Partilhar

Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 9 novembro 2017
Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos

Ver fichas de  Cachorros

Na hora de escolher um brinquedo ou uma ferramenta de adestramento canino, é importante ter em conta quais são as cores mais chamativas para os cachorros. Desta maneira, podemos garantir que o cachorro é capaz de distinguir esse de outros brinquedos e poder diferenciar eles do chão.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar quais são as cores mais chamativas para os cachorros, mas também aquelas que eles não são capazes de distinguir, sempre tendo em conta os vários estudos científicos que validam esta informação. Continue lendo este artigo e descubra quais cores são essas!

Também lhe pode interessar: Como os gatos enxergam?

Visão dos cães

Embora os sentidos primários dos cachorros sejam o olfato e a audição, a visão também tem um papel importante na comunicação e na hora de satisfazer as necessidades básicas do cachorro. Infelizmente, existem muitos mitos sobre como os cães veem os donos, que podem confundir você na hora de interpretar quais são as cores mais chamativas para o seu cachorro.

A resposta está nos cones, células fotossensíveis que se encontram no olho e que são sensíveis às cores e outros detalhes. Enquanto que o ser humano possuiu 150 cones, o cachorro tem apenas 40, sendo que tem uma visão dicromática.

Apesar disso, é importante ressaltar que isso não significa que o cachorro tem uma visão mais pobre que a do ser humano. Aliás, os cachorros são capazes de detectar melhor o movimento e ver com mais claridade durante a noite.

Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos - Visão dos cães

O azul e o amarelo, as cores mais fáceis de distinguir para um cachorro

Segundo vários estudos[1] [2] [3], o cachorro é capaz de distinguir vários tons de azul, amarelo e cinza. Por outro lado, não é capaz de distinguir o verde, o vermelho, o rosa e o roxo, por exemplo.

Estes factos são surpreendentes, principalmente se repararmos que a maioria dos brinquedos para pet são vermelhos. Isso acontece porque o que se tem em conta são os compradores, os humanos.

Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos - O azul e o amarelo, as cores mais fáceis de distinguir para um cachorro

Exemplo da visão canina

Nestas imagens você pode observar fotografias que comparam a visão humana com a visão do cachorro. Não se pode afirmar que isto seja totalmente fidedigno, mas segundo os estudos sobre esta matéria, estas são as fotografias que melhor representariam a visão do cachorro.

Você pode observar como, claramente, o cachorro é capaz de discriminar a cor amarela e a cor azul ao contrário do vermelho, verde e laranja que adquirem uma tonalidade cinza ou marrom, que impede de distinguir a 100% da erva, por exemplo.

Por essa razão, no caso de você querer utilizar brinquedos ou ferramentas de adestramento para exercícios com o seu cachorro, o PeritoAnimal recomenta apostar no azul e no amarelo, que são as cores mais chamativas para o cachorro.

Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos - Exemplo da visão canina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Neitz J., Geist T., Jacobs G. H., Color vision in the dog Visual Neuroscience 1 June 2009
  2. Jacobs G. H., Deegan J. F., Crognale M. A., Fenwick J. A., Photopigments of dogs and foxes and their implications for canid vision Visual Neuroscience 1 June 2009
  3. Kelber A., Vorobyev M., Osorio D., Animal colour vision – behavioural tests and physiological concepts Biological Reviews 1 March 2003

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos
1 de 4
Cores que os cães enxergam segundo estudos científicos

Voltar ao topo da página