Partilhar

Gato American Curl

Atualizado: 10 janeiro 2020
Gato American Curl

O gato American Curl se destaca por suas orelhas e, embora seja uma raça relativamente jovem, é extremamente popular em seu país de origem, embora não tanto na Europa ou em outros continentes. Com orelhas curvadas e uma aparência doce, os "curls" são felinos afetuosos e sociáveis que amam a companhia de sua família. Quer saber mais? Descubra nesta ficha de raça do PeritoAnimal tudo sobre o gato American Curl, suas características, cuidados e saúde.

Origem
  • Europa
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria II
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Caráter
Tipo de pelo

American Curl: origem

De aparecimento muito recente, o gato American Curl foi desenvolvido na Califórnia na década de 80. pois em 1981 dois criadores encontraram um gatinho com orelhas curvadas e decidiram adotá-lo. Na primeira ninhada, dois outros espécimes nasceram com essas orelhas características, sendo um deles de pelo curto e o outro de pelo longo.

Essa nova raça com orelhinhas características causaram um "furor", muitos foram os criadores e admiradores interessados em conseguir espécimes do gato American Curl. Devido à essa fama e à rápida expansão da raça ela logo foi reconhecida pelos órgãos oficiais, em 1991 a CFA reconheceu oficialmente e um pouco mais tarde, os padrões da raça foram publicados pela FIFE em 2002.

American Curl: características

Os gatos da raça American Curl são de tamanho médio, pesando entre 3 e 5 kg, as fêmeas são um pouco menores do que os machos, eles costumam ter altura da cernelha entre 45 e 50 centímetros e as fêmeas 40 e 45 centímetros. Seu corpo é alongado e bastante musculoso, com silhuetas retangulares. A cabeça desses gatos tem uma forma de cunha, sendo mais comprida do que larga, e um focinho arredondado com queixo firme. Seus olhos são grandes e arredondados, com uma coloração geralmente amarela ou verde, embora, dependendo do padrão da pelagem, possam aparecer outras cores, como o azul.

As orelhas, característica mais marcante dessa raça de gato, são muito curiosas pois parecem curvadas, com um arco mais ou menos pronunciado que pode estar entre 90 e 180 graus. Uma curiosidade é que, quando esses gatos nascem, as orelhas são retas, se curvando ao longo da primeira semana de vida. Além disso, essa curvatura não se torna definitiva até que o animal atinja os 5 meses de idade.

O pelo da raça pode ter vários comprimentos, embora seja sempre fino e lustroso. Podemos encontrar o gato Curl de pelo comprido e o gato de pelo curto, no entanto, ambos compartilham padrões e cores muito variados, já que são aceitos todos os padrões com exceção do chocolate ou o canela, compreendendo todos os tons possíveis.

American Curl: personalidade

Essa raça de gato é muito carinhosa e tranquila. Gosta de viver junto com seres humanos e outros animais, por isso o American Curl é perfeito se você tiver outros animais de estimação. É claro que devem sempre ser corretamente socializados. Também é ideal no caso de famílias com crianças, pois são gatos divertidos, mas ao mesmo tempo pacientes e não são nervosos. Você pode preparar brincadeiras compartilhadas ou deixar que as crianças as inventem, para que ambos se divirtam antes e durante esses momentos de brincadeira. Eles se adaptam facilmente a vários ambientes, tanto em apartamentos como casas com terreno ou casas com jardim. Eles também são inteligentes e bastante curiosos, demonstrando interesse por situações novas e desconhecidas.

American Curl: cuidados

No caso do American Curl com pelo semi longo, é necessário escová-lo pelo menos 1-2 vezes por semana para evitar nós no pelo, acúmulo de sujeira e detectar qualquer parasita ou anomalia. Se o acostumar desde a fase de filhote, pode dar banho no seu gato a cada um ou dois meses. No entanto, é importante lembrar que os gatos limpam a si mesmos. Dessa forma, em princípio, esse procedimento não é necessário.

Devido à forma curiosa de suas orelhas, é importante prestar uma atenção especial ao cuidado e manutenção delas. Como as orelhas curvadas costumam acumular mais sujeira externa, recomenda-se limpar as orelhas do gato regularmente utilizando produtos veterinários para esse propósito, que podem ser adquiridos em qualquer clínica ou hospital veterinário.

Para terminar, vale ressaltar a importância de escolher a melhor ração para o felino, seja seguindo o conselho do seu veterinário ou procurando uma ração de qualidade no mercado. Da mesma forma, você também pode consultar com o especialista a possibilidade de preparar receitas caseiras, cruas ou cozidas, sempre seguindo as recomendações do veterinário.

American americano: saúde

Os gatos American Curl geralmente são saudáveis e robustos. No entanto, deve-se ter em mente que, sendo uma raça relativamente recente, ainda não foram detectadas possíveis doenças congênitas, uma vez que até o momento elas ainda não foram registradas. Como mencionamos, os American Curls podem ter pelos semi-longos e são nesses casos que podem ocorrer as perigosas bolas de pelo ou tricobezoares, que podem desencadear uma série de consequências negativas para a saúde do seu felino. Para evitá-las, recomenda-se escovar a pelagem do gato regularmente ou usar produtos como o malte ou óleo de parafina.

Além disso, será necessário visitar o veterinário entre 6 e 12 meses para garantir um bom estado de saúde, além de seguir o calendário de vacinação do gato e as desparasitações periódicas. Com tudo isso, podemos detectar e melhorar o prognóstico de vários problemas de saúde que podem ocorrer nos felinos.

Fotos de Gato American Curl

Vídeos relacionados com Gato American Curl

1 de 3
Vídeos relacionados com Gato American Curl
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato American Curl

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato American Curl

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato American Curl
1 de 3
Gato American Curl

Voltar ao topo da página