O que significa quando o gato toca no seu rosto?
Ver fichas de Gatos
Sabia que os gatinhos demonstram quase uma centena de comportamentos para expressar suas emoções? Raiva, afeto, busca por atenção ou necessidade de proteção podem ser expressos de diferentes maneiras, com seus sons e movimentos corporais. As orelhas, o rabo e os olhos costumam ser suas principais formas de expressão. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, queremos responder à pergunta: o que significa quando o gato toca no seu rosto?
Para alguns, isso é considerado um comportamento estranho dos gatos. No entanto, se você prestar atenção no que vamos compartilhar, entenderá os diferentes motivos pelos quais seu felino faz isso. Assim, você saberá como responder para corresponder ao gesto e fazer com que ele confie ainda mais em você. Isso fortalecerá cada vez mais o vínculo entre vocês e fará com que ele sempre te obedeça.
- É normal meu gato tocar meu rosto com a pata?
 - Meu gato faz carinho no meu rosto com a pata
 - Meu gato toca meu rosto com a pata para demonstrar afeto ou amor?
 - Meu gato toca meu rosto para chamar minha atenção?
 - Por que meu gato só toca meu rosto quando estou dormindo?
 - Será que meu gato está marcando território ao tocar meu rosto?
 - Meu gato toca meu rosto como parte de uma brincadeira?
 - Meu gato toca meu rosto para me manter afastado?
 - Outros significados de quando o gato toca seu rosto com a pata
 - O que devo fazer se meu gato tocar meu rosto com a pata?
 
É normal meu gato tocar meu rosto com a pata?
Sim, esse comportamento é bastante comum e, geralmente, totalmente normal. Os gatos usam as patas não só para se locomover, mas também como ferramenta de comunicação. Tocar seu rosto pode ser a maneira dele te dizer algo ou chamar sua atenção por algum motivo.
Meu gato faz carinho no meu rosto com a pata
Apesar de os gatos terem fama de serem ariscos e independentes, quem convive com eles sabe que isso não é verdade. Uma dessas demonstrações de afeto, que revela que os felinos são capazes de sentir emoções, está justamente relacionada a esse comportamento. Se o seu gato coloca a pata no seu rosto, pode ser porque ele quer retribuir seu gesto de ternura. Então, sim, pode ser o jeito dele de demonstrar afeto de volta, especialmente se estiver gostando do seu mimo.
Meu gato toca meu rosto com a pata para demonstrar afeto ou amor?
Se você observar os sons, os movimentos corporais e as expressões faciais do seu gato, logo vai perceber que ele está relaxado e confortável perto de você. É provável que, quando ele coloca a pata suavemente no seu rosto, também feche os olhos pela metade e ronroneie para demonstrar afeto. Se você está nessa situação, em que seu gato toca seu rosto e ronrona, pode dizer com orgulho: "meu gato me ama".
Meu gato toca meu rosto para chamar minha atenção?
Outra razão que pode explicar por que seu gato toca seu rosto com a pata é que ele quer algo de você: comida, carinho ou que você abra a porta. Tocar seu rosto é, sem dúvida, uma forma muito eficaz de chamar sua atenção, especialmente se você não estiver olhando para ele ou estiver dormindo.
Por que meu gato só toca meu rosto quando estou dormindo?
Você dorme com seu gato? Se sim, já aconteceu de ele tocar seu rosto enquanto você dorme, tentando te acordar com a patinha? Longe de ser motivo de preocupação, o que ele está tentando dizer é que quer que você acorde para fazer algo por ele. Esse ponto está totalmente relacionado ao anterior, pois, mais uma vez, ele está buscando sua atenção. Se for urgente, é provável que ele acompanhe esse comportamento com um miado.
Mas será que ele só toca seu rosto quando você está dormindo? Também pode ser que ele esteja tentando ver se você está bem. Alguns gatos desenvolvem esse comportamento como parte da rotina, especialmente se já conseguiram o que queriam: te acordar.
Será que meu gato está marcando território ao tocar meu rosto?
Os gatos têm várias glândulas odoríferas (nas bochechas, queixo, patinhas, ânus e genitais) que liberam feromônios. Dessa forma, eles deixam seu cheiro único onde esfregam essas partes do corpo. Colocar a pata no seu rosto é outra maneira de transferir o aroma dele para você, criando um odor de grupo e indicando que você é digno de fazer parte da comunidade dele. Então, sim, dizer "meu gato está marcando território ao tocar meu rosto" está totalmente correto, mas não no sentido de posse, e sim no de pertencimento ao mesmo grupo (o que chamaríamos de "família").
Meu gato toca meu rosto como parte de uma brincadeira?
Sim, seu gato também pode estar pedindo para brincar com esse gesto. Ele quer se divertir e gastar energia passando tempo com um membro querido do grupo dele. Nesses casos, o gato não está relaxado, mas demonstra posturas que indicam disposição para brincadeiras.
Aqui no PeritoAnimal, só podemos incentivar você a reservar um tempinho todo dia para brincar com seu gato. Você estará contribuindo para a saúde integral dele. Aqui explicamos "Como brincar com gatos".
Meu gato toca meu rosto para me manter afastado?
Pode acontecer que, naquele momento, ele não queira contato físico e use a patinha como barreira para preservar seu espaço. Esse comportamento é comum em raças como o persa, american curl ou norueguês da floresta, que costumam escolher quando querem interagir e receber carinho.
Você costuma beijar muito seu gato e ele reage assim? Talvez ele esteja te tocando com a pata justamente para dizer que quer menos contato físico.
Outros significados de quando o gato toca seu rosto com a pata
Embora os significados anteriores sejam os mais comuns, existem outros motivos que podem explicar por que seu gato toca seu rosto com a pata:
- Está te testando. Esse gesto é comum em gatos que chegaram recentemente em casa, especialmente os mais jovens ou os que passaram por situações estressantes, como os resgatados da rua. Se você adotou um gato recentemente, ele pode preferir manter distância durante a adaptação. Seja paciente e carinhoso. Respeitando seu espaço e tempo, você ganhará sua confiança e logo esse gesto terá outro significado;
 - Confia em você. Pode parecer óbvio, mas outra razão para esse comportamento é que ele se sente seguro com você. Sabe que nada de ruim vai acontecer ao seu lado, e essa é sua maneira de demonstrar isso. Esse gesto é equivalente a outros comportamentos afetuosos, como te seguir por toda a casa, lamber ou dormir em cima de você;
 - Quer dormir com você. O momento de descanso é delicado para os gatos, assim como a hora da comida, pois se sentem vulneráveis a predadores. Se ele coloca a pata no seu rosto nos horários em que costuma dormir, pode estar pedindo para se aconchegar com você. Ao seu lado, ele se sente seguro e protegido;
 - Quer amassar. O ato de amassar remete à infância, quando eles faziam isso nas tetas da mãe para estimular a saída do leite. Nesse caso, você notará que ele estica as unhas após apoiar a pata no seu rosto. Apesar de não ser muito agradável nessa parte do corpo, considere-se sortudo, pois é uma prova de que ele te ama e valoriza seu companheirismo. Se ele toca seu rosto e amassa, retribua com carinho.
 
O que devo fazer se meu gato tocar meu rosto com a pata?
Tudo depende do contexto. Quando seu gato toca seu rosto com a pata, está tentando se comunicar. Pode ser por afeto, para chamar atenção ou simplesmente por hábito. Observe a situação e a linguagem corporal dele para entender a mensagem.
Se o gesto for suave e sem consequências negativas, você pode ignorar ou responder com carinho. Se ele te incomoda enquanto você dorme, evite reforçar o comportamento (como dar comida logo depois). Em vez disso, estabeleça rotinas e seja consistente. Gatos adoram horários previsíveis.
Após descobrir todas as causas, por que você acha que seu gato toca seu rosto? Conte para nós nos comentários!
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa quando o gato toca no seu rosto?, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas de comportamento.
