua condição formativa e da sua saúde.
Assim, uma fita de cor azul passou a significar que o cachorro que a utiliza é um exemplar de trabalho ou de assistência. Esse tipo de cães, que podemos ver desempenhando diferentes tarefas, como a busca de substâncias ou o resgate de pessoas, ou ajudando pessoas cegas, autistas, etc., não deve ser incomodado em nenhum caso. Se quisermos interagir com eles, teremos que perguntar ao seu cuidador.
Laço vermelho: pode reagir com agressividade
O vermelho é uma das cores utilizadas para indicar a reatividade do cachorro, junto com o laranja e o verde, que veremos a seguir. Um cachorro com uma fita vermelha é um alerta. Quer dizer que, por diferentes circunstâncias, muitas vezes relacionadas a maus-tratos, não devemos nos aproximar dele, nem nós nem o nosso cachorro, pois é um exemplar que pode reagir com agressividade tanto diante de pessoas quanto de outros animais. Devemos deixá-lo tranquilo sempre.
Laço laranja: alerta com outros cães
Se uma fita vermelha indica agressividade do cachorro diante de pessoas e animais, a cor laranja continua sendo um alerta, mas, podemos dizer, em um grau menor. Os cães com fita ou laço laranja têm problemas com outros cães, mas se relacionam com normalidade com as pessoas.
Ou seja, por diferentes questões, podem ser reativos se encontrarem um congênere, mas não vão reagir mal diante da presença de pessoas. Da mesma forma, se quisermos nos aproximar, sem cachorro, teremos que pedir permissão ao cuidador.
Laço verde: sinal de que o cachorro é sociável
Ao contrário das cores vermelha ou laranja, o verde funciona como um semáforo: os cães com um complemento dessa cor são considerados “abertos”, isto é, amigáveis tanto com outros cães quanto com pessoas. Podemos interagir com eles sem nenhum problema, logicamente, desde que o nosso cachorro também seja amigável. De qualquer forma, não é demais falar com o cuidador, cumprimentar e nos aproximar aos poucos se quisermos apresentar corretamente os animais.
Laço roxo: não dar comida sem perguntar
A cor roxa já não faz referência ao estado psicológico ou à condição do cachorro nem à sua potencial reatividade, mas sim à sua saúde. Um cachorro com um laço roxo está seguindo alguma dieta específica ou sofre de intolerâncias ou alergias alimentares, por isso não podemos lhe fornecer nenhum alimento sem a aprovação do seu cuidador.
Caso contrário, poderíamos causar-lhe problemas. É costume de alguns cuidadores distribuir petiscos entre todos os cães do parque. Isso é feito com boa intenção, mas nunca se deve oferecer comida a nenhum cachorro sem perguntar antes ao seu cuidador.
Laço branco: indica que o cachorro tem alguma deficiência
Por fim, a cor branca, assim como a roxa, também nos dá informações sobre a saúde do cachorro. Nesse caso, uma fita branca informa sobre diferentes deficiências, como surdez, cegueira ou alguma lesão pontual.
Esses cães podem se assustar se nós ou o nosso cachorro nos aproximarmos de maneira brusca e sem perguntar, pois precisam que avisemos sobre a nossa presença, em maior ou menor medida, ou que tenhamos cuidado especial ao nos aproximarmos de uma parte do corpo em que possam estar sentindo dor. Devemos perguntar sempre ao cuidador.
Prestar atenção aos laços, coleiras ou guias coloridas é fundamental para interpretar corretamente as necessidades de cada cachorro e garantir um passeio seguro para todos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que cada cor de laço significa na coleira dos cachorros?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.
