Partilhar
Partilhar em:

É normal que o meu filhote de cachorro morda tanto?

É normal que o meu filhote de cachorro morda tanto?

Ver fichas de  Cachorros

A chegada de um cachorrinho é um momento de grande emoção e ternura, no entanto, a família humana não tarda em descobrir que educar e criar um cachorro não é tão simples como possa parecer.

Os cachorrinhos precisam de muitos cuidados e cobrir as suas necessidades é muito importante, visto que não devemos esquecer que chegam a um meio que lhes é estranho quando foram bruscamente separados da sua mãe e irmãos. Mas quais são os comportamentos que devemos permitir e quais não? Neste artigo do PeritoAnimal poderá descobrir se é normal um cachorro morder muito.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato mia tanto

A mordida nos cachorros filhotes

Os filhotes mordem muito, e mais, tendem a morder tudo, mas trata-se de algo completamente normal e além disso necessário para o seu adequado desenvolvimento. Também é importante para que desenvolvam a conhecida "boca meiga", ou seja que tenham a capacidade de morder sem magoar na sua etapa adulta. Se pelo inibirmos este comportamento, o nosso cachorro pode sofrer uma falta de comportamento exploratório no futuro, que o afetará de forma negativa.

A mordida nos cachorros é uma forma de conhecer e explorar o meio envolvente que os rodeia, uma vez que também exercitam o sentido do tato através da boca. Além disso, devido à grande energia que os cachorro têm, esta necessidade de explorar o meio envolvente é ainda maior e a mordida é o principal meio para satisfazer a sua curiosidade.

Outro dado que não devemos deixar de ter em conta, é que os cachorros contam com dentes de leite que devem ser substituídos por dentes definitivos e até que este processo não se complete, sentem desconforto, que pode ser aliviado através da mordida.

O meu cachorro morde tudo, é realmente normal?

É importante realçar que até às 3 semanas de vida devemos permitir que o nosso cachorro morda todo o que lhe apetecer. Isso não significa que devemos deixar ao seu alcance sapatos ou objetos valiosos, pelo contrário, deve ter brinquedos próprios para morder (e específicos para filhotes), e inclusivamente devemos permitir que nos mordisque a nós, está nos conhecendo e está explorando, isso é algo positivo para ele.

Não se esqueça que quando se for embora de casa e o cachorro estiver sem supervisão é fundamental deixá-lo em um parque para cachorros. Desta forma impedirá que morda todos os objetos que encontrar pela casa.

Lembre-se que embora o seu cachorrinho passe todo o dia mordendo, no começo não tem por que se preocupar, morde é algo muito necessário para um filhote de cachorro, tanto como dormir, é por isso que o sono dos cachorros se caracteriza por ocupar uma grande parte do dia. Só tem que se preocupar se o seu cachorro morder muito forte ou se morder com agressividade algum membro da família, quer seja um humano ou outro pet.

Nos outros casos, apesar de se tratar de um comportamento normal, é importante estabelecer alguns limites para que à medida que o cachorro vai crescendo não interprete mal a nossa intenção de o deixar explorar o meio envolvente com os seus dentes.

Como gerir a mordida do cachorro

Em seguida mostramos-lhe umas pautas básicas para que este comportamento típico do filhote de cachorro seja gerido de forma saudável e não desencadeie problemas no seu futuro comportamento:

  • Partindo da base que o cachorro precisa de mordiscar, o melhor é oferecer-lhe brinquedos especialmente desenhados para este fim e deixar claro que isso é o que pode morder, felicitando-o sempre que os utilizar.
  • A partir das três semanas de idade, cada vez que o cachorro nos morder damos um pequeno guincho e nos afastamos, ignorando o cachorro por um minuto. Um vez que ele irá querer brincar conosco, pouco a pouco entenderá qual é o nível de mordida aceitável. Cada vez que nos afastarmos devemos incluir uma ordem, "solta" ou "larga" que posteriormente nos ajudará na obediência básica do cachorro.
  • Evite excitar demasiado o cachorro, isso pode conduzir a uma mordida mais forte e descontrolada. Pode brincar a morder com ele mas sempre de forma calam e tranquila.
  • Quando o cachorro compreender os limites e não morder aquilo que proibimos, é importante reforçar positivamente esse acerto. Podemos utilizar comida, palavras amistosas e inclusivamente um carinho.
  • Evite que as crianças brinquem de morder com o cachorro, eles devem interagir sempre através de um brinquedo que evite eventuais acidentes.

Apesar de ser normal e necessário que o seu cachorro passe uma grande parte do seu tempo mordendo, este conselhos simples, ajudarão a que o desenvolvimento do seu cachorro aconteça da melhor forma possível.

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a É normal que o meu filhote de cachorro morda tanto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre É normal que o meu filhote de cachorro morda tanto?

O que lhe pareceu o artigo?

É normal que o meu filhote de cachorro morda tanto?
1 de 4
É normal que o meu filhote de cachorro morda tanto?