Remédios caseiros

Remédios naturais para a leishmaniose canina

Remédios naturais para a leishmaniose canina
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Infelizmente, a leishmaniose é uma doença emergente. Isto quer dizer que está se estendendo cada vez mais por diferentes territórios, afetando um número maior de cachorros, com o risco também de afetar as pessoas, pois não podemos esquecer que a leishmaniose é uma zoonose. Não é nenhuma bobagem, pois se trata de uma doença potencialmente mortal, sem cura, mas com tratamento, que se manifesta com uma variedade de sinais clínicos, como alterações cutâneas, crescimento exagerado das unhas, problemas oculares, febre, dor nas articulações, anemia ou insuficiência hepática e renal.

A leishmaniose é transmitida aos cachorros pela picada de um mosquito, especificamente um flebótomo, que, quando começa a época de calor, aumenta de número pois é favorecido pelas condições ambientais. Se o veterinário confirmou que seu cachorro tem esta doença, você se interessará em conhecer os remédios naturais para a leishmaniose canina que compartilhamos neste artigo do PeritoAnimal. É importante saber que esses remédios devem ser somente um apoio ao tratamento prescrito pelo veterinário, que iniciado o quanto antes, ajudará a controlar o número de leishmanias e a sintomatologia. Por outro lado, sempre é muito atuar preventivamente para evitar que ele contraia a doença.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para dermatite canina

Índice

  1. Alimentação correta
  2. Hidratação
  3. Redução do estresse
  4. Exercícios diários
  5. Qualidade de vida
  6. Terapias alternativas
  7. Como prevenir a leishmaniose canina

1. Alimentação correta

A alimentação de um cachorro com leishmaniose deve ser de qualidade para conservar a boa saúde do animal, exigindo adaptações para garantir sua saúde. Por este motivo, se procuramos remédios caseiros para a leishmaniose canina, o primeiro que devemos fazer é revisar a alimentação do cachorro afetado. Uma boa alimentação contribui para o bom funcionamento do organismo e para manter em dia o sistema imune para que o ajude a lutar contra as leishmanias.

Neste sentido, no mercado encontramos rações desenvolvidas especificamente para cachorros que sofrem com esta patologia. Por isso, é importante conversar com um veterinário para que ele possa indicar a melhor alimentação para o peludo. O ideal é oferecer ao cão uma ração com aporte proteico moderado, de cerca de 15%. Desta forma, evitamos sobrecarregar os rins, que podem ser afetados pela doença. Pelo mesmo motivo, também é importante que a ração tenha a quantidade de fósforo controlada. Os fabricantes também devem se preocupar com a inclusão de probióticos na receita da ração, pois contribuem para a saúde digestiva.

Outro dos benefícios que devem ser buscados em uma alimentação para cães com leishmaniose é a presença de ingredientes que ofereçam propriedades antioxidantes, para favorecer o bom funcionamento do sistema imune e o controle dos radicais livres. Também cabe destacar o aporte de ácidos graxos e ingredientes com potencial anti-inflamatório, que ajudarão a manutenção da pele e do pelo, o funcionamento do sistema imune e a controlar a inflamação geral.

Especificamente os ácidos graxos ômega 3 estão mais recomendados se buscamos remédios naturais para a leishmaniose canina, já que favorecem o sistema imune e, como comentamos, são excelentes anti-inflamatórios, pois ajudam a reduzir a dor. Pelo mesmo motivo, se o veterinário assim considera, poderia ser incluído um suplemento de ômega 3.

2. Hidratação

Para o funcionamento correto do trânsito intestinal, mas, em geral, de todo o organismo, que é afetado pela doença, o aporte hídrico é fundamental. Assim, outro dos remédios caseiro para a leishmaniose canina que vão ajudar o peludo a lidar melhor com a doença é a água limpa e fresca, quedeve estar disponível para o cachorro nas 24 horas do dia, ainda mais se o alimentamos somente com ração, que é um produto com um conteúdo reduzido de umidade para sua conservação.

Neste outro artigo falamos se pode dar água de coco para cachorro ou não.

3. Redução do estresse

Mesmo que possa parecer algo evidente, manter o estresse controlado é um dos melhores remédios para tratar a leishmaniose em cachorros. Sabe-se que o estresse afeta o sistema imune. Por este motivo, se para qualquer cachorro é importante gozar de qualidade de vida, muito mais o será para um exemplar doente. Tranquilidade, rotinas com tempo para descanso, exercícios e alimentação, uma boa cama, companhia, atenção, carinho e proteção das condições do tempo são as bases para que nosso animal seja feliz, assim também estaremos ajudando a manter suas defesas para combater a doença.

Neste outro artigo falamos sobre como reduzir o estresse dos cachorros.

4. Exercícios diários

Evidentemente, a prática de exercícios estará relacionada com a situação clínica do cachorro. Não se trata de forçar o animal que sofre com anemia ou dores, mas é importante que estabeleçamos uma rotina de passeios tranquilos, que podem ser mais curtos ou intensos segundo a resposta do animal.

O passeio não é somente para esticar as patas, mas permite que o cachorro receba estímulos do seu entorno e interaja com congêneres e pessoas. É essencial, portanto, para sua qualidade de vida. Claro, você deve prestar atenção para protegê-lo do calor, do frio e da chuva controlando os horários de saída ou colocando-lhe roupas para cachorros, quando necessário.

Aqui falamos sobre como passear com o cachorro corretamente.

5. Qualidade de vida

Já repassamos os princípios básicos para garantir que nosso cachorro tenha uma boa qualidade de vida, mas falta um que é essencial, principalmente nos cachorros que foram diagnosticados com uma doença incurável: é a atenção veterinária. Não somente devemos seguir corretamente o tratamento que nos receite esse profissional, mas também devemos entrar em contato imediatamente diante da aparição de qualquer sintoma novo ou piora.

Os cachorros com leishmaniose podem melhorar até não precisar de tratamento, mas também é possível que tenham recaídas que necessitem voltar ao tratamento e são vários os cachorros que terão que seguir o tratamento durante toda a sua vida. Nestes casos, é ainda mais importante o acompanhamento do veterinário, comparecendo a todas as revisões de controle que sejam agendadas.

6. Terapias alternativas

Se você busca terapias alternativas que sirvam como remédios caseiros para a leishmaniose canina, muitos tutores utilizam a acupuntura, a homeopatia ou florais de Bach. No entanto, a recomendação é que, se deseja testar alguma, sempre consulte primeiro o veterinário e que nunca deixe de seguir o tratamento receitado por este profissional, que será específico para o estágio da doença que o cachorro se encontre.

O mesmo se aplica se deseja testar algum remédio por sua conta, como podem ser os estimulantes ou suplementos para o sistema imune, ou remédios para cicatrizar feridas produzidas pela doença. Lembre-se que mesmo os remédios naturais podem provocar efeitos adversos se não são usados com cuidado. Em qualquer caso, se optar por uma dessas terapias, busque sempre a atenção de profissionais veterinários qualificados.

Como prevenir a leishmaniose canina

Muito melhor que arriscar que nosso cachorro contraia a doença é preveni-la. Não podemos esquecer que a leishmaniose canina pode ser fatal. A prevenção pode ser feita com facilidade somente utilizando antiparasitários que mantenham os flebótomos longe do nosso cachorro. Outras medidas são:

  • Não passear nos horários de maior incidência de flebótomos, ou seja, ao anoitecer e ao amanhecer.
  • Não o deixar no tempo, principalmente durante a noite.
  • Utilizar em casa mosquiteiros, em portas e janelas.
  • Evitar acumulações de matéria orgânica, já que é onde podem ser encontrados os flebótomos.
  • Vacinas contra a leishmaniose se o veterinário recomendar.
  • Se você mora em locais de risco, ou viajou para um, acaba de adotar ou, simplesmente, quer tirar a dúvida, teste seu cachorro para saber se é portador de leishmanias. Em caso positivo, poderá começar o tratamento o quanto antes.
  • Por último, se recomenda a castração de machos e fêmeas, já que parece ser possível a transmissão sexual e materna desta doença.

Agora que você conheceu alguns dos remédios caseiros para a leishmaniose canina e como preveni-la, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre os sintomas e tratamento da leishmaniose em cães.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para a leishmaniose canina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
atrícia
Estou no sertão do Pajeú, PE, o veterinário nunca tratou isso e não sabe nada de alimentação, por favor, me passe nomes de ração para cães pequenos com leishmaniose, obrigada, sucesso
Remédios naturais para a leishmaniose canina