Educação básica

Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 16 junho 2020
Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A melhor etapa para começar a educar um cachorro é, sem dúvida, quanto ele ainda é filhote. Estimular a sua inteligência e capacidades irão ajudá-lo na sua fase adulta uma vez que conseguirá um cachorro educado e obediente por muitos anos. Podemos começar a praticar a obediência com o nosso cachorro quando tiver entre 2 e 6 meses de vida, sem nunca o forçar, com sessões de entre 10 e 15 minutos.

De qualquer forma, mesmo se ele já for adulto, você também pode ensinar o cachorro a sentar pois trata-se de uma ordem muito simples. Você pode conseguir isso rapidamente se tiver ao seu alcance um punhado de petiscos e guloseimas caninas que ele goste, você também vai precisar de um pouco de paciência pois terá de repetir este processo várias vezes para que o cachorro se lembre dele. Neste post do PeritoAnimal explicamos como ensinar o cachorro a se sentar passo a passo.

Índice

  1. Preparativos para ensinar o cachorro sentar
  2. Como ensinar o cachorro a sentar passo a passo
  3. Dicas para ensinar um cachorro a sentar

Preparativos para ensinar o cachorro sentar

Antes de partir para a sessão de adestramento para ensinar o cachorro a se sentar, existem algumas coisinhas que devem estar preparadas:

Utilize o reforço positivo

Vamos começar pela metodologia. Durante o adestramento de um cachorro é muito importante utilizar o reforço positivo, uma vez que melhora os resultados e nos permite que o cachorro relacione de forma positiva a educação, algo muito importante. Você jamais deve utilizar os métodos que envolvam castigos e coleiras enforcadoras ou de choque, por exemplo.

Escolha um local tranquilo

Outro fator que faz a diferença é a escolha de lugar sem muitos estímulos externos. Para isso, procure um local tranquilo com poucos estímulos que possam distrair o seu cachorro. Pode ser em um cômodo grande, no quintal ou em um parque nas horas mais tranquilas.

Prepare as guloseimas e petiscos

O primeiro passo para ensinar o cachorro a sentar será ter consigo guloseimas ou petiscos para cachorros, você pode prepará-los em casa ou encontrá-los à venda em supermercados ou lojas de animais. Escolha os que preferir e, de preferência, que sejam menores e mais saudáveis, mas lembre-se que é muito importante que sejam aqueles que ele gosta. Isso é que o manterá interessado durante a sessão de adestramento.

Deixe o seu cachorro cheirar e ofereça-lhe um, agora é hora de começar!

Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo - Preparativos para ensinar o cachorro sentar

Como ensinar o cachorro a sentar passo a passo

Agora que ele já provou uma guloseima e viu que gosta isso vai motivá-lo, por isso vamos começar a ensinar-lhe esta ordem:

  1. Pegue em outra guloseima ou snack e guarde-o na sua mão fechada, deixe que ele a cheire mas sem a oferecer. Desta forma, conseguirá captar a sua atenção e o cachorro ficará esperando obter a sua guloseima.
  2. Com a guloseima ainda na mão fechada é o momento de começar a mover por cima do cachorro o seu braço, como se traçássemos uma linha imaginária desde o seu focinho até à cauda.
  3. Avançamos o punho com o olhar do cachorro fixo na guloseima e, devido ao caminho linear o cachorro irá se sentando progressivamente.
  4. Uma vez que o cachorro fique sentado, você deve premiá-lo com guloseimas, palavras amáveis e carícias, tudo é válido para que se sinta querido!
  5. Agora já conseguimos o primeiro passo que é conseguir que o cachorro se sente, mas falta a parte mais difícil, conseguir que ele relacione a palavra com a interpretação física. Para isso, podemos dizer ao nosso cachorro para sentar sem utilizar a mão por cima dele.
  6. Para conseguir que ele cumpra a ordem devemos ter paciência e praticar todos os dias, para isso vamos repetir o mesmo processo algumas vezes incorporando antes de mover o seu punho em cima dele, a palavra senta. Por exemplo: "Maggie, senta" - Vá movendo o seu braço por cima dela e prêmio!

Cachorro sentado: método alternativo

Se o seu cachorro parece não entender, vamos tentar o segundo método. Será preciso ter um pouco de paciência e muito carinho:

  1. Continuamos com uma comidinha na mão. E aí nos agachamos perto do cachorro com as mãos nas suas costas e fazemos de novo o truque da linha imaginária e com uma leve pressão sobre o cachorro sem forçar.
  2. Saiba que nem sempre o cachorro vai entender o que você pede e ele pode até ficar muito agitado e nervoso. Seja paciente e use sempre um reforço positivo para que ele aproveite e ao mesmo tempo fortaleça a relação com você.

Confira o passo a passo em vídeo explicativo como ensinar o cachorro a se sentar, de acordo com os dois métodos anteriores:

Dicas para ensinar um cachorro a sentar

Quer ver o seu cachorro sentado sob o seu comando o quanto antes? Será fundamental praticar esse ritual por um tempo, pelo menos três vezes por semana, para que o cachorro aprenda a se sentar. Algumas dicas essenciais durante esse processo são:

5 a 15 minutos por dia

É importante praticar de duas a três vezes por semana, dedicando entre 5 a 15 minutos para ensinar o comando. Mas não se esqueça que forçar demais pode acabar estressando seu cachorro e fazer com que ele desista.

Use sempre a mesma palavra

Diga sempre a mesma palavra e mais para frente faça um sinal junto a ela para que fique mais reconhecível.

Paciência e carinho

Tão importante quanto a metodologia e as dicas práticas para ensinar o cachorro a sentar, é estar munido de muita paciência e carinho. Lembre-se que esse processo leva tempos diferentes para cada um deles mas vai acontecer. Seja agora ou daqui umas semanas, ao seu comando, você verá o seu cachorro sentado.

Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo - Dicas para ensinar um cachorro a sentar

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Manuela
Meu cachorro é maltês e tem 3 meses e ele é cego como faço para treinar lo?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Manuela! Este artigo pode te ajudar com informações sobre cães cegos: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-com-caes-cegos-20088.html
wesley silva
gostei muito das dicas quero aplicar no meu cachorrinho Rufus
1 de 3
Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo