Partilhar

Idade ideal para castrar uma gata

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 25 fevereiro 2019
Idade ideal para castrar uma gata

Ver fichas de  Gatos

Ter uma gatinha tem muitos benefícios mas também acarreta muitas responsabilidades. Devido às características do ciclo reprodutivo, é aconselhável esterilizar as gatas com a idade adequada para evitar ninhadas indesejadas ou o incômodo causado pelo cio.

Neste artigo do PeritoAnimal você vai ficar conhecendo mais informações sobre o ciclo reprodutivo das gatas e descobrir a idade ideal para esterilizar uma gata.

Também lhe pode interessar: Benefícios de castrar um gato

Castrar a gata antes ou depois do primeiro cio?

A intervenção cirúrgica mais usual é a ovariohisterectomia, que consiste na remoção do útero e ovários, sempre utilizando anestesia geral. Também é possível a realização de uma ovariectomia, remoção apenas dos ovários ou uma ligadura que bloqueia exclusivamente as trompas.

Os últimos métodos referidos não são usuais, já que o bloqueio das trompas, por exemplo, permite que a gata continue tendo o ciclo sexual normal o que faz com que continue a apresentar dos incômodos sinais de cio.

Qual é o momento ideal para castrar uma gata?

Existem dois momentos da vida indicados para realizar a intervenção:

  • No período pré-puberdade quando alcance os 2,5 quilos.
  • Depois do primeiro cio quando se encontre em anestro.

O seu médico veterinário vai indicar qual é o momento ideal para esterilizar a sua gatinha conforme as características dela.

É possível castrar uma gata no cio?

Embora seja possível realizar a operação, não é aconselhável castrar uma gata durante o cio já que teria mais riscos do que uma operação normal.

Idade ideal para castrar uma gata - Castrar a gata antes ou depois do primeiro cio?

Quando é que as gatas atingem a puberdade?

As gatas alcançam a maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses de idade, começando assim a sua idade fértil. Existem diferentes fatores que influenciam o começo da puberdade:

  • Peso da gata: quando a gata alcança o desenvolvimento somático da raça.
  • Raça: as gatas de pelo comprido atingem a puberdade mais tarde (12 meses) enquanto que as siamesas atingem a puberdade precocemente.
  • Horas de luz: luz clara durante mais de 12 horas durante os dois meses anteriores ao que seria esperado para o primeiro cio podem fazer com que este se antecipe.
  • Presença de machos
  • Data de nascimento (estação do ano): as fêmeas nascidas no início da estação reprodutora apresentam a puberdade mais precocemente do que as nascidas no final.
  • As gatas que nasceram no outono-inverno são mais precoces do que as que nasceram na primavera-verão (faz mais calor)
  • Estresse: Se a sua gata convive com gatas ativas e dominantes pode não apresentar a puberdade para evitar lutas.

Fases do ciclo estral das gatas

Dois tipos (misto):

  • Ovulatório: normal, com fase folicular e fase luteal.
  • Anovulatório: só fase folicular.

Os ciclos se distribuem pela estação reprodutora de forma irregular e arbitrária. Podem existir ciclos ovulatórios junto com anovulatórios. Para que ocorra ovulação é necessário que no momento do cio a gata seja estimulada ao nível do cérvix, ou seja, uma ovulação induzida.

As gatas que vivem no interior da casa podem ter cios durante todo o ano e apesar de ser uma espécie estacional que costumam ter ciclos de janeiro a setembro (maiores horas de luz).

Fases: Proestro → Estro:

Ciclo anovulatório

Se não ovula (porque não é estimulada) se produz o pós-estro. Não se forma o corpo lúteo. Não ocorre metaestro nem diestro. A gata continua em fase de anestro (repouso sexual) e continua com um ciclo normal (em função da época).

  • Novo ciclo
  • Anestro estacional.

Ciclo ovulatório

Existe excitação (a gata cruza) e, como tal, ovulação. Segue com:

  • Metaestro
  • Diestro

Em função da cópula:

  • Cópula realizada corretamente: existe gestação (anestro estacional), segue com o parto e a lactação.
  • Cópula não realizada corretamente: quando não se estimula bem o cérvix, há ovulação mas não ocorre gestação.

Pode existir uma luteinização dos folículos originando um diestro com pseudogestação (gravidez psicológica). Assim, existe metaestro e diestro, anestro e por fim volta a estar com o cio.

Duração de cada fase

Independentemente se ovula ou não:

  • Proestro: 1-2 dias. Durante o proestro as gatas vocalizam de uma maneira insinuante e com maior intensidade. Friccionam a cabeça e o pescoço para a libertação de feromonas e marcação. Tentam atrair o macho e posicionam-se em lordose (curvatura da coluna vertebral).
  • Estro: 2-10 dias (6 dias aproximadamente), depende da raça e do momento da estação reprodutora (no final → ficam alguns resíduos foliculares nos ovários e, como tal, têm cios mais longos e repouso mais curto).

A ovulação não acontece imediatamente depois da monta, ocorre precisamente 24-48 horas depois.

  • Metaestro
  • Gestação (58-74 dias) / Pseudogestação.

Passados 5-6 dias da ovulação, os embriões se movem para passar as trompas uterinas e uma vez que chegam a esse local continuam se movendo ritmicamente para favorecer a secreção de estrogênios placentares e inibir a síntese de PG uterina, o que permite a gata saber que está grávida.

Implantação definitiva: 12-16 dias depois da cópula.

Depois do parto: a gata pode acompanhar a lactação de uma nova gestação (recupera o ciclo 48 horas depois do parto ou, se for época, entra em anestro estacional).

Se a cópula não é eficaz:

  • Gravidez psicológica entre 35-50 dias → Anestro (1-3 semanas) → Novo ciclo.
  • A diferença entre a gravidez psicológica nas cadelas e as gatas é, principalmente, o facto das gatas não apresentarem alterações mamárias nem mudanças comportamentais. A única coisa que acontece é terminar o comportamento reprodutivo.

Fuente: cuidoanimales.wordpress.com

Idade ideal para castrar uma gata - Fases do ciclo estral das gatas

Vantagens da esterilização

Muitas pessoas têm duvidas sobre se devem ou não esterilizar as gatas. A intervenção cirúrgica para a castração tem inúmeras vantagens:

  • Prevenção de doenças do foro reprodutivo: como os tumores mamários e piómetras (infecções do útero).
  • Redução do risco da transmissão de doenças infecciosas: vírus da imunodeficiência felina, vírus da leucemia felina, etc (através de mordidas, cruzamentos e lutas durante o cio).
  • Redução dos comportamentos sexuais: vocalizações excessivas, marcação com urina, escapadas, etc

Para além disso, é importante referir que ter uma ninhada para melhorar a saúde da gata é um mito sem fundamento.

Posso utilizar a pílula para gatas?

Existem comprimidos e injeções que podemos administrar na gata para evitar o aparecimento do cio e, como consequência, a ovulação. Na prática é como uma "esterilização" momentânea já que o tratamento tem um início e um final.

Este tipo de métodos têm graves efeitos secundários já que aumentam o risco de surgirem diversos tipos de câncer e alterações do comportamento. Não são recomendados utilizar em nenhuma ocasião.

Idade ideal para castrar uma gata - Posso utilizar a pílula para gatas?

Pós-operatório e recuperação

Os cuidados de uma gata recém castrada são fundamentais para evitar que a ferida possa infectar. Você deve garantir uma higienização regular da zona e ao mesmo tempo evitar que a gata morda ou coce aquela região. Para além disso, você deve seguir à risca todos os conselhos do médico veterinário.

Para além disso, é necessário alterar a alimentação para uma que se adapte às novas necessidades. No mercado você pode encontrar facilmente boas rações elaboradas especificamente para gatos esterilizados.

Depois de castrada a gata não deveria mais ter cios. Se a sua gata castrada entra em cio, você deve consultar um médico veterinário o quanto antes, já que se pode tratar de um problema chamado síndrome do ovário remanescente.

Idade ideal para castrar uma gata - Pós-operatório e recuperação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Idade ideal para castrar uma gata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Idade ideal para castrar uma gata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
Ruchere
A partir de 40 dias eles devem ser estimulados a racao umedecida com agua morna, mas nas primeiras tentativas pode ser que nao comam ainda, mas apos 45 dias em diante o leite da mae começa a diminuir entao os filhotes terão fome, comigo foi assim, e atenção, a mae volta a entrar no cio muito rapidamente. Com dois meses apos o parto a minha ja estava castrada, pois ja tinha alguns machos de plantao, é impressionante a rapidez com que entram no cio novamente. Bjs. Boa sorte 🐱
A sua avaliação:
Vivienne
Gostei das explicações, que foram de muita ajuda e esclarecimento.
Agrdeço.
Marlene Tavares de Barros
Muito esclaredor esta matéria sobre as nossas "felpudinhas. " Me ajudou bastante.
Tania Lucia Santos Silva
A minha gatinha deu cria a três filhotes lindos, há um mês, quando posso fornecer ração para os filhotes e qual idade posso castra-los, não sei quantos machos e femeas.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tania! Temos alguns artigos que podem te ajudar, confira:
Com que idade os gatos começam a comer ração: https://www.peritoanimal.com.br/com-que-idade-os-gatos-comecam-a-comer-racao-22426.html
Idade ideal para castrar uma gata:
https://www.peritoanimal.com.br/idade-ideal-para-castrar-uma-gata-22297.html
A melhor idade para castrar um gato macho: https://www.peritoanimal.com.br/a-melhor-idade-para-castrar-um-gato-macho-21122.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa te orientar com precisão de acordo com as necessidades dos seus gatinhos.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Danilo
Comprei uma gata maine coon no início do ano e o gatil nos apresentou por fotos um animal com 2 meses de idade e que só poderíamos pegar com 4 que seria o período de castração, porém após pegar o animal conferimos que ele tinha apenas 2 meses e já havia passado pelo processo de castração.
Quais são as desvantagens de se ter castrado tão cedo com aproximadamente 45 dias de idade?
Ruchere
Segundo algumas fontes, muito precoce a castração, os filhotinhos nao aguentam a cirurgia
Geraldo dos santos
Qual a ideada que pode se castrada uma gata
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Geraldo! Existem dois momentos da vida indicados para realizar a intervenção: no período pré-puberdade quando alcance os 2,5 quilos ou depois do primeiro cio quando se encontre em anestro.
O médico veterinário vai indicar qual é o momento ideal para esterilizar a sua gatinha conforme as características dela.
Luciana
Boa noite. minha gatinha morreu dois dias após a castração. Ela passou mal assim que chegou em casa. eu liguei para a clínica de imediato. Eles vieram e levaram ela que foi a óbito. Fiquei sem entender o que aconteceu. Por favor alguém pode me ajudar?
SHEILLA ABRAMOWICZ
Gostaria de uma orientação; minha gatinha irá completar 5 meses no dia 24/06 ;ela pode ser castrada no dia 14/06 .Ou seja antes de completar 5 meses .Ela é sadia já tomou as vacinas raiva e feline4.
cristiane
Minha gata vai fazer 10 anos ainda pode ser castrada?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cristiane! Em princípio sim. Se ela estiver saudável pode ser castrada. De qualquer forma, o melhor é contactar diretamente o veterinário que a acompanha.
Márcia Silva
Após o parto de uma gata, em quanto tempo depois ela pode ser castrada? Uma castração pode interromper a amamentação?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Márcia! É importante esperar o final da amamentação para não a separar dos filhotes. O ideal é consultar diretamente o seu médico veterinário para marcarem já a melhor data para a cirurgia.

Idade ideal para castrar uma gata
1 de 5
Idade ideal para castrar uma gata

Voltar ao topo da página