Partilhar

Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha

 
Por Aline Nunes. 27 agosto 2018
Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha

Ver fichas de  Cachorros

O seu cão ladra toda vez que toca a campainha? Você deve saber que este é um comportamento normal e típico dos cães, no entanto, também pode gerar situações conflitantes com alguns vizinhos. Por isso, em muitos casos, pode ser necessário e recomendado trabalhar esse comportamento. Além disso, não usaremos nenhum tipo de punição. Basearemos todo esse processo usando apenas o reforço positivo. Você não acredita?

Neste artigo do Perito Animal, ensinamos como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha, explicando por que isso acontece, que tipo de aprendizado está envolvido nesse comportamento e o mais importante: um passo a passo completo para você aprender a lidar com a situação. Descubra abaixo, como ensinar um cão a não latir quando a campainha toca, de uma forma bem simples!

Também lhe pode interessar: Alimentação da iguana verde

Por que o cachorro late quando chega visita

Os cães são animais territoriais por natureza, por isso, não é surpreendente que alguns cães ladrem quando alguém chega em casa. Eles realizam esse comportamento com o objetivo de nos alertar e, ao mesmo tempo, advertir ao possível intruso, ou visitante, que a sua presença não passou despercebida. É importante enfatizar que esse é um comportamento característico da espécie e que não deve ser interpretado como um problema de conduta.

No entanto, se o cão ladra de forma excessiva e compulsiva sempre que alguém chega em casa ou quando ouve os vizinhos, corremos o risco de criar um problema de convivência com outros moradores. Além disso, esse comportamento também faz com que o cão tenha picos altos de estresse e ansiedade.

Você gostaria de saber como ensinar o seu cão a não latir quando a campainha toca? Saiba que é um processo fácil e simples, porém, exige perseverança, dedicação e um bom "timing". Descubra abaixo como evitar que o seu cão ladre na porta por longos minutos... Continue lendo!

Por que o cachorro late quando toca a campainha?

Antes de explicar como evitar que o seu cachorro ladre quando chamam a porta, você terá que entender como ocorre o condicionamento clássico, um tipo de aprendizado associativo. Entender corretamente ajudará a resolver este problema de forma eficaz:

  1. A campainha, em princípio, é um estímulo neutro (EN) que não causa nenhuma reação no cão.
  2. Quando soa a campainha, aparecerem pessoas (EI) e o cão ladra (RI) para nos alertar.
  3. Finalmente, a campainha passa a ser um estímulo condicionado (EC), e o cão dá uma resposta condicionada (RC), como resultado do condicionamento, já que o amigo peludo associa o timbre com a chegada de pessoas.
Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha - Por que o cachorro late quando toca a campainha?

Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha

Para que o seu cão deixe de latir sempre que a campainha toca, você precisará trabalhar usando, precisamente, a campainha. Como? Você deve pedir a um membro da família ou amigo para ajudá-lo a realizar um processo de "contra-condicionamento". Aqui explicamos mais detalhadamente como evitar que o seu cachorro lata quando tocam a campainha:

  1. Peça a um amigo ou familiar que fique na entrada da sua casa e toque a campainha quando você pedir. Você pode usar o telefone para coordenar os toques. Não deverá abrir a porta ou deixá-lo entrar, o objetivo é que a campainha se torne um estímulo neutro para o seu cão. Por esta razão, o som do sino não deve ser um precedente para a chegada de qualquer pessoa, senão, um mero som do ambiente.
  2. Quando o cão latir, você deve ignorá-lo completamente, mesmo que seja irritante para você.
  3. Repita este processo quantas vezes forem necessárias até que, em alguma ocasião, o cão não ladre, então devera ser parabenizado com um clique (se você já trabalhou o clicker para cães) e um prêmio, ou um "muito bem" e um prêmio, se você não gosta de trabalhar com essa ferramenta. É importante que você seja muito rápido para o cão não se distrair e entender que o clique ou "muito bem" (e seu reforço correspondente) aparecem quando ele não late depois que o sino soa.
  4. Pode acontecer que o cão precise de 10 a 30 repetições antes de compreender e associar corretamente o que está acontecendo. Você deve ser paciente e acertar o exato momento do reforço.

Repetiremos este processo diariamente, anotando os progressos em um caderno, para ver quantas vezes o cão não ladrou de todas as vezes que tocamos a campainha. Quando o cão parar de latir 100% do tempo, trabalharemos com os visitantes, para que as pessoas possam voltar para casa sem que o cachorro ladre. Então, teremos que alternar visitas reais e toques de campainha que não impliquem a chegada de pessoas à nossa casa.

É um processo simples, pois, tudo o que temos a fazer é reforçar o cão quando ele ignorar a campainha, no entanto, levará dias ou semanas para funcionar se for um comportamento que persiste por muito tempo.

Problemas e dúvidas relacionadas

Aqui, apresentamos os problemas que podem surgir durante o processo, e como agir:

  • O meu cachorro não para de latir: talvez você precise de mais repetições para que o cão comece a associar que o som do sino nem sempre implica que uma pessoa apareça. Você também deve começar com sons de campainha curtos e aumentar o volume ou o toque.
  • O meu cão late para as pessoas quando elas chegam em casa: geralmente os cães atuam dessa maneira para chamar a atenção, de modo que você deve informar ao visitante que ignore o seu cão e acariciá-lo somente quando parar de latir. Se o seu cão também ladra muito quando você chegar em casa, deve seguir o mesmo procedimento.
  • O meu cachorro deixou de latir, mas, agora ele voltou a fazer: se paramos de praticar as "visitas falsas", é provável que o cão recupere o seu hábito antigo. Volte a fazer os sons falsos que não envolvam a chegada de pessoas a casa.
  • Posso usar um colar de choque elétrico? A Sociedade Europeia de Veterinária Etologia Clínica observa que o uso dessas ferramentas não demonstra maior eficácia que os outros tipos de treinamento, e ainda, pode causar estresse, desconforto, dor e ansiedade nos cães. [1] Também não se produz um aprendizado adequado, portanto, o uso desse tipo de ferramenta é totalmente desencorajado.

Finalmente, note que, após seguir este procedimento vários dias sem obter nenhum resultado, você deve perguntar-se sobre a necessidade de consultar um adestrador profissional ou educador de cães para que eles possam avaliar adequadamente o caso e orientá-lo de forma personalizada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Referências

Escrever comentário sobre Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha
1 de 2
Como fazer o cachorro parar de latir quando toca a campainha

Voltar ao topo da página