Partilhar

Como saber a idade de um gato

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 2 novembro 2018
Como saber a idade de um gato

Ver fichas de  Gatos

É muito habitual que quem adota um gato em um refúgio ou diretamente da rua desconheça a idade concreta que o novo membro da família possa ter. Embora não seja excessivamente relevante conhecer a idade exata, sim é importante saber de forma aproximada em que faixa de idade se encontra, para poder planejar os seus cuidados ou alimentação que precisa.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal como saber a idade de um gato pequeno, adulto ou idoso, com detalhes e indicações que p ajudarão a calculá-la.

Também lhe pode interessar: Como calcular a idade humana dos gatos

Saber a idade de um gato pequeno

Um gato é considerado filhote desde o seu nascimento e até um ano de vida. Os gatos pequenos são especialmente frágeis e vulneráveis e não devem expor-se ao exterior até terem em dia o calendário de vacinação felino, principalmente para evitar o contágio de qualquer doença.

Nesta etapa começa a socialização e precisam de cuidados muito específicos para conseguirem sobreviver. Entre eles podemos mencionar a alimentação, a temperatura ou a gestão do esfíncter. No final desta etapa é quando devemos começar a ensinar ao nosso gato a utilizar o arranhados e a caixa de areia.

  • Entre um e dez dias de vida: O gato não consegue fazer nada sozinho. Não é capaz de se levantar ou abrir completamente os olhos e depende exclusivamente da sua mãe ou do cuidador. Neste momento são muito frágeis e costumam ter um pelo muito espesso e curto. Devemos proporcionar os cuidados necessários para conseguir que sobrevida.
  • Entre dez dias e um mês de idade: A partir deste momento, o pequeno felino é capaz de abrir os olhos e começa a mostrar interesse pelo seu meio envolvente, de forma progressiva. Embora não seja capaz de coordenar bem os seus movimentos, pouco a pouco tenta melhorar o seu equilíbrio. É o momento em que começa a socialização.
  • A partir de um mês de idade: O gato começa a desenvolver-se e a mostrar comportamentos típicos da idade adulta como por exemplo interesse por caçar, jogos ativos, a higiene corporal. Continuará mostrando pouca coordenação nos seus movimentos.
  • Um mês e meio de idade: Este é o um momento muito revelador, uma vez que os olhos do gato adquirem a sua cor definitiva, perdendo o azul característico da infância.
  • Entre os dois e três meses de idade: O gato costuma pesar, aproximadamente, entre 800 gramas e 1 kg de peso. Estão praticamente desenvolvidos e experimentam de forma ativa o meio onde vivem.
  • Entre os três e os seus meses de idade: A partir dos três meses o gato começa a mostrar os dentes definitivos, ou seja, muito mais brancos e brilhantes.
  • Entre os seis meses e um ano de idade: Nesta etapa o gato ainda mostra comportamentos típicos de filhotes, mas o seu corpo começa a alcançar o tamanho adulto.
Como saber a idade de um gato - Saber a idade de um gato pequeno

Calcular a idade de um gato adulto

Os gatos adultos são aqueles que se encontram entre um ano e os setes anos de idade. Nesta etapa o gato já superou o processo de socialização e começa a maturidade sexual, que podem envolver a marcação de território e o primeiro cio de uma gata.

Este é o momento perfeito para planejarmos a esterilização, algo que devemos consultar com o nosso veterinário de confiança. O gato adulto, embora possa continuar brincalhão, começa a ter um comportamento mais estável.

  • A partir do primeiro ano de idade: Através da observação da dentição podemos observar um ligeiro escurecimento dos dentes assim como o aparecimento de tártaro. É o momento perfeito para começar a cuidar dos seus dentes.
  • Entre o segundo e o terceiro ano: É habitual que nesta etapa se observe ainda mais tártaro na dentição do gato, no entanto, por vezes pode ser complicado de observar, especialmente se tiver feito uma correta higiene dentária ou se o anterior proprietário o tiver feito.
  • Entre o quarto e o sétimo ano: Os dentes começam a se desgastar e a acumulação de tártaro é muito evidente, além disso, as suas gengivas começam a ficar pigmentadas.
Como saber a idade de um gato - Calcular a idade de um gato adulto

Conhecer a idade de um gato idoso

Os gatos idosos costumam mostrar um estilo de vida muito mais relaxado. Estima-se que cheguem a esta etapa com sete ou oito ano, ainda assim, superando esta idade alguns podem parecer muito jovens e ser ativos, dependerá de cada gato. No entanto, os gatos idosos passam mais horas dormindo, repousando e costumam começar a sofrer doenças típicas da idade como a perda de visão, problemas renais, dor muscular...

É muito importante saber bem os cuidados do gato idoso, uma vez que necessitará de uma alimentação específica, um lugar confortável onde dormir, entre outros cuidados. Veja em seguida como descobrir a idade de um gato, neste caso um gato idoso:

  • Entre os sete e dez anos: O gato começa a ficar mais preguiçoso e é habitual que a pigmentação do nariz ou das gengivas continue avançando. Também começam a aparecer as primeiras doenças próprias da idade, mas à primeira vista continua sendo um gato adulto normal.
  • Entre os dez e os quinze anos: Nesta etapa a acumulação de tártaro nos dentes do gato é muito evidente. Além das higienes dentárias ou do cuidado que lhe possamos ter dado, a sua dentição mostra claramente o passar do tempo. Começam a emagrecer e a perder tonificação muscular e pode observar-se rastro das remelas.
  • Entre os quinze e os vinte anos: Nesta etapa de velhice do gato, é totalmente evidente que além dos problemas de saúde que possa ter, podemos observar o aparecimento de pelos brancos. É habitual que emagreçam e o seu aspeto seja ligeiramente desajeitado, assim como também poderá observar um crescimento exagerado das unhas.
Como saber a idade de um gato - Conhecer a idade de um gato idoso

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber a idade de um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Não se esqueça de falar das suas observações com o veterinário, ele será quem melhor lhe poderá indicar a idade do seu gato.

Escrever comentário sobre Como saber a idade de um gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Dalva
Ele tem 5 meses adotei chama- se Lupy ele quase não dorme durante o dia,e muito assustado,ágora preciso mudar ele de lugar, será que ele ir acontumae
Joseania morais
Gostaria sabe idade desse gato
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Joseanina! Sem examinar o gato não conseguimos dizer-lhe uma idade aproximada. O ideal é que quando for à consulta do veterinário para fazer a vacinação e desparasitação, questione sobre a idade dele.

Como saber a idade de um gato
1 de 4
Como saber a idade de um gato

Voltar ao topo da página