PARTILHAR

Porque os gatos tricolores são fêmeas

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Porque os gatos tricolores são fêmeas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Certamente que alguma vez ouviu dizer que os gatos de três cores são sempre fêmeas. Isso é verdade? São sempre fêmeas?

Neste artigo do Peito Animal explicamos-lhe porque isto acontece com todos os detalhes para que possa descobrir se se trata de uma característica própria das fêmeas ou, pelo contrário, os machos também podem ter o pelo de três cores.

Continue lendo para descobrir a resposta à pergunta: porque os gatos tricolores são fêmeas e veja se realmente não acontece nos felinos macho.

Também lhe pode interessar: Características dos gatos amarelos

Gatas tricolor

As gatas tricolor, também conhecidas como carey, caracterizam-se por apresentarem um padrão peculiar de coloração na pelagem. O seu pelo têm tons de laranja, negro e branco. As proporções de cada cor são variáveis.

Nos gatos existem três cores básicas, o negro, o alaranjado e o branco. Sendo o resto das cores o resultado de gradientes e misturas das anteriores.

Os genes do animal são responsáveis pleo padrões de pelo, listrado, liso ou às manchas, assim como pela cor e pela combinação das cores no pelo.

Porque os gatos tricolores são fêmeas - Gatas tricolor

O que determina a cor do pelo?

A cor do pelo nos gatos é uma característica ligada ao sexo. Isto significa que a informação para a cor do pelo se encontra nos cromossomos sexuais.

Os cromossomos são estruturas que se encontram no núcleo das células e contêm todos os genes do animal. Os gatos possuem 38 cromossomos: 19 vindos da mães e 19 do pai. Os sexuais são aqueles cromossomos que determinam o sexo e cada um é fornecido por um progenitor.

Os gatos, como todos os mamíferos, têm dois cromossomos sexuais: X e Y. A mãe dá o cromossomo X e o pai pode dar o X ou o Y.

  • XX: Fêmea
  • XY: Macho

As cores preto e alaranjado estão no cromossomo X. Ou seja, para que se expressem deve estar presente o cromossomo X. O macho só possui um X, por isso só será preto ou alaranjado. As fêmeas ao possuírem dois X podem ter genes para o preto e para o alaranjado.

Por outro lado, a cor branca não está logada ao sexo do animal. Apresenta-se independentemente do gênero. Por este motivo uma gata pode apresentar as três cores. Porque têm dois cromossomos x e apareceu também o branco.

Porque os gatos tricolores são fêmeas - O que determina a cor do pelo?

Combinações

Dependendo da dotação cromossômica que o indivíduo receba aparecerá uma ou outra cor. O preto e o laranja estão codificados no mesmo cromossomo, se está presente o alelo X0 a gata será laranja se está o Xo será preta. É caso X0Xo, quando um dos genes se inativa, o responsável pelo aspeto tricolor.

As fêmeas podem herdar três combinações:

  • X0X0: gata laranja
  • X0Xo: gata tricolor
  • XoXo: gata preta

Os machos só têm duas:

O branco é determinado pelo gene W (white) e expressa-se de forma independente. Por isso pode fazer combinações com as outras cores. Existem gato preto e branco, laranja e branco e só brancos.

Porque os gatos tricolores são fêmeas - Combinações

Tipos de gatas tricolores

Dentro das gatas tricolor existem vários tipos. apenas se diferenciam na proporção de branco ou no tipo de padrão do pelo:

  • Gata calicó ou gatas espanholas: Nestas gatas predominam a cor branca no abdômen, patas, peito e queixo. Têm manchas pretas e alaranjadas na pele. O preto costuma ser acinzentado. Na imagem observamo uma gata deste tipo.
  • Gata carey ou tartaruga: As cores estão misturadas de forma assimétrica. O branco é escasso. As cores costumam estar diluídas em tons mais claros. Predomina o preto.
  • Gata tricolor tigrada: É uma divisão entre as anteriores. O padrão é tigrado com três cores.
Porque os gatos tricolores são fêmeas - Tipos de gatas tricolores

Existem gatos macho tricolor?

Sim. Os gatos tricolor existem, embora seja muito raro vê-los. Deve-se a uma anomalia cromossômica. Estes gatos em vez de terem dois cromossomos sexuais (XY) possuem três (XXY). Por terem dois cromossomos X podem apresentar o preto e o alaranjado como as fêmeas.

Conhece-se como Síndrome de Klinefelter e normalmente causa esterilidade. É uma doença pouco frequente que derruba o mito de que todas as gatas tricolor são fêmeas. Mas por se tratar de uma anomalia podemos dizer que em situações normais todas as gatas tricolor costuma ser fêmeas.

Continue navegando pelo Perito Animal para descobrir outras informações sobre gatos:

Porque os gatos tricolores são fêmeas - Existem gatos macho tricolor?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos tricolores são fêmeas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
LIKA
tenho uma gata tricolor chamada JULIETA, TEM 1 ANO
A sua avaliação:
Karla
Muito esclarecedor, muito bem escrito. Sucesso
A sua avaliação:
OLIVIA GARCIA NEVES
Gostaria de saber se meu gato é tricolor. Eu vejo cor preta , cinza , branco no queixo e na carinha uns amarelados/caramelo
A sua avaliação:
Claudiane
Meu gato é macho e é de três cores. Como pode ???
Luísa Savala
Oi Claudiane! Tal como mencionamos no artigo: Podem existir gatos tricolor, embora seja muito raro vê-los. Deve-se a uma anomalia cromossômica. Estes gatos em vez de terem dois cromossomos sexuais (XY) possuem três (XXY). Por terem dois cromossomos X podem apresentar o preto e o alaranjado como as fêmeas.
A sua avaliação:
Onesimo
Eu tenho em casa uma dessas raridades que é um gato de 3 cores macho, e o primeiro e único que vi na vida,
José Donizeti de Oliveira
Tenho uma linda gata tricolor, seu nome é Jurema, está com 12 anos, é uma gata amorosa e manhosa.. Tenho 6 ao todo, são 3 casais de gatos.
A sua avaliação:
Thainá Fernandes
Os teus artigos são muito bons, parabéns.
Mari
Eu tenho um gato macho tricolor lindo!! Adotei achando que era fêmea e descobrimos depois que ers macho e um caso raro. Muito interessante o artigo.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mari! Muito obrigado pelo seu comentário ;)
Leila Maria
Gostei das informações, mas gostaria de saber também sobre os gatos siameses (o padrão de cores).
Cláudia Ramos
Tenho uma gata preta que teve duas gatinhas tricolores. A minha gata namorou um gato "macho" igual a essa foto do último gato do artigo, um gato "macho" tricolor. E uma de minhas gatinhas nasceu igualzinha a ele. Reforçando, ele era um gato "macho" tricolor, Como aconteceu isso?
Biólogo
Bom, como já foi explicado no artigo, os gatos machos tricolores são muito raros e estéreis, pois são resultantes de síndromes. Então, se você tem absoluta certeza que foi com esse animal que sua gata cruzou, sendo os filhotes desse macho, ele obviamente não era tricolor de fato. Se você tem certeza de que ele é tricolor, então os filhotes não são dele. Você pode discordar, mas essa é a explicação.

Outra, não precisa colocar aspas na palavra macho.
Porque os gatos tricolores são fêmeas
1 de 6
Porque os gatos tricolores são fêmeas

Voltar ao topo da página ↑