Educação básica

Como ensinar o cão a dar a pata

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 setembro 2023
Como ensinar o cão a dar a pata
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ensinar truques e habilidades ao seu cão não só é divertido, mas também é uma ótima maneira de estimulá-lo, manter sua mente ativa e fortalecer o seu vínculo com ele. Naturalmente, para obter todos esses benefícios, é importante usar sempre o reforço positivo e adaptar-se à idade e capacidade de aprendizado do seu melhor amigo.

Se você não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe! O ideal é começar praticando truques básicos e simples do mundo do treinamento de cães, e neste artigo do PeritoAnimal, explicamos, passo a passo, como ensinar o seu cão a dar a pata.

Também lhe pode interessar: Ensinar o gato a dar a pata

Índice

  1. O que é preciso para ensinar o cão a dar a pata
  2. Como ensinar um cão filhote a dar a pata
  3. Como ensinar um cachorro adulto a dar a pata
  4. Quanto tempo um cachorro demora para aprender a dar a pata?

O que é preciso para ensinar o cão a dar a pata

Antes de iniciar uma sessão de treinamento, é importante ter tudo preparado com antecedência para não perder tempo e tornar mais fácil manter a atenção do cão. Uma das chaves para ensinar novos truques ao peludo é ter um local apropriado para treinar com ele. Se você tentar ensinar o comando "dar a pata" em um lugar com muitos estímulos, como um parque movimentado, é provável que o cão se distraia facilmente, perca o foco e prefira explorar o ambiente. Para evitar isso, a melhor opção é começar o treinamento em casa, em um ambiente tranquilo que o animal conheça bem, e gradualmente adicionar mais estímulos.

Além disso, você precisará de algo para reforçar o comportamento do seu cão. Você pode usar pedaços de comida saborosa (frango, peru, etc.) ou um brinquedo que ele goste muito. Você oferecerá esse reforço sempre que ele levantar a pata ou tentar fazê-lo, e não se esqueça de elogiá-lo verbalmente com um entusiasmado "muito bem!"

Por último, mas não menos importante, é preciso ter paciência e empatia com seu companheiro de quatro patas. Lembre-se de que cada cão tem seu próprio ritmo de aprendizado, e é fundamental permitir que ele descanse e evitar que ele fique frustrado. Para isso, as sessões de treinamento devem ser curtas (cinco minutos por dia são suficientes) e divertidas, para que o animal as veja como um jogo e aproveite o tempo com elas.

Como ensinar o cão a dar a pata - O que é preciso para ensinar o cão a dar a pata

Como ensinar um cão filhote a dar a pata

Os cães filhotes têm muita energia e uma grande disposição para aprender, especialmente se forem ensinados truques por meio de brincadeiras, o que torna a tarefa de ensinar a eles a dar a pata relativamente simples. No entanto, você deve estar ciente de que os cães jovens não têm a mesma capacidade que os adultos de manter a concentração por longos períodos e é fácil que eles fiquem entediados, por isso, as sessões de treinamento com eles devem durar apenas alguns minutos por dia.

Para ensinar um cão filhote a dar a pata, siga estes passos:

  1. Posicione-se na frente dele segurando um pedaço de comida ou um brinquedo que ele goste e certifique-se de que ele veja.
  2. Se o filhote já souber sentar, peça para ele fazer isso. Caso contrário, aproxime sua mão da cabeça dele e passe-a sobre ela segurando o prêmio, assim você o obriga a olhar para cima seguindo o movimento da sua mão, e ele acabará se sentando. Neste outro post, explicamos como ensinar seu cachorro a sentar.
  3. A partir da posição sentada, coloque o seu punho fechado (com o petisco ou prêmio no interior) na frente do nariz dele e espere até que o filhote tente pegar a recompensa. Provavelmente, ele lamberá ou morderá sua mão, mas você deve ignorar esses movimentos.
  4. No momento em que o cão levantar uma de suas patas para tentar obter a recompensa, parabenize-o e abra a mão, oferecendo a comida ou o brinquedo.
  5. Repita este mesmo exercício várias vezes ao dia e, somente quando o cão já der a pata automaticamente, você pode associar o movimento a uma ordem ou comando verbal.

Por meio desse tipo de treinamento, não estamos forçando o cão a executar o movimento desejado (não pegamos a pata dele e a levantamos), mas estamos esperando que ele mesmo "adivinhe" o que precisa fazer para obter a recompensa, o que garante uma aprendizagem muito mais eficaz e duradoura.

Como ensinar o cão a dar a pata - Como ensinar um cão filhote a dar a pata

Como ensinar um cachorro adulto a dar a pata

O processo de ensinar um cão adulto a dar a pata é exatamente o mesmo que para um filhote, embora o ritmo de aprendizado possa variar ligeiramente de acordo com a idade. Se a relação com o seu tutor for boa, os cães adultos são capazes de manter a atenção por mais tempo, o que significa que podemos realizar sessões de treinamento um pouco mais longas com eles, embora ainda assim não devam exceder os dez ou quinze minutos diários. No caso de animais idosos, devemos verificar previamente se eles não têm nenhuma dor articular que dificulte seus movimentos.

Alguns cães naturalmente têm uma maior tendência a usar as patas, tornando mais fácil para eles aprender o exercício. No entanto, se você perceber que o peludo tem dificuldade em levantar as patas do chão, você pode ajudá-lo tocando-as levemente enquanto mostra a comida ou o brinquedo. Se o animal retirar a pata ao toque, aproveite para reforçá-lo. Dessa forma, o cão gradualmente entenderá que o movimento das patas está associado à recompensa e, com um pouco de paciência, você pode aperfeiçoar o movimento até obter a ação desejada.

Para entender melhor como ensinar o seu cão a dar a pata, não perca este vídeo com todos os passos:

Quanto tempo um cachorro demora para aprender a dar a pata?

O tempo que um cão leva para aprender um novo truque depende de vários fatores, incluindo sua idade, o método de treinamento usado, o relacionamento com o tutor e até mesmo a personalidade do próprio animal, o que explica por que não há uma resposta definitiva para esta pergunta, pois isso dependerá de cada caso.

No entanto, ensinar um cão a dar a pata é uma habilidade que geralmente é bastante simples para qualquer cão, pois não requer um grande esforço físico e, em geral, os cães tendem a associar facilmente esse movimento com a chegada de uma recompensa, o que os faz aprender muito rapidamente.

O mais provável é que em apenas três ou quatro sessões curtas de treinamento, seu cão comece a levantar a pata, e com um pouco mais de prática, ele será capaz de fazê-lo em diferentes ambientes sempre que você pedir.

Agora que você sabe como ensinar o seu cão a dar a pata, descubra novos truques que você pode praticar com ele:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar o cão a dar a pata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Silvia Aparecida Rodrigues
Porque meu gato mia tanto não entendo dou comida água faço carinho mas mesmo assim ele para e fica me olhando como pedindo alguma coisa mas não compreendo,converso c/ ele e ele também gosta muito do cheiro de cânfora. Obrigado
Aidê Cabral
Meu cachorro não tem raça definida, é de porte médio, vai fazer 3 anos. Só faz as necessidades na rua. Dias de frio e chuvas tenho que ir na rua com ele. Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades, também, dentro do apartamento?
1 de 3
Como ensinar o cão a dar a pata